08/09/2009

IRAQUE DEVE RETOMAR SEUS MIGS ESTOCADOS

IRAQUE DEVE RETOMAR SEUS MIGS ESTOCADOS NA SERVIA

O Ministério da Defesa do Iraque descobriu, na última semana, que 19 dos seus caças MiG-21 e MiG-23 estão, há 20 anos, estocados na Sérvia.

“Todos sabem da urgência e da nossa carência em possuir aeronaves de caça”, declarou um porta-voz do Ministério da Defesa.

Os caças foram enviados à Iugoslávia em 1989 com a finalidade de passarem por um longo processo de manutenção, entretanto, jamais retornaram ao Iraque.

Segundo alguns oficiais-generais do Iraque, na tentativa de rastrear o que o ex-ditador Saddam Hussein havia feito com várias das aeronaves da força aérea, foi descoberto que os caças estavam, em 1991, na fábrica de aeronaves na Croácia que, ao coseguir se separar da República da Iugoslávia, transferiu imediatamente os aviões para Belgrado, na Sérvia.




Mig-21

< “Nós já estamos em negociações com a Sérvia para retomar essas aeronaves. No momento, temos apenas uma pequena força de aeronaves de reconhecimento, transporte e asas rotativas, entretanto, não temos caças em nosso inventário”, concluiu o porta-voz.





A Sérvia declarou que muitos dos MiG-21 e MiG-23 estão desmontados, canibalizados e abandonados, entretanto, dois exemplares estão conservados inteiros, incluindo um MiG-23 que recentemente foi incorporado ao Museu de Aviação de Belgrado. “Os sérvios disseram que podem fornecer esses dois aviões em condições de voo, imediatamente. Os demais serão restaurados às presas”, completou o porta-voz.

Apesar de ter operado essas aeronaves no passado, devido as instabilidades e guerras enfrentadas pelo Iraque nos últimos 20 anos, será necessário treinar novos pilotos e criar uma política de manutenção e suprimento de peças para os caças, à medida que forem sendo entregues.






Fonte:Revista ASAS online

Videos Youtube.comJustificar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar e enviar seu comentário

Voar News Agradece pela sua participação