02/12/2010

Wikileaks divulga mais uma ;agora com o Brasil vs EUA e a Amazônia

Para EUA, Brasil tem paranoia com Amazônia


O Brasil tem uma paranóia com a Amazônia, desconfia das ONGs e vê estrangeiros atuando na floresta como ameaça à soberania nacional, diz o relatório da Embaixada dos Estados Unidos sobre a Nova Estratégia de Defesa Brasileira, de 2009.

O documento foi vazado nesta quarta-feira (1º) pelo site WikiLeaks.

“Enquanto o documento salienta que a região enfrenta crescentes desafios à sua segurança, de fronteiras sem controles a instabilidade potencial nos países vizinhos, também cede à tradicional paranóia brasileira sobre a atuação de ONGs e outras entidades estrangeiras, popularmente percebidas como potenciais ameaças à soberania do Brasil”, diz o documento, de agosto de 2009.

O texto faz comentários sobre vários aspectos da nova Estratégia de Defesa Brasileira, desenvolvida pelo ex-ministro de Assuntos Estratégicos, Mangabeira Unger.

Os relatórios sobre o Brasil podem ser acessados aqui.

O relatório também desconfia da eficiência do plano. O projeto fala em substituir o serviço militar por um serviço civil, onde os cidadãos seriam convocados apenas em caso de ameaça ao país.

Os diplomatas americanos dizem que “a estratégia não dá, no entanto, nenhuma informação sobre em qual tipo de emergência nacional seria requerida a mobilização de milhões de jovens brasileiros mal treinados”.

Documentos causaram constrangimento aos EUA

O WikiLeaks ficou conhecido em todo o mundo após vazar documentos secretos sobre as guerras do Afeganistão e do Iraque. Nesta semana, o site fundado por um jornalista australiano, Julian Assange, divulgou relatórios confidenciais da diplomacia americana.

Os documentos causaram grande constrangimento aos EUA, por terem comentários sobre políticos de vários países do mundo.

Os telegramas dizem, por exemplo, que o primeiro-ministro da Rússia, Vladimir Putin, e o seu protegido, o presidente Dmitri Medvedev atuam como “Batman e Robin” na política russa.

Outros dos de 250 mil documentos fazem referência ao Brasil.

Um documento relata, por exemplo, um almoço entre o ministro da Justiça, Nelson Jobim, e o ex-embaixador americano, Clifford Sobel.

Segundo o documento, Jobim fez críticas ao então secretário-geral do Itamaraty (Ministério das Relações Exteriores), Samuel Pinheiro Guimarães - o que o ministro negou, após o constrangimento.


Nota do Blog:Os Americanos tem a Péssima mania de meter o bedelho no quintal dos outros ,vem roubando matéria prima da Amazônia para confecção de remédio e patenteando aos montes lá fora ,são loucos para tomar conta deste que é considerado o pulmão do mundo e agora vem com essa demagogia ... já instalaram uma base militar na Colômbia que é praticamente em nosso quintal,e como sempre a síndrome de Lula (não ví... não sei...,não conheço...) deixa passar tudo bem debaixo do nosso nariz ,loteando a Amazônia ,aos gringos com o pretesto de preservação... quando acordar já estarão com uma base bem ali ao lado....

A Amozônia é nossa ! e não patrimônio mundial como dizem (EUA)

Fonte: R7-via:moraisvinna

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar e enviar seu comentário

Voar News Agradece pela sua participação