02/11/2012

Changhe Z-11, cópia chinesa (Ching-ling) do Eurocopter AS350 Esquilo faz seu primeiro voo pela FAdeA


FAdeA  Z-11 faz seu primeiro voo na Argentina




 Voa na Argentina o primeiro helicóptero FAdeA - Changhe Z-11, cópia chinesa do Eurocopter AS350 Esquilo .
 Voou pela primeira vez na Argentina a cópia chinesa do famoso AS350 Esuilo, o Changhe Z-11 está sendo montado na Argentina pela FAdeA e futuramente será nacionalizado.

O primeiro voo do Z-11 montado na Argentina ocorreu em 10 de Outubro na fábrica da empresa em Córdoba, na preparação para as comemorações do 85 º aniversário da FAdeA, que ocorreu no dia 12 do mesmo mês. 

O primeiro helicóptero, de matrícula LV-X497, foi montado a partir de um kit enviado da China e acredita-se ser o primeiro de um de lote de 30 aeronaves para os serviços das Forças Armadas Argentinas e outras agências governamentais. A produção em massa da aeronave deve começar em 2013. Segundo as fontes argentinas, o primeiro modelo montado na Argentina veio em forma de kit e utilizou um motor Turbomeca. Pois o Z-11 chinês utiliza uma turbina produzida localmente, de mesma potência nominal (segundo o fabricante) dos motores da linha Arriel, utilizados nos Esquilos franceses. 



(Foto: Diego Oscar Rojo / Air Merco Sur Blogspot via CAVOK) 

 O primeiro voo foi anunciado pela empresa, mas os relatórios da Argentina sugerem que a aeronave dispõe de um motor Turbomeca. Enquanto o aparelho foi montado a partir de um kit enviado da China, FAdeA e o governo argentino pretendem adicionar partes fabricadas localmente, entre as quais, a primeira delas acredita-se ser o estabilizador horizontal, feito para o primeiro helicóptero. Como parte do programa conjunto com a empresa chinesa de helicópteros Avicopter e a sua afiliada desde de outubro de 2011, CATIC (China National Aero Technology Import & Export Corporation), sete engenheiros da FAdeA foram enviados para a China para serem treinados em montagem e manutenção de helicópteros. Interna e externamente, o Z-11 guarda muitas semelhanças com o AS350 original. 

(Foto: Diego Oscar Rojo / Air Merco Sur Blogspot via CAVOK)

 A FAdeA falou sobre os seus planos durante a FIDAE 2012, em Santiago - Chile. Na época, a empresa disse que o programa foi fundamental para dar às Forças Armadas Argentinas, uma fonte confiável de peças e suporte para a aeronave. O acordo torna a Argentina o segundo país da América Latina a criar uma indústria de helicópteros, depois da brasileira Helibras - subsidiária da Eurocopter, que produz AS350s para o mercado brasileiro e que agora está produzindo o EC725 para as Forças Armadas brasileiras e o EC225 para o mercado civil de petróleo e gás. 


Na foto acima podemos ver um  Z-11 em fase final de montagem na fábrica argentina FAdeA. Duas diferenças visuais externas perceptíveis são o nariz sensivelmente alongado do Z-11 em relação ao do Esquilo e o tubo de pitot, localizado na parte inferior do nariz. No modelo original ele é menor e fica localizado acima do nariz. (Foto: Diego Oscar Rojo / Air Merco Sur Blogspot via CAVOK)

A Argentina tem procurado atualizar suas frotas de helicópteros por vários anos. 

O exército avaliou o Z-11 em 2006, mas o resultado dessas avaliações ainda não foi divulgado. O Z-11 é um helicóptero baseado no francês AS350 Ecureuil, fabricado na China pela Changhe Aircraft Industry Group (CAIG). 


 Fonte: FAdeA, Shephard Media ;Rotorhub (por Tony Osborne) Fotos: Diego Oscar Rojo / Air Merco Sur Blogspot - CAVOK/via :ASAS Rotativas -por: Daniel Queiroz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar e enviar seu comentário

Voar News Agradece pela sua participação