16/09/2009

SISTEMAS DE FILTRAGEM PODEM REDUZIR PROPAGAÇÃO DE GRIPE SUINA

NOVOS SISTEMAS DE FILTRAGEM PODEM REDUZIR PROPAGAÇÃO DE VIRUS




Um novo e revolucionário filtro de ar poderá ajudar a reduzir a propagação da gripe suína e outras doenças entre os passageiros em vôos de companhias aéreas comerciais, dizem pesquisadores britânicos.

A gigante aeroespacial BAE Systems uniu forças com a Quest International, uma pequena empresa sediada em Cheadle, do Manchester, para desenvolver uma máquina que destrói até 99,9% dos vírus e bactérias infecciosas, bem como poluentes que podem circular nos confins de uma aeronave, especialmente em voos de longo curso.

O dispositivo, chamado AirManager, utiliza um campo elétrico controlado para filtrar e destruir todas as partículas em suspensão ou germes à medida que passam através de uma aeronave (sistema de ar condicionado) emitindo apenas o ar limpo e esterilizado.

Após quatro anos de desenvolvimento e testes, BAE, diz que recebeu seus primeiros pedidos de uma grande companhia aérea europeia e anunciou que a tecnologia também está sendo considerado para uso em hospitais, como forma de impedir a disseminação de "superbactérias".
O ar a bordo de um jato de passageiros deve ser pressionados para que os passageiros possam respirar, mas os cientistas e grupos de lobby têm afirmado previamente que os passageiros podem ser expostos a toxinas, como resultado da "sangria de ar" do sistema que é usado para redirecionar ar dos motores para a cabine e cockpit.

Ar dentro da cabine é então distribuído e recirculado até 30 vezes por hora, muito mais do que nos sistemas convencionais de ar condicionado, o que significa que os vírus infecciosos e bactérias podem rapidamente se espalhar.

Ao contrário dos filtros convencionais, que são projetados para peneirar as partículas do ar que passa através de barreiras perfurado em alta velocidade, David Hallam, um engenheiro e fundador da Quest International, disse que o AirManager usa uma avalanche "de elétrons", emitida em um fechado campo elétrico para dividir e destruir a estrutura atômica de qualquer poluente ou germes.

A BAE Systems manifestou interesse na tecnologia há quatro anos, para uso em aviões e que o sistema foi testado recentemente no convés de vôo e sistemas de ar da cabine do Boeing 757 e aviões de passageiros Avro por cinco companhias aéreas européias, com resultados bem sucedidos.

A empresa não informou o nome da transportadora aérea, que já encomendou os filtros para a sua frota de aeronaves Avro RJ, mas disse que esperava que a demanda do público e dos sindicatos da tripulação de avião poderia incentivar as companhias aéreas a instalar rapidamente o sistema em até 10% dos 26.000 aviões comerciais que voam ao redor do mundo.

O sistema poderia ser adaptado para uso em aviões já existentes e, apesar de cada aeronave pode precisar de um filtro de R $ 10.000 para cada um de seus dutos de ar interno - até oito em um jato maior, como um Boeing 747 . A BAE disse que as companhias aéreas podem realmente conservar o dinheiro em economia de combustível, através do investimento na tecnologia.

Um campo de baixa energia exigindo apenas 3,6 watts de energia, menos que o necessário para iluminar uma lâmpada, pode efetivamente destruir praticamente todos os contaminantes, incluindo as emanações nocivas ou resíduos de combustível dos motores, bem como a gripe suína ou vírus da gripe aviária e outras bactérias , disse Hallam.

Um piloto disse: "Este é o primeiro avião eu estive em que não cheira a uma aeronave."

Richard Dawood, um especialista em medicina de viagem na Clínica de Fleet Street, em Londres, comentou: "Haverá sempre um problema para qualquer passageiro que está sentado ao lado de alguém que é tossir ou espirrar para fora todos os vírus, como gripe ou algo mais sério, como a tuberculose.

"Sistemas de filtragem existentes a bordo dos aviões são muito bons na filtragem de insetos e germes, mas eu gostaria de receber qualquer nova tecnologia para proteger a saúde dos passageiros, especialmente se ele pode ser adaptado às aeronaves existentes."

Tradução: Google Tradutor.
Fonte: Times Online.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar e enviar seu comentário

Voar News Agradece pela sua participação