AIM-9X ADAPTADO PARA ATAQUE SUBMARIONO
Foi realizado um lançamento submerso de míssil AIM-9X, a partir de uma cápsula de Tomahawk
A Raytheon informou nesta segunda-feira, 14 de setembro, que a equipe de armas para combate próximo ao litoral (Littoral Warfare Weapons - LWW), liderada pela empresa, realizou com sucesso uma demonstração de lançamento de um AIM-9X (míssil ar-ar de última geração, com guiagem infravermelho), a partir de uma cápsula de lançamento de míssil Tomahawk, que estava submersa.
Trata-se, segundo a empresa, de um passo significativo na demonstração da flexibilidade da carga de armas para submarinos.
O teste foi conduzido no Centro de Aberdeen (do Exército dos EUA), e faz parte do programa LWW dirigido pelo departamento do programa executivo de submarinos da Marinha dos EUA (US Navy).
O objetivo é expandir a luta submarina para a arena de combate litorânea, atingindo um novo patamar de autodefesa dos submarinos contra ameaças aéreas (helicópteros e aeronaves de asa fixa) e de superfície (lanchas rápidas).
E também fazê-lo a uma fração do custo de desenvolvimento de um novo sistema de armas.
Em novembro de 2005, já havia sido realizado o lançamento de um AIM-9X a partir de uma plataforma vertical fixa (um lançador XM-85 Chaparral).
Após ser lançado, o míssil realizou com sucesso o travamento no alvo (lock-on after launch) e destruiu um helicóptero utilizado como drone, testando sua potencial utilização a partir de um submarino, em cota periscópica - a ideia básica do programa é instalar o míssil em uma cápsula de lançamento de Tomahawk que, quando atinge a superfície, permite o lançamento do AIM-9X para que este possa adquirir seu alvo.
FONTE e FOTO: Raytheon
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por participar e enviar seu comentário
Voar News Agradece pela sua participação