28/11/2012

Queda de Helicóptero Robinson R-22 em Maricá


Helicóptero cai em Maricá (RJ) 


O helicóptero Robinson R22, prefixo PP-MEJ, que pertence à Escola de Aviação Helimax, caiu durante um voo de treinamento no Aeroporto de Maricá, no bairro Araçatiba, na manhã de quarta-feira passada (21). O aluno Mario Cesar Silva de Queiroz, 40 anos, e o instrutor Walmar Zanini , ficaram levemente feridos e foram atendidos no local pelo Corpo de Bombeiros de Maricá, sendo liberados. 





 A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que a aeronave estava com os registros em situação regular. Tanto a Inspeção Anual de Manutenção (IAM), quanto o Certificado de Aeronavegabilidade (CA) estavam em dia. 

 As investigações sobre o acidente ficarão a cargo do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), um órgão da Aeronáutica. 

Análises apontarão as causas do acidente que podem ser: falha humana, mecânica ou fatores externos, como vento, neblina ou chuva.

Recordando 

 No mesmo local, em janeiro de 2011, duas pessoas ficaram gravemente feridas após a queda de um helicóptero, modelo Schweizer.

 No momento do acidente era realizado um voo de teste e a aeronave teve problema mecânico . Conhecido como ressonância, um tremor característico nas decolagens, levou o helicóptero de volta ao solo de forma violenta. Socorridos pelo Corpo de Bombeiros, os pilotos foram levados em estado grave para o Hospital Municipal Miguel Couto, no Leblon, Zona Sul do Rio. 

Peritos da Aeronáutica dizem que helicóptero não caiu 


 Peritos da Aeronáutica, que investigam o incidente na quinta-feira com o helicóptero em Araçatiba, na localidade de Maricá, Região Metropolitana, informaram que a aeronave não caiu, mas apresentou problemas durante o pouso e tombou. Bombeiros foram acionados para o local, mas ninguém ficou ferido no incidente. A FAB (Força Aérea Brasileira) vai abrir sindicância para apurar as causas do fato.

NOTA DO BLOG: Com relação ao acidente ,por questões de ética e em respeito as investigações que estão em andamento não devo comentar a cinemática do mesmo, porém saliento que era eu o aluno em questão e que, o acidente acorreu com muita rapidez , vindo a danificar seriamente a aeronave,porém nada sofremos (Eu- Mario Cesar S.Queiroz e o Instrutor Walmar Zanini). Para adiantar alguma coisa ,estava efetuando um voo de Cheque de PPH , quando em uma manobra de Auto-rotação a aeronave que estava sob o comando de meu instrutor ,chegou desestabilizada para o pouso corrido vindo a ter um rolamento dinâmico

Felizmente como já disse nada sofremos , e a Escola de Aviação Helimax está prestando toda a assistência necessária para esclarecimento dos fatos junto ao CENIPA,bem como, todo o apoio ao aluno. Venho ainda enfatizar aqui minha admiração a escola pela filosofia e responsabilidade perante a Segurança de voo e manutenção de suas aeronaves.




 Fonte: O Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar e enviar seu comentário

Voar News Agradece pela sua participação