08/09/2009

PRESIDENTE LULA NEGOCIA COMPRA DE CAÇAS RAFALE

PRESIDENTE LULA NEGOCIA COMPRA DE CAÇAS DASSAULT RAFALE FRANCESES & EMBRAER VENDE 10 AERONAVES DE TRANSPORTE PARA FRANÇA



Hoje, durante as comemorações do 7 de Setembro em Brasília, que teve a presença do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, de diversos ministros, chefes de estado e também do presidente da França, Nicolas Sarkozy, os governos de ambos os países emitiram um documento conjunto que manifesta as intenções de compra e venda de equipamentos militares. Para Lula, o Dassault Rafale é o favorito no FX-2, o qual a Força Aérea Brasileira (FAB) poderá operar inicialmente 36 exemplares do jato.

File:Rafale 070412-N-8157C-542.JPEG


Dassault Rafale

"Levando em conta a amplitude das transferências de tecnologia propostas e das garantias oferecidas pela parte francesa, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou a decisão da parte brasileira de entrar em negociações com o GIE Rafale para a aquisição de 36 aviões de combate", descreve a carta.


A Comissão Gerencial do Projeto F-X2 (CGPF-X2), instituída em 15 de maio de 2008, conduziu os estudos de avaliação das aeronaves Boeing F-18E/F Super Hornet, Dassault Rafale, Eurofighter Typhoon, Lockheed Martin F-16 Adv, Saab Gripen NG e Sukhoi SU-35. Em outubro do ano passado, uma short-list foi definida pelo Comando da Aeronáutica, classificando apenas os caças F-18E/F Super Hornet, Dassault Rafale e Saab Gripen NG.


Como contrapartida a provável compra dos Dassault Rafale, a França manifestou o interesse em adquirir 10 aeronaves de transporte tático militar KC-390, projeto que está em andamento pela Embraer, sendo que a sua entrada em serviço na FAB está prevista para meados de 2015.

KC-390

Embraer KC-390

No encontro no Palácio da Alvorada, Lula e Sarkozy também conversaram sobre uma possível participação da França no auxílio ao desenvolvimento do KC-390, uma vez que esta possui vasto conhecimento no segmento aeronáutico.

Fonte :Revisata ASAS online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar e enviar seu comentário

Voar News Agradece pela sua participação