16/12/2011

Empresa criará Super Avião para lançamento de Foguetes


Paul G.Allen cria projeto revolucionário para lançamento de foguetes ao Espaço

http://cavok.com.br/blog/wp-contents/uploads/2011/12/Stratolaunch01WEB.jpg

A Stratolaunch Systems, um projeto de Paul G. Allen, está desenvolvendo um sistema de lançamento aéreo que vai revolucionar o transporte espacial, fornecendo acesso ao espaço orbital a custos mais baixos, com maior segurança e maior flexibilidade.

Para entrega de cargas na classe de 10.000 lbs em órbita terrestre baixa, o sistema permite máxima flexibilidade operacional e entrega de carga de vários possíveis locais operacionais, minimizando as restrições de missão, como disponibilidade, alcance e tempo. Veja a seguir um vídeo do projeto Stratolaunch.

O sistema de lançamento aéreo é composto de quatro elementos principais: um porta-aviões, um foguete de multi-estágio, um sistema de integração, e uma carga útil para ser colocada em órbita.

http://cavok.com.br/blog/wp-contents/uploads/2011/12/05-Stratolaunch-Systems.jpg

Os esforços iniciais se concentrarão nas cargas úteis não tripuladas, no entanto, os voos humanos virão enquanto a segurança, confiabilidade e operacionalidade são demonstradas.A Stratolaunch Systems montou uma equipe de líderes aeroespaciais inovadores para construir e entregar um sistema de lançamento aéreo comercial.



O primeiro voo de teste está planejado para o começo de 2016.

A Scaled Composites construirá o porta-aviões; a SpaceX irá fornecer o foguete e o projeto de missão de lançamento espacial e de serviços de integração de missão; a Dynetics irá fornecer os programas de gerenciamento e sistemas de engenharia e integração, bem como testar as operações de apoio da Stratolaunch; a Dynetics também irá construir o módulo de união e equipamento do sistema de integração.

A sede da Stratolaunch Systems está localizada em Huntsville, Alabama, e o hangar da aeronave está em Mojave, na Califórnia.O porta-aviões, construído pela Scaled Composites, pesa mais de 550 kg e tem uma envergadura de 117,3 metros – maior que o comprimento de um campo de futebol.

Usando seis motores de 747, o porta-aviões será o maior avião já construído. O sistema de lançamento aéreo exige uma pista de pouso e decolagem que precisa ter no mínimo 3.650 metros de comprimento.

O porta-aviões pode voar por mais de 1.300 milhas náuticas até chegar num ponto de lançamento ideal.

O foguete multi-estágio da SpaceX é derivado do foguete Falcon 9 da empresa. Tem aproximadamente 36,5 metros de comprimento, e é projetado para colocar a carga útil em órbita terrestre baixa. Após a liberação do foguete da aeronave a cerca de 30 mil pés, os motores da primeira etapa são acionados e a nave começa sua jornada para o espaço.

Após queimar o pimeiro estágio num período curto, a segunda etapa é acionada e a carga orbital chega na ponto planejado da missão.

O desempenho do foguete auxiliar e os dados do voo são monitorados a partir do porta-aviões e no solo. Construído pela Dynetics, o sistema de junção e de integração (MIS) oferece uma única interface entre o porta-aviões e o foguete.

O MIS inclui todos os sistemas necessários para a conexão com o porta-aviões, incluindo as partes mecânica, elétrica, térmica, fluidos e gases. O MIS foi projetado para transportar de forma segura um foguete com peso de até cerca de 500.000 libras. O MIS vai garantir que o foguete permaneça conectado no porta-aviões, a partir do táxi, e para manobras de vôo para liberação do foguete.

No caso de abortar a missão, o MIS vai manter o foguete em segurança durante o retorno à base e no pouso.

Fonte Cavok/fotos:Cavok/vídeo:Vulcan Inc. Video-via:Youtube.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar e enviar seu comentário

Voar News Agradece pela sua participação