14/09/2009

TAKE OFF THE FIRST NIMROD MRA4

TAKE OFF THE FIRST NIMROD MRA4

Nimrod MR4

O primeiro BAE Nimrod MRA4 de produção voou pela primeira vez no último dia 10 de setembro.


Durante uma hora e quarenta minutos a aeronave PA04 realizou ensaios de voo antes de pousar em Norwich, onde receberá a pintura padrão da ,RAF.

Os Nimrod MRA4 substituirão a versão MR2, em uso desde 1975, como a principal plataforma ASW, ASuW e SAR da RAF.


Segundo a BAE, principal contratada do programa de desenvolvimento da versão MRA4, a RAF terá em suas mãos uma aeronave com, pelo menos, mais 30 anos de serviços.

O programa de modernização destes aviões foi bastante extenso, incluindo a troca das asas e substituição dos motores (observar na foto acima as tomadas de ar maiores que as originais).

Todo o “recheio” foi trocado e o painel da cabina foi redesenhado com base no painel do Airbus A340 (ver foto abaixo).

São mais de 90 antenas e sensores que podem “escanear” uma área do tamanho da Grã-Bretanha a cada 10 segundos.

O PA04 é o primeiro de nove Nimrod em processo de modernização e um dos quatro que ficarão baseados em Kinloss (Escócia) a partir do ano que vem.

Outras três aeronaves que participaram do processo de desenvolvimento e ensaios de voo não integrarão os esquadrões de linha.

Por falar em Kinloss, a base aérea recebeu um “novo morador permanente” desde a última quarta-feira.

Trata-se de um Nimrod MR2 que foi modificado para ficar exposto ao lado do portão número 3.

Uma pista provisória entre a área de taxiamento da base e a entrada da mesma foi construída para dar passagem ao avião.


Nimrod

Nimrod MR4

De volta ao Afeganistão

O Ministério da Defesa do Reino Unido informou no início do mês de setembro que o Nimrod voltará a executar missões sobre o Afeganistão.

No entanto, este retorno será marcado por muita apreensão. Em setembro de 2006 o Nimrod XV230 (primeiro Nimrod operacional da RAF) explodiu em pleno ar após um reabastecimento aéreo.

Todos os 14 tripulantes morreram. Foi a maior perda britânica em combate, em um único evento, desde a Guerra das FalklandsMalvinas.

Acredita-se que um vazamento tenha ocorrido durante o reabastecimento e parte do combustível se acumulou no “bomb bay”, onde o incêndio começou.

Este incêndio no bomb bay foi reportado pelo piloto via rádio e o mesmo decidiu retornar para Kandahar. Um Harrier foi enviado para escoltar o Nimrod.

Cerca de 25 milhas antes de pousar em Kandahar, o piloto do Harrier viu uma das asas explodindo. Pouco segundos depois foi a vez do avião inteiro virar uma bola de fogo.

Com informações da BAE e das agências internacionais

FOTOS: BAE Systems

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