30/09/2009

OPERAÇÃO LAGUNA NA FAB

FAB SE MOBILIZA PARA OPERAÇÃO LAGUNA


a29-foto-fab

A Força Aérea Brasileira (FAB) completou hoje (27/09) a mobilização dos meios que serão empregados na Operação Laguna, em Campo Grande (MS), no apoio às ações do Exército e da Marinha do Brasil.

Aviões de caça, de transporte, de reconhecimento, de busca e resgate e de controle e alarme em voo estão no Centro-Oeste do país para o treinamento.

A Operação Laguna é um exercício do Ministério da Defesa e das Forças Armadas Brasileiras, realizado com o objetivo de treinar o planejamento e execução de ações humanitárias e de apoio a brasileiros evacuados em uma situação de conflito, além de difundir o sentimento de patriotismo junto à população e de realizar ações de apoio à população local.

A mobilização da FAB começou no último dia 14 de setembro, com a chegada a Campo Grande de unidades responsáveis pela infraestrutura da Operação Laguna.

“Em um exercício desse porte, as Forças trabalham de forma integrada para a conquista de objetivos previstos no cenário de conflito”, explica o Brigadeiro do Ar Umile Rende Neto, comandante da Força Aérea Componente 105 (FAC 105).

Nos próximos dias, aeronaves da FAB farão o lançamento de paraquedistas e de fardos de ressuprimento, entre outras missões.

Na Operação Laguna, participarão as seguintes aeronaves da FAB: F-5EM, A-29 Super Tucano, E-99, R-99, KC-130, C-130, C-99A e KC-137.



FONTE:http://www.laguna.mil.br:via Blog Poder Aéreo/videoYoutube.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar e enviar seu comentário

Voar News Agradece pela sua participação