24/09/2009

AN-72 RUSSO É INTERCEPTADO POR CAÇAS TYPHOONS

AN-72 RUSSO É INTERCEPTADO POR CAÇAS TYPHOONS ALEMÃES



eurofighter-e-antonov-foto-alenia-aeronautica


INTERCEPTAÇÃO FOI FEITA SOBRE O BÁLTICO EM MISSÃO DE DEFESA DO ESPAÇO AÉREO DA LITUÂNIA ,ESTONIA E LETÔNIA, FEITA PELA OTAN

A Alenia Aeronautica informou nesta quarta-feira, 22 de setembro, que um bimotor de transporte russo Antonov AN-72 foi interceptado sobre o Báltico por caças Eurofighter Typhoon da Luftwaffe alemã, desdobrados na Lituânia.

O tempo de resposta, que provavelmente o cargueiro russo tinha missão de sondar, foi de seis minutos para a decolagem e 15 para a interceptação.

O AN-72 permaneceu na área por pouco mais de 50 minutos, sendo monitorado pelos caças alemães, equipados com mísseis ar-ar Iris-T.

A OTAN mantém caças desdobrados em bases de países que recentemente entraram para a organização, mas que estão provisoriamente sem condições de defender seus espaços aéreos.

É o caso do desdobramento do Jagdgeschwader 74 (esquadrão de caça 74) da Força Aérea Alemã, que estão cumprindo alerta desde 1º de setembro na base de Siauliai, na Lituânia, para defender o espaço aéreo dos três países bálticos (Estônia, Letônia e Lituânia).

Os Typhoons da Luftwaffe renderam Gripens da Força Aérea da República Tcheca que cumpriam a mesma missão, e deverão ser rendidos por caças F-4 Phantom II do JG 71 “Richthofen”, também da Força Aérea Alemã.

Desde 2004, 14 países da OTAN se revezaram nessa missão, o que deverá prosseguir por mais alguns anos - o mesmo está ocorrendo também na Albânia, que recentemente entrou para a organização, e tem no momento a defesa de seu espaço aéreo a cargo de Typhoons italianos.

FONTE:Poder Aéreo e FOTO: Alenia Aeronautica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar e enviar seu comentário

Voar News Agradece pela sua participação