08/09/2009

Ministro da Defesa visita Aeroporto de Guarulhos

Ministro da Defesa visita Aeroporto de Guarulhos

Fonte:Aviaçãoem Revista/ Por Pablo Ribera

http://www.terra.com.br/istoe/edicoes/1992/imagens/nelsonjobim1_103.jpg
Nelson Jobim - Ministro da Defesa

O ministro da Defesa, Nelson Jobim - ao lado do presidente da Infraero, Murilo Marques Barboza – visitou, na última quinta-feira, as instalações do Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos.

A comitiva percorreu os Terminais de Passageiros, o Terminal de Logística de Carga e conferiu o atual estágio do canteiro de obras. O ministro Jobim iniciou a visita conhecendo a torre de controle e os diversos sistemas eletrônicos e de telecomunicações ali instalados.

Durante a visita, o ministro e o presidente da Infraero receberam os secretários do Governo do Estado de São Paulo, José Luiz Portella, do Transporte Metropolitano, e Mauro Arce, do Transporte.

Na pauta, o ministro apresentou o cronograma de obras do aeroporto e enfatizou a importância de um planejamento para adequação e modernização de equipamentos de navegação aérea, como o sistema ILS (sistema de pouso por instrumentos) – categoria III – para aumentar o grau de operacionalidade do aeroporto.

Jobim acompanhou ainda o trabalho realizado pela equipe de controladores de voo que, diariamente, coordenam cerca de 550 operações de pousos e decolagens das 45 empresas aéreas que operam no aeroporto.

Do alto dos 51 metros de altura do edifício da torre de controle, o ministro observou toda a extensão do sítio aeroportuário e visualizou a operação das aeronaves.


Murilo apresentou ao ministro a eficácia do Sistema de Gerenciamento de Torre de Controle, que, na prática, exibe de forma digital e veloz, todo o planejamento dos voos que vão pousar e decolar.

Técnicos da Infraero também mostraram o único radar de solo existente na rede aeroportuária do País.

O equipamento rastreia e avisa - por meio de alarme sonoro - qualquer tipo de movimentação alheia aos parâmetros normais da torre.

O sistema eleva o grau de segurança e auxilia o controlador em casos de baixa visibilidade e nos períodos noturnos.

“A torre de Guarulhos é referência para toda a rede Infraero”, disse Murilo ao ministro, acrescentando que o objetivo é modernizar os parques tecnológicos dos aeroportos para que sejam utilizados com o máximo de operacionalidade.

Os números do Aeroporto de Guarulhos

Instalado numa área de 14 km2, o Aeroporto de Guarulhos registrou, em 2008, movimentação de 20,4 milhões de passageiros que foram transportados em um total de 194 mil operações de pousos e decolagens.

Pelos terminais de importação e exportação foram recebidas 241.354 toneladas de cargas.

O mercado de trabalho do complexo aeroportuário de Guarulhos é formado por, aproximadamente, 1.700 empresas que empregam 28 mil profissionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar e enviar seu comentário

Voar News Agradece pela sua participação