11/02/2011

Gestão do espaço aéreo superior alemão começa a ser realizada com tecnologia da Indra

Gestão do espaço aéreo superior alemão começa a ser realizada com tecnologia da Indra


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http://www.gabaritosonline.com/wp-content/uploads/2009/05/gabaritos-decea.jpg A companhia lidera com êxito a implementação do sistema de gestão do tráfego aéreo P1/VAFORIT, em Karlsruhe, o principal centro de controle na Alemanha.

Com isto, os sistemas da Indra passam a gerenciar todo o espaço aéreo superior alemão.

O provedor de serviços de navegação aérea da Alemanha, a DFS Deutsche Flugsicherung GmbH (DFS), anunciou que o centro de controle de Karlsruhe concluiu com êxito a fase inicial do novo sistema P1/VAFORIT de gestão de tráfego aéreo, cuja implantação foi liderada pela Indra.

Com isto, todo o espaço aéreo superior alemão será gerenciado com tecnología da Indra.

O sistema Vaforit se distingue do demais por responder todos aos criterios de gestão por trajetoria 4D (3D + Tempo).

Este novo modelo oferece maior flexibilidade ás companhias aéreas para selecionar a rota mais conveniente em função do destino de suas aeronaves, reduzindo o tempo de voo, o consumo de combustível e as emissões de C02.

Desta forma, a Indra se torna a primeira companhia na Europa que conseguiu implantar um sistema com estas características, posicionando-se à frente das demais empresas do setor.

Neste sentido, a Indra já se adiantou às suas concorrentes em 2008, após completar com êxito o desenvolvimento e implantação do primeiro sistema de gestão de planos de voos (FDPs-Flight Data Processing system) com tecnologia de gestão flexível do tráfego no centro de controle de Maastritcht (Holanda), dirigido pela Eurocontrol.

Este sistema é o elemento chave de um sistema de gestão baseado em predição de trajetória.

Depois deste primeiro sucesso, a companhia dá um novo passo ao liderar o projeto pioneiro de implantação completa de um sistema de gestão do tráfego aéreo baseado em predição trajetória 4D.

Além disso, trata-se de um dos centros de controle que suporta maior tráfego aéreo do continente (1,3 M de voos em 2009).

De Karlsruhe se organiza a maior parte do tráfego de aeronaves em rota que sobrevoam a Alemanha. No resto do espaço aéreo alemão também se utilizam sistemas da Indra.

A companhia tem implementado seu sistema de gestão de planos de voo, tanto nos centros de controle do espaço aéreo inferior e de aproximação, como no centro de controle multinacional de Maastricht, responsável pelo controle do nordeste do país.

A implantação do sistema P1/VAFORIT também está inscrita no programa iTEC (interoperability Through European Collaboration) uma coopeeração entre o DFS, prestador de serviços de navegação aérea britânico (NATS) e o espanhol (AENA), com a Indra como seu parceiro tecnológico.

Este programa busca avançar no desenvolvimento de sistemas de gestão de tráfego aéreo interoperáveis.

O objetivo é melhorar a gestão dos voos entre países distintos e ao mesmo tempo responder aos objetivos estabelecidos pelo projeto de criação do Céu Único Europeu. P1/VAFORIT é a primeira versão do sistema iCAS (iTEC Center Automation System), a nova geração de sistemas de gestão do tráfego aéreo baseado em predição de trajetória 4D de DFS.

Os sistemas de gestão por trajetória são de fato um dos eixos do projeto do Céu Único, já que fornecerá á rede de centros de controle aéreo do continente dados sobre o perfil 4D de todas as aeronaves previstas.

Isso ajudará aos controladores na resolução de possíveis conflitos entre aeronaves com bastante antecedência e melhorará a precisão com que se planejam as operações aéreas, o que irá resultar em mais pontualidade e menos cancelamentos nos aeroportos.

A Indra conta com esta tecnologia avançada para comercializar também em outras partes do mundo.

Na verdade, no ano passado a Indra realizou um ambicioso projeto de renovação dos sistemas de gestão do tráfego aéreo em Omã que incorporará todas essas características.

Um sistema altamente automatizado - A interface com o usuário é um dos aspectos que mereceu maior cuidado durante a implantação do novo sistema P1/VAFORIT.

O objetivo é facilitar que os controladores possam tirar partido máximo das tecnologias disponíveis. Nesse sentido, está sendo feita também a transição para um sistema digital em substituição ás clássicas fichas que representam cada um dos voos.

Este sistema facilita a consulta intuitiva da informação relativa a cada voo.

A Indra é a multinacional de Tecnologias da Informação número 1 na Espanha e uma das principais da Europa e América Latina.

É a segunda companhia europeia de seu setor por investimento em P&D, com cerca de 500 M? investidos nos últimos três anos. Conta com mais de 30.000 profissionais e com clientes em mais de 100 países.

Indra no Brasil-A Indra está presente no Brasil desde 1996, conseguindo ao longo destes anos, uma sólida posição nos mercados de administração pública, telecomunicações e indústria e consumo.

A companhia se destaca no país pela sua experiência no mercado de energia e utilities, onde a multinacional tem se posicionado como referência, apontando o crescimento de seus profissionais e tecnologia de ponta.

No Brasil possui uma ampla cobertura no território nacional, somando mais de 40 clientes.

Do mesmo modo, a Indra trabalha no Brasil com importantes companhias de setores como telecomunicações e indústria e consumo, além disso, mantém contrato de BPO com importantes companhias aéreas do país.


Fonte:Portal Fator Brasil

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