26/09/2009

AVIAÇÃO COMERCIAL

AVIAÇÃO COMERCIAL E SEUS PRIMÓRDIOS

The WWI-era Sikorsky Il'ya Muromets, the first heavy bomber.


durante a primeira guerra mundial o Sikorsky Il'ya Muromets foi o primeiro avião de grande porte a ser usado como bombardeiro pesado.

“Igor Sikorsky’s ‘Ilya Muromets’, the world’s biggest, and first four-engined passenger plane. Equipped with a cabin, washroom, and space for 16 passengers, the Ilya Mourometz was even fitted with a promenade over the fuselage, so passengers could take a stroll outside if they wished.”  EDIT: This photo, as far as I am aware, is genuine. Please let me know if you know otherwise!


Porém antes que a guerra tivesse iniciado ele já era usado como a primeira aeronave para pransporte de passageiros, com acabamento luxuoso, sua cabine de passageiros era dotata de confortáveis cadeiras de vime, dormitório, lounge e até banheiro. Contava também com aquecimento e luz elétrica.

Em 1914 o Il'ya Muromets fez seu primeiro voo com passageiros entre São Petesburgo e Kiev num voo que dorou 14 Horas e 38 minutos com apenas um pouso ,não fosse a eclosão da primeira guerra,seria com certeza o começo do transporte de passageiros regular neste ano.


The Russian Ilya Muromets, built by Igor Sikorsky, circa 1913

The Russian Ilya Muromets, built by Igor Sikorsky, circa 1913



O Ford Tristar foi a segunda aeronave de passageiros conhecida

Ford Tristar





















O Ford Tristar foi a segunda aeronave de passageiros conhecida. Com dois motores montados nas asas e um no nariz, transportava 8 passageiros e foi produzido entre 1925 e 1933.

Foi usado pela antecessora da TWA bem como por outras linhas aéreas, muito tempo depois da produção ter cessado.

Outra aeronave proveniente dos estoques do pós guerra a ser utilizada como transporte de passagiros foi o B-18A Bolo,ou , Douglas DC-2.


Lockett Books Calendar Catalog: Douglas DC-2 NC1934D


Fabricado pela Douglas Aircraft Company ,foi produzido em 1934 e utilizado por grandes empresas como a KLM e a antiga TWA,transportava 14 passageiros e voou pela primeira vez em 1935.

Teve uma versão ampliada o DC-3 que foi fabricado em 1936 e tornou-se um sucesso de vendas,mais potente e com capacidade para transportar de 21 a 32 passageiros .

O DC-3 foi produzido em larga escala durante a Segunda Guerra Mundial.

Lockett Books Calendar Catalog: Douglas DC-3 Variants

Os primeiros aviões comerciais surgiram quase que imediatamente no pós-guerra. Motores turbojatos foram testados em carcaças de motores a pistão, tais como os Avro Lancastrian e os Vickers VC-1 Viking.sendo este último o primeiro jato comercial de passageiros, em abril de 1948.

Avro Lancastrian Farnborough 1948

Avro Tudor Farnborough 1948

Avro 691 Lancastrian aircraft picture
Os primeiros jatos comerciais construídos especificamente para tal fim, foram o britânico De Havilland Comet e o canadense Avro Jetliner.

O primeiro entrou em produção e serviço comercial, enquanto o segundo não. Todavia, o Comet foi prejudicado por problemas de fadiga de metal e problemas de controles,o que provocou vários acidentes.

Os jatos não substituíram imediatamente os motores a pistão e muitos projetos usaram motores turbohélices em vez de turbojato ou do turbofan posterior.

Comet production ended in 1962.

De Havilland Comet






Fonte e fotos:Voarnews

Um comentário:

  1. esses jatos eram realmente incriveis,como a tecnologia naquela epoca ja era avançada,para hoje estarmos a frente de nosso tempo///

    ResponderExcluir

Obrigado por participar e enviar seu comentário

Voar News Agradece pela sua participação