18/11/13

NASA -Satélite para investigar sumiço da água em Marte decola de Cabo Canaveral


NASA lança satélite para investigar sumiço da água em Marte 


 CABO CANAVERAL, Estados Unidos, 18 Nov (Reuters) 

 Um foguete não tripulado Atlas 5 decolou nesta segunda-feira da Base Aérea de Cabo Canaveral, no Estado norte-americano da Flórida, carregando um satélite que orbitará Marte para tentar descobrir como o planeta "irmão" da Terra perdeu sua água. 
[vídeo:REUTERS - via:Youtube.com]

 Ao contrário de sondas marcianas espaciais, a Maven (Missão para a Evolução Volátil e Atmosfera de Marte, na sigla em inglês) não examinará a árida superfície do planeta, nem pousará nele.

 A Maven irá examinar e colher amostras do que resta da atmosfera marciana e observar em tempo real como essa água foi arrancada, molécula a molécula, pela radiação solar. 

 A missão de um ano custará 671 milhões de dólares, e o primeiro passo consiste em levar o satélite para o espaço. Para isso, o Atlas 5, fabricado pela United Launch Alliance, joint-venture da Lockheed Martin e da Boeing, decolou às 13h28 (16h28 em Brasília), para uma viagem de dez meses até o planeta vermelho. 

 Após a chegada, Maven se colocará numa órbita elíptica ao redor de Marte, a uma distância variável de 105 a 6.000 quilômetros, podendo assim observar diferentes aspectos para tentar descobrir o ritmo de perda da atual atmosfera marciana e o que aconteceu no passado.

Fonte:REUTERS -  (Reportagem de Irene Klotz)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar e enviar seu comentário

Voar News Agradece pela sua participação

Loading...