13/07/2012

Super Tucano da Força Aérea da Colômbia supostamente foi abatido por guerrilheiros das FARC


Super Tucano da Força Aérea da Colômbia supostamente foi abatido por guerrilheiros das FARC 


 A Força Aérea Colombiana informou em nota oficial nessa quinta-feira que dois tripulantes de uma aeronaves Super Tucano, o que pode ter sido abatido por guerrilheiros, foram encontrados mortos no sudoeste do departamento de Cauca. 

O Comandante da Força Aérea General Tito Pinilla confirmou a morte e identificou os dois tripulantes como Oscar Castillo e Andres Serrano Lemus.

 A aeronave A-29B Super Tucano de matrícula 3122 estava atribuída ao Comando Aéreo de Combate N° 3 com sede em Malambo. 






 O comandante disse que “não havia indícios de que o avião tivesse sido abatido pelas FARC,” apesar do site de notícias El Espectador divulgar imagens que foram enviadas pelas FARC assumindo a responsabilidade pela queda. Pinilla disse que “não podia ser descartada” a ideia que guerrilheiros das FARC haviam abatido o avião. “Nós já encontramos a aeronave perdida. Um corpo está no local, e o outro está com as FARC”, disse Pinilla, acrescentando que interceptou mensagens das FARC revelarando que o grupo guerrilheiro estava planejando colocar minas explosivas ao redor do local do acidente a prejudicar os esforços dos militares para recuperar a aeronave.

 Mais tarde, a porta-voz da Cruz Vermelha no país, Cristina Rivera, disse que o segundo corpo já foi entregue pelas FARC e, junto com o do outro tripulante foi trasladado à cidade de Popayán. 

 O presidente colombiando Juan Manuel Santos disse na quinta-feira que até o momento não se conhecem as causas do acidente da aeronave Super Tucano da Força Aérea Colombiana, mas considerou pouco provável que as FARC tenham derrubado o avião, afirmando que “eles não têm capacidade para fazer isso”, referindo-se a falta de armas anti-aéreas do grupo.

 Caso as FARC tenham conseguido adquirir o armamento anti-aéreo, isso poderia ser um divisor de águas no conflito colombiano, já que a capacidade do governo de realizar ataques aéreos tem sido uma de suas mais poderosas ferramentas de contra-insurgência.

 A região de Cauca é um reduto tradicional das FARC, e uma série de incidentes violentos nos últimos dias destacou a situação de segurança preocupante no departamento. 

 Na última terça-feira, um helicóptero de propriedade privada foi forçado a fazer um pouso de emergência na cidade de Argelia depois que a tripulação do helicóptero supostamente ter sido sequestrada por guerrilheiros das FARC.

Fonte:Cavok
Fotos :Aerojor;Cavok

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar e enviar seu comentário

Voar News Agradece pela sua participação