04/12/2010

Espanha reabre espaço aéreo após greve de controlador

http://dn.sapo.pt/storage/DN/2010/big/ng1394869.jpg?type=big&pos=0


http://br.reuters.com/resources/r/?m=02&d=20101204&t=2&i=266347925&w=&fh=&fw=&ll=192&pl=155&r=2010-12-04T180629Z_01_BSPE6B31EAU00_RTROPTP_0_MUNDO-ESPANHA-GREVE-CONTROLADORES O espaço aéreo da Espanha foi reaberto neste sábado após a greve dos controladores de voo, que paralisou os aeroportos pelo segundo dia e obrigou o governo a declarar estado de emergência.

Controladores de voo começaram a voltar ao trabalho na tarde de sábado, mas a expectativa é de que o tráfego aéreo retorne ao normal entre 24 e 48 horas, segundo o ministro do Trabalho, José Blanco.

O Exército foi chamado para assumir o controle das torres e o governo ameaçou tomar medidas judiciais contra os grevistas, que estão travados em uma longa disputa por salários e condições de trabalho com a autoridade aeroportuária estatal Aena (Aeroportos Espanhóis e Navegação Aérea).

Passageiros acamparam nos aeroportos do país no sábado enquanto a greve causou caos e ameaçou aprofundar os problemas econômicos do país.

Diversas companhias aéreas, incluindo a Iberia e a Ryanair, tiveram voos cancelados. A Ibéria disse esperar que os serviços fossem retomados na noite de sábado.

Antes, o vice-premiê espanhol, Alfredo Perez Rubalcaba, disse que os controladores que não voltassem ao trabalho estariam agindo fora da lei.

O governo declarou estado de emergência pela primeira vez desde o fim do governo militar do general Franco em 1975.

A greve ocorreu depois que o gabinete aprovou uma mudança nas regras sobre as horas de trabalho dos controladores de voo e após uma lei permitindo que o Exército assuma o espaço aéreo em situações de emergência.

Sindicatos também condenaram os planos de vender 49 por cento da Aena para arrecadar 9 bilhões de euros.

A greve afetou as viagens de cerca de 250 mil pessoas em um dos finais de semana mais movimentados do país.



fonte:Reuters-Por Paul Day e Teresa Larraz/video :EFE;G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar e enviar seu comentário

Voar News Agradece pela sua participação