29/11/2013

DEFESA & TECNOLOGIA - China testa com sucesso primeiro drone de uso militar


China testa com sucesso primeiro drone de uso militar

 Voar News
[foto:www.waychina.co.uk 

 O Lijian representa a terceira geração de aeronaves espiãs da China. 


[vídeo - publicado por :Husar101/via:Youtube.com]

 A Força Aérea da China estreou em um voo teste seu primeiro avião não tripulado (drone), o Lijian, com o qual a potência asiática incorpora uma tecnologia que até agora era restrita aos EUA, Reino Unido e França, informou nesta sexta-feira o jornal South China Morning Post. 

 O voo inaugural do drone chinês, realizado na tarde de ontem, durou aproximadamente 20 minutos e marcou o início de uma tecnologia que ajudará o país asiático a "obter dados de inteligência nos mares do leste e o sul da China", onde as autoridades do país asiático mantêm tensas disputas territoriais com seus vizinhos. "O novo drone é capaz de voar sem ser detectado em grandes alturas, oferecendo imagens de alta resolução e outros dados de inteligência", assinalou ao jornal chinês o ex-comandante do Exército chinês Xu Guangyu.

 O Lijian representa a terceira geração de aeronaves espiãs da China, depois que o Exército comunista estreasse em 2011 seu primeiro aparelho expressamente desenhado para espionagem, o J-20, que, um ano depois, foi acompanhado pelo J-31.

 De acordo com a fonte citada, o Lijian (foto acima) é similar ao protótipo X-78B das Forças Aéreas americanas e foi produzido em conjunto pelas firmas chinesas Shenyang e Hongdu. 

 Informações divulgadas na imprensa estrangeira em 2011 asseguravam que a China copiou parte da tecnologia do F-117 Nighthawk, que foi derrubado na Sérvia durante os bombardeios da OTAN em 1999, nos quais um dos alvos bombardeados foi a Embaixada chinesa em Belgrado, algo que Washington atribuiu a um erro.


Fonte:Portal Terra - via:desastresaereosnews

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar e enviar seu comentário

Voar News Agradece pela sua participação