28/11/2012

Boeing e MD Helicopters em disputa pelo programa AAS dos EUA


Boeing e MD Helicopters em disputa pelo programa AAS dos EUA



 Boeing poderá entrar com uma ação legal contra a MD Helicopters por causa da participação desta na concorrência do programa AAS do Exército dos EUA .

A Boeing está estudando a possibilidade de acionar legalmente na justiça a MD Helicopters, por esta estar participando da concorrência ao programa AAS (Armed Aerial Scout) do US Army, com o seu modelo MD540F, que tem características semelhantes ao modelo AH-6i oferecido pela Boeing, e ambos os modelos são baseados na mesma plataforma, o modelo civil MD530F. 



A Boeing e a MD Helicopters podem entrar num briga judicial em virtude da disputa pelo novo helicóptero do programa AAS (Armed Aerial Scout) do US Army (Exército dos EUA). 

O motivo que pode levar a Boeing a entrar na justiça contra a MD, é que ambas estão oferecendo seus respectivos produtos para a concorrência, sendo que os modelos oferecidos, o Boeing AH-6i e o MD 540F tem a mesma origem, porém cada um com seu desenvolvimento individual. Ambos tem suas plataformas baseadas no antigo MD500 e mais recentemente o MD530F. 

[foto:Airliners.net]
 Em 1994, a fabricante norte americana de helicópteros Hughes, que produziu modelos de sucesso como o Hughes 500 (atual MD500), Hughes 269 (atual Schweizer 300), OH-6 Cayuse e o AH-64 Apache, teve sua divisão de helicópteros vendida à empresa McDonnel Douglas. Em 1997, a então Mc Donnel Douglas foi comprada pela Boeing, se tornando uma empresa do grupo. Posteriormente, em 1999, a Boeing vendeu a empresa formada - MD Commercial, com sua linha de produtos voltados para o mercado comercial, para o grupo holandês RDM Holding Inc., que criou a MD Helicopter Holdings Inc., uma subsidiária indireta da primeira. Na venda, a MD ficou com os direitos de produção dos modelos monomotores leves MD 500E, MD530F; dos modelos com o sistema NOTAR - MD520N e MD600N e do bimotor leve - MD Explorer, também com sistema NOTAR. A Boeing ficou com os direitos de produção sobre o AH-64 Apache, da versão militar baseada no "500", os AH/MH-6 "Little Birds" e a patente do sistema NOTAR. 

[foto:aero-news.net]
A MD Helicopters Holdings Inc. foi adquirida, em julho de 2005, pelo fundo de investimentos Patriarch Partners, LLC. A empresa foi recapitalizada como uma empresa independente, a MD Helicopters, Inc. 

Apesar dos direitos sobre o sistema NOTAR terem ficado com a Boeing, a MD garantiu o direito de continuar aplicando a tecnologia nos atuais modelos e nos desenvolvimentos futuros. Mais à frente, a Boeing então desenvolveu o ULB (Unmanned Little Bird - demonstrator) um helicóptero não tripulado, desenvolvido e construído a partir de um helicóptero comercial MD530F. 

O primeiro protótipo do modelo fez seu primeiro voo em 2004. Depois, em setembro de 2009, o protótipo tripulado "AH-6X", que viria a ser o AH-6i, fez seu voo inaugural. Já o helicóptero "militar" oferecido pela MD Helicopters, o MD540F, foi apresentado ao público durante a Quad-A 2012, tendo feito seus primeiros ensaios de voo um pouco antes do evento, ainda em 2012.


[foto:Rotorhub]
 O problema remonta no fato de que ambos os modelos da Boeing e da MD são baseados na mesma plataforma, o MD530F. Além disso, existem problemas de direitos de propriedade, visto que durante algum tempo, como foi explicado acima, a MD pertenceu à Boeing e esta última passou a ter os direitos autorais sobre alguns de seus produtos, mais especificamente, da linha militar Na ocasião da Quad-A ocorrida em abril de 2012, representantes da MD disseram que não pretendiam confrontar o seu modelo com o da Boeing, referindo-se ao 540F e o AH-6i respectivamente, pois as aeronaves eram destinadas a mercados diferentes. 

Agora, com as duas aeronaves concorrendo ao "posto" do AAS, a Boeing sente que tem motivos para mover uma ação legal. Há entendimento de pessoas especializadas no assunto, que o AH-6i e o MD540F são significativamente diferentes, para poderem competir entre si ao programa AAS.
[foto:csair.cn]
 Além disso, um fato interessante, é que as duas empresas (MD e Boeing) assinaram um acordo de cooperação para a produção do AH-6i para o mercado internacional, com MD fornecendo a estrutura e a Boeing realizando a integração dos sistemas de missão.

 Na ocasião do lançamento do MD540F na Quad-A 2012, o CEO da MD Helicopters, explicitou que o MD540 era uma "arma letal" e que seu modelo era uma aeronave de ataque que podia transportar os mesmos armamentos de um helicóptero de ataque moderno, tais como metralhadoras, foguetes não guiados e foguetes e mísseis guiados a laser, por menos da metade do custo e capaz de infligir praticamente o mesmo dano ao inimigo.




Fonte: RotorHub (por: Tony Skinner)-Via:asas Rotativas-reportagem de Daniel Queiroz/Vídeo:evtrib-Via:Youtube.com

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