11/09/2011

Aeronave C-130 da FAB reforça o combate a incendios em Brasília

Avião da FAB reforça combate a incêndios no DF

http://farm7.static.flickr.com/6166/6132948199_67fc620ff7.jpg
Hércules C-130 carrega mais de 12 mil litros de água por voo. Água foi jogada na área perto do Aeroporto JK; bombeiros monitoram região.

Um avião Hércules, C-130 da Força Aérea Brasileira (FAB) reforçou neste sábado (10) o combate aos focos de incêndio nas áreas próximas ao Aeroporto JK, em Brasília.

O avião decolou por volta das 7h carregando 12 mil litros de água, com o objetivo de impedir que as queimadas se propaguem pela região, principalmente perto da cabeceira da pista.

O avião veio do Rio de Janeiro para ajudar o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal no combate aow incêndios que já destruíram mais de 10 mil hectares de vegetação do cerrado este ano.


De acordo com o comando do Corpo de Bombeiros, não havia sinais de fogo nos arredores do aeroporto neste sábado. No entanto, eles monitoram a região para evitar o surgimento de novas queimadas. Para isso, o avião da FAB despeja água nas regiões próximas. Os bombeiros informaram que ainda não têm o levantamento da área total queimada na região do aeroporto de Brasília.

O governo do Distrito Federal suspendeu na sexta-feira (9) as atividades ao ar livre em todas as instituições de ensino entre 13h e 17h. A medida é prevista na portaria conjunta que declara estado de alerta por causa da baixa umidade do ar. A medida foi assinada pelas secretarias de Governo, Educação, Segurança Pública e Defesa Civil.

De acordo com o secretário de Defesa Civil, Paulo Matos, este ano o DF vive uma situação atípica. “Estamos durante muito tempo sob um índice de umidade do ar baixo. No ano passado chegou a ser mais baixo, mas o índice subiu mais rápido”, afirmou.

Para controlar os incêndios, o coronel do Corpo de Bombeiros Luiz Blumm disse que a corporação adiantou em 20 dias a estreia de um avião de combate ao incêndio.


Outros dois aviões de tecnologia semelhante, uma aeronave de observação e dois helicópteros, também estão foram usados na sexta-feira (9). Além disso, cerca de 500 bombeiros trabalham no controle dos focos. O coronel afirmou que a área queimada no DF até 7 de setembro, mais de 10 mil hectares, já superou a extensão atingida em 2010, 8,9 mil hectares.

NA sexta-feira, a fiumaça causada pelas queimadas chegaram a suspender uma prova do 1º Campeonato Nacional de Balonismo da Independência.

Escolas públicas no Lago Sul também cancelaram aulas na manhã desta sexta-feira (9). "Os alunos estavam passando mal por causa da fumaça”, disse a professora do Centro de Ensino Fundamental nº 6, Selene Carvalho.

Seca

A alta temperatura e a seca influenciam no número de ocorrências. O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) calcula que pelo menos 160 grandes focos do incêndio tenham atingido o DF de janeiro até o último dia 7.

O número é menor do que o registrado pelo Corpo de Bombeiros porque o instituto só considera os focos com mais de 1 metro de largura e 30 metros de extensão.

De acordo com o Inpe, os focos diminuíram neste ano. Os 160 registrados em 2011 são 48% a menos do que os 309 registrados em 2010 no mesmo período. Um mapa sobre os riscos de incêndio na região, no entanto, mostram que quase todo o Distrito Federal tem risco crítico ou alto de incêndio.

Dados do Corpo de Bombeiros mostram que foram queimados 10.305 hectares no DF neste ano. De 16 de maio, quando aconteceu o primeiro incêndio, até a útima quarta-feira (7), foram registrados 2.458 incêndios.

Esse número não inclui os focos, que são pequenos incêndios que podem se extinguir sozinhos ou sem a ajuda de profissionais.

O balanço deste ano, no entanto, deve apresentar uma diminuição de 10% a 15% em relação ao ano passado, quando aconteceram cerca de 3 mil incêndios. Para Oliveira, essa diminuição é reflexo do trabalho de prevenção dos bombeiros, que orientaram agricultores sobre como controlar fogueiras e a queima do pasto.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera ideal a umidade acima de 60%. Entre 30% e 20% é considerado estado de atençã. Abaixo de 20% até 12% é decretado o estado de alerta.

Fonte:G1/foto:Sgt Batista/Agencia Força Aérea Brasileira/Vídeos:G1;Portal FAB-via:Youtube.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar e enviar seu comentário

Voar News Agradece pela sua participação