22/07/12

Embraer reforma mais um LOTE de F-5 Recauchutados para a FAB


Embraer inicia reforma dos caças F-5 que vieram da Jordânia para FAB



 A Embraer começou a adaptar os 11 caças F-5 oriundos da Jordânia comprados por cinco milhões de dólares cada um pelo Brasil para Aeronáutica. 
FOTO:aereo.jor.br/


Enquanto isso, a briga de gigantes pela licitação de 36 caças de primeira linha para a FAB fica mais apertada até com oferta por uma das três concorrentes, a Being, de avião novo para a presidenta Dilma Rousseff. 






 Os caças estão no Parque de Material Aeronáutico de São Paulo e apresentam claros sinais de uso em conflitos. “Estão muito destruídos, até com furo de bala ponto 30”, conta uma fonte, que conversou com pessoal envolvido na desmontagem dos caças. “As 11 aeronaves vão passar por um processo de modernização”, informou a FAB por meio de nota. “Serão equipados com um novo radar e equipamentos eletrônicos de última geração, que os tornarão aptos a empregarem armamento mais moderno”, completou a FAB.



FOTO:aereo.jor.br/




 POR MAIS 15 ANOS O 





investimento nos caças jordanianos é de R$ 276 milhões e, segundo a FAB, permitirá que eles possam ser utilizados pelo Brasil por, pelo menos, mais 15 anos. 


 O contrato para reforma dos caças é de 2011 e a FAB começa a receber as primeiras unidades prontas em 2013. Elas se somarão a outros 46 F-5 recentemente reformados. 


 Os F-5 modernizados operam a partir dos esquadrões do Rio, Manaus e Canoas (RS), cumprindo missões de defesa do espaço aéreo e ataque ao solo. 


Os 46 já em ação poderão ser vistos no 7 de Setembro. 


ORIUNDOS DA GUERRA 


 Aparelhos de Raio X da FAB no Rio também parecem ter vindo da guerra. O da Base de Santa Cruz foi doado e não está operante nem para exames de rotina. Outra fonte sugere que as autoridades verifiquem os aparelhos de ar condicionado Cônsul que chegaram à Base de Santa Cruz. Também parecem ter vindo da guerra. 




 Fonte: O Dia / Marco Aurelio Reis,  NOTIMP-via:Cavok

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar e enviar seu comentário

Voar News Agradece pela sua participação

Loading...