15/09/2011

Primeiro módulo do SIGIPAER entra em operação

Primeiro módulo do SIGIPAER entra em operação

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiy3ropqXYoO7M6YcsPhQtZhToJIoU2ksHt41eWb38_DM-YTeNnC6F6FDGt-VjeAepiaR8mJKs4O_WuBBqKFN9O_IX38ATos7wVlipDacTRyJxgECW1M5o2Huzc7kumqaEA_v4yQD7y9CU/s400/cenipa.JPG

O primeiro módulo do Sistema Integrado de Gerenciamento da Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SIGIPAER) entrou em operação no início de setembro.

As notificações e o acompanhamento de ocorrências da aviação civil e a confecção dos relatórios de investigação dos acidentes e incidentes da aviação civil já estão sendo realizados dentro do sistema.

Além disso, o SIGIPAER permite o acompanhamento das Recomendações de Segurança de Voo (RSV), desde a emissão pelo CENIPA até a implementação pelo destinatário.

O objetivo desse Sistema é tornar mais ágil os processos de investigação e prevenção de acidentes aeronáuticos, além de aumentar, substancialmente, o volume e a diversidade de dados disponíveis para os trabalhos de pesquisa voltados para a prevenção de acidentes.

O SIGIPAER pode ser acessado pelo site do CENIPA, no link Notificação de Ocorrências, ou diretamente pelo endereço www.sigipaer.aer.mil.br. As dúvidas ou problemas técnicos podem ser reportados ao CENIPA, pelo email sigipaer@cenipa.aer.mil.br.

Entenda o SIGIPAER

Muito mais do que um depósito de informações, o SIGIPAER foi idealizado como um sistema dinâmico que permitirá a coleta e a recuperação de dados, a veiculação de documentos, o controle das ações de prevenção de acidentes aeronáuticos, a produção e distribuição de relatórios, o gerenciamento completo dos processos de investigação, a análise e a projeção de estatísticas e, principalmente, a interligação e integração de todos os Elos-SIPAER.

Outra funcionalidade do sistema será o seu Módulo OACI, responsável pela geração dos relatórios e demais documentos endereçados à Organização de Aviação Civil Internacional (Notification, Preliminary Report, Accident/ Incident Report, Final Report e Safety Measures).

Fonte:CENIPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar e enviar seu comentário

Voar News Agradece pela sua participação