15/11/2012

China demonstra pela primeira vez ao público seus novos helicópteros de ataque Z-10 e Z-19


China demonstra pela primeira vez ao público seus novos helicópteros de ataque Z-10 e Z-19 


 Dois projetos secretos chineses de helicóptero de ataque foram mostrados ao público pela primeira vez, com a abertura do Zhuhai Air Show na China.

 Ambos os helicópteros Changhe Z-10 e Haifei Z-19 foram fotografados chegando no show no dia 12 de novembro, enquanto o Z-10 participou de uma exibição em voo na terça-feira. No entanto, muitos dos detalhes de ambos os projetos permanecem pouco claros. 



O programa Z-10 remonta à década de 1990, e foi originalmente desenvolvido sob o pretexto de um helicóptero comercial médio chinês (CMH – Chinese Medium Helicopter) para angariar apoio externo. 

 A Pratt &Whitney Canadá para um dos helicópteros forneceu o turboshaft PT6-67C como motor inicial para a aeronave antes de ser multada pelo Departamento de Justiça dos EUA (DoJ) e pelo Departamento de Estado por violações das restrições comerciais de defesa dos EUA. 

A partir de então, com a falta de um mecanismo adequado, os designers foram forçados a tomar uma série de medidas para reduzir o peso do Z-10. 



 De acordo com relatos na mídia chinesa, cerca de 24 aeronaves foram construídas e o primeiro esquadrão Z-10 está declarado como operacional. Ainda não está claro quantos Z-10s serão adquiridos pelo Exército de Libertação Popular da China (PLA). 



 O Z-10 é um helicóptero de ataque que está armado com um canhão na parte frontal e pode carregar mísseis guiados anti-tanque (ATGM) HJ-10, pods de foguetes e mísseis ar-ar TY-90. 

 Enquanto isso, o Z-19 é um derivado do Z-9, com uma configuração de cabina de pilotagem em tandem e uma fuselagem muito modificada para a frente. 

 A existência da aeronave surgiu em 2010, com o lançamento de fotos na internet de um Z-19 com as marcas do PLA. Sendo um desenvolvimento do helicóptero de ataque Z-9W, é provável que o Z-19 vai servir na função de ataque / escolta armada leve, deixando o Z-10 para missões tradicionais de helicópteros de combate.

Fonte:CAVOK/vídeos:hk299792458;IvanXylakantsky-Via :Youtube.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar e enviar seu comentário

Voar News Agradece pela sua participação