04/12/2010

Espanha estuda declarar alarme por caos nos aeroportos

Espanha estuda declarar alarme por caos nos aeroportos

http://germany.blig.ig.com.br/imagens/controlador.jpg



O Governo espanhol avalia em reunião extraordinária uma eventual declaração do estado de alarme pela greve dos controladores de voo, que causou o fechamento do espaço aéreo do país e levou o caos aos aeroportos, com dezenas de milhares de pessoas afetadas.

A reunião, presidida pelo chefe do Governo, José Luis Rodríguez Zapatero, começou às 9h da hora local (6h de Brasília) e nela se analisam todos os dados compilados durante a noite acerca da evolução da situação nos aeroportos, que permanecerão fora de operação até pelo menos as 10h (de Brasília).

A ameaça, no entanto, não teve efeito até agora sobre o tráfego aéreo.

As empresas anunciaram que não haverá voos, nem decolagem ou aterrissagem, em aeroportos espanhóis até as 6h de domingo.

No entanto, oficiais da AENA sustentam que as 13h deste sábado o espaço aéreo vai reabrir e a partir de 19h a Eurocontrol dará os slots para permiti o trecho no país.

Se o Executivo decidir declarar o estado de alarme, será a primeira vez que uma situação dessas características acontece na Espanha democrática.

A atitude dos controladores, que abandonaram seus postos de trabalho sem prévio aviso no fim da tarde de sexta-feira, causou o fechamento de todo o espaço aéreo espanhol, exceto a Andaluzia, no sul.

O Governo decretou que a Aeronáutica passasse a exercer a direção do controle da navegação aérea.

Segundo o primeiro vice-presidente do Governo, Alfredo Pérez Rubalcaba, se os controladores não reassumirem seus postos poderão ser acusados de um delito suscetível de pena de prisão.

Rubalcaba também assegurou que o Governo está decidido a atuar com todos os instrumentos à sua disposição "para impedir que um conjunto de trabalhadores defendam alguns de seus privilégios perturbando gravemente a vida nacional".

Segundo fontes da AENA, o organismo gerente aeroportuário, 330 mil pessoas sofrem com a greve dos controladores, que ocorre no início de um "feriadão" na Espanha, com milhares de deslocamentos.

No aeroporto de Madri, metade dos controladores do turno da manhã acudiram a seus postos mas "se negam a trabalhar", segundo fontes da AENA, que detalharam que o espaço aéreo de Madri, Barcelona, Ilhas Canárias e Ilhas Baleares está fechado até as 13h do horário local.


Fonte:EFE-via Portal Terra/video:G1.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar e enviar seu comentário

Voar News Agradece pela sua participação