23/09/2011

Metalúrgicos da Embraer cruzam os braços por 24 horas


Metalúrgicos da Embraer cruzam os braços por 24 horas

Cerca de seis mil funcionários da produção da Embraer aderiram ontem à greve de 24 horas realizada na fábrica de São José dos Campos.

O movimento, segundo o Sindicato dos Metalúrgicos (SindMetal) local, paralisou 100% da produção. Em nota, a Embraer confirmou a paralisação parcial e informou que cerca de 35% dos trabalhadores do primeiro turno, que totalizam 700 empregados, teriam aderido à greve.

Movimento similar também aconteceu na entrada do segundo turno, de acordo com a empresa.

A greve é a primeira realizada pelos metalúrgicos da Embraer nos últimos dez anos e foi motivada, segundo o sindicato, pela decisão da empresa de não fazer a negociação direta da campanha salarial com a entidade. O representante da Embraer nas negociações coletivas de trabalho é a Fiesp.

A paralisação parcial da fábrica, segundo a Embraer, não comprometeu o programa de produção, que considera o movimento um ato extemporâneo, uma vez que não se encontra em período de data-base. Além disso, de acordo com a nota, o sindicato não entregou as suas reivindicações à Fiesp.

A convenção coletiva vigente, segundo a Embraer, estabelece novembro como data-base e foi assinada em 2010, com validade de dois anos. O diretor do sindicato, Luís Carlos Prates, disse que na convenção do ano passado ficou acertado que a Embraer e o sindicato se reuniriam em abril para tratar do pedido de antecipação da data-base para setembro, mas isso não aconteceu.

"Em 2005, quando a Embraer passou a considerar outro sindicato como representante legal dos trabalhadores, ela aceitou que a data base fosse em setembro. Em 2008, quando o SindMetal retomou a representatividade da categoria, a data-base voltou a ser em novembro", explicou Prates.

A greve de 24 horas, segundo Prates, é de advertência, mas se a empresa continuar insistindo em não atender as reivindicações, a paralisação poderá se estender por 48 horas ou mesmo por tempo indeterminado. "Quase a totalidade das 800 empresas metalúrgicas da região já firmaram acordo e deram reajustes que variam de 10,5% e 11,5%, mais abono no valor de R$ 1,100 a R$ 3 mil", comentou.

A campanha salarial dos metalúrgicos este ano pede um reajuste de 17,45%, sendo 9,75% de aumento real. A pauta de reivindicações na Embraer inclui a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais. Atualmente, segundo o sindicato, a Embraer pratica 43 horas semanais.


Fonte:Valor Econômico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar e enviar seu comentário

Voar News Agradece pela sua participação