22/11/2013

DEFESA & TECNOLOGIA - Próxima geração de caças dos EUA poderá empregar armas laser


Próxima geração de caças dos EUA poderá empregar armas laser 

Voar News

 A Força Aérea dos EUA (USAF) pretende equipar a próxima geração de caças com armas laser de alta potência. 

Para isso, o Laboratório de Pesquisas da USAF (Air Force Research Lab – AFRL) lançou um pedido de informações (RFI – Request for Information) sobre sistemas laser embarcados em “plataformas de domínio do espaço aéreo”. 

O propósito do mesmo é identificar sistemas que possam ser integrados em plataformas de caças que entrarão em atividade a partir de 2030. 

 O AFRL está interessado em lasers que estejam no nível TRL4 (technology readiness level four) por volta de outubro de 2014. 

Isto significa dizer que os componentes básicos estarão integrados para desenvolvimentos em laboratório a partir do período citado. 

E a partir de 2022 a USAF pretende que o sistema atinja a condição TRL5. Neste último caso os componentes do sistema poderiam ser integrados e testados no campo. 



 A Boeing e a Agência para Defesa de Mísseis dos EUA (U.S. U.S. Missile Defense Agency - MDA) testaram um laser de alta energia a partir de uma aeronave Boeing 747-400F especialmente modificada para esta finalidade em agosto de 2009 (ver link abaixo).

 Caso o programa do AFRL dê resultados, a próxima geração de caças da USAF e da USN poderá ser equipada com este sistema, como a concepção artística para o sucessor do Super Hornet (projeto F/A-XX) feita pela Boeing, mostrada na imagem de abertura deste post.



Fonte:Poder Aéreo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar e enviar seu comentário

Voar News Agradece pela sua participação