05/04/2011

Representante da ANAC apresenta políticas de segurança adotadas na aviação

Representante da ANAC apresenta políticas de segurança adotadas na aviação



Henrique Helms esteve com empresários em Caxias do Sul

O representante da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAc) na Região Sul, que atua como coordenador da Gerência de Vigilância de Operações da Aviação Geral em Porto Alegre, Henrique Helms, foi o palestrante da reunião-almoço da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) no dia 04 de abril (segunda-feira).

Ele falou sobre a filosofia e política de segurança operacional da Anac, com destaque para as iniciativas de identificação de perigos e gerenciamento de riscos.

Helms divulgou a missão da empresa: “Promover a segurança e a excelência do sistema de aviação civil, de forma a contribuir para o desenvolvimento do País e o bem-estar da sociedade brasileira”. Segundo ele, o gerenciamento de riscos é uma das principais atribuições da Anac.

Entre as medidas, está a implementação da manutenção preventiva, por meio do aperfeiçoamento da tecnologia embarcada e da rede de dados por sistemas digitais, que monitora falhas e problemas comunicação no tráfego aéreo.

Naturalmente as lideranças da CIC e participantes do evento levaram ao conhecimento do palestrante as reivindicações da cidade no que diz respeito ao aeroporto regional Hugo Cantergiani e ao futuro aeroporto internacional da Serra Gaúcha.

Embora não seja da competência de Helms, o representante da Anac na Região Sul se comprometeu de levar adiante as demandas da entidade. Ele comentou que a região é muito rica e certamente precisa da atenção dos governos e empresas.

Sobre o fato de apenas uma empresa aérea operar em Caxias (Gol Linhas Aéreas), Helms pontuou que “quem faz o preço é o mercado”.

De acordo com ele, o aeroporto privado pode ser uma saída para o Brasil, tendo em vista que os principais países possuem aeroportos independentes de governos.

Porém, ele ressaltou que a Infraero continuará existindo, já que alguns aeroportos, embora não sejam prósperos economicamente, são de interesse nacional para facilitar o deslocamento de pessoas e promover o progresso.

O mercado da aviação é um dos que mais cresce no País. Para se ter uma ideia, em 2010, foram transportados no Brasil 150 milhões de passageiros. Visando à formatação, coordenação e supervisão de políticas públicas voltadas para esse setor, o governo federal criou em março a Secretaria Nacional da Aviação (SAC).

A partir de agora, a atividade de aviação civil não está mais subordinada ao Ministério da Defesa. Caberá à Secretaria, que possui status de Ministério, administrar a Agência Nacional da Aviação (Anac) e a Infraero.

O aeroporto regional de Caxias do Sul Hugo Cantergiani possui três voos diários e transporta 15mil passageiros por mês.

Presenças políticas- O secretário de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano do Rio Grande do Sul, Luiz Carlos Busato, esteve presente na reunião-almoço e divulgou novidades sobre a Fundação de Planejamento Metropolitano e Regional do Rio Grande do Sul (Metroplan). “Queremos que a Metroplan deixe de ser um escritório de ônibus para ser um escritório de projetos para a região.

A Metroplan será agente de planejamento e vai colaborar nas lutas pertinentes da cidade, como aeroporto e trem”, destacou.

Fonte:Portal Fator Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar e enviar seu comentário

Voar News Agradece pela sua participação