30/04/2011

Forgotten Aircraft Segunda Parte: Douglas DC-4E

Série Aeronaves Esquecidas Segunda Parte

Hoje contaremos a história do Douglas DC-4E

Douglas DC-4E

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjrs44pscj7o4RYucEq3toZOmM6nyVCfz_WOEE2YzYJV1jKuz39uxQ0wFKiGnYZdbGAtSy6S723gqpK51iLYbnD_CfL6Qx-TvpeED_umg01Qbviym7yYSJBxiNeHfIFMH1RiQM68ubF6w0/s1600/Douglas_DC-4E_ramp.jpg

O Douglas DC-4 era um avião experimental que foi desenvolvida antes da Segunda Guerra Mundial.




Também denominado militarmente de C-54 Skymaster, foi um quadrimotor comercial da Douglas, lançado pouco antes da Segunda Guerra Mundial, sendo uma aeronave muito bem sucedida e largamente empregada durante décadas, como transporte militar e aeronave comercial. De fato, alguns exemplares sobrevivem até hoje, mais de 60 anos depois do encerramento da sua linha de produção, em 1947.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhD6tp_JJV2egwVrdUA8xPaRS3Cz1m0Ajzy9RSpgyv0zUNhkRSUniG8aQle8eAV8fGpWjGuUp_FmiuPeH-eaaUtHx-5bC9L2b3BVBtRqRGN7rlFgYs86QHxSZhsapUiwAKB2-gG7JqYA8k/s1600/DC4E+3.jpg

O projeto teve origem em 1935 a partir de uma exigência da United Air Lines.

O objetivo foi desenvolver um substituto muito maior e mais sofisticado para o DC-3, antes mesmo que o primeiro DC-3 pudesse voar.

Houve bastante interesse de varias companhias aéreas,entre elas a American Airlines,a Eastern Air Lines, Pan American Airways , que se juntou a TWA e se uniram com o fornecimento de US$100.000 dólares cada para o custo de desenvolvimento do novo avião.

Com uma capacidade prevista de 42 passageiros, o DC-4 (como era então conhecido) teria o dobro de capacidade para transporte pessoas em poltronas, ou 30 leitos semelhantes às que equipavam o modelo DST (Douglas Sleeper Transport), um modelo de transporte-dormitório do DC-3. que o DC-3. O desenho da aeronave lembrava nitidamente o DC-3, especialmente na parte dianteira.

O que muitos não sabem, entretanto, é que houve outro projeto anterior denominado DC-4: foi o Douglas DC-4E ("E" de Experimental), um avançado projeto de quadrimotor, muito mais sofisticado que o Skymaster, mas que não passou do estágio de protótipo.

Seria o primeiro avião de grande porte , com trem de pouso triciclo.

Outras inovações incluíram unidades auxiliares, de energia impulsionando os controles de voo, alternando sistema de corrente elétrica e ar condicionado.


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhZXzYPQf4_cxapGfjyHmpPxubv-6Faeo-Ogs3-WiZMjPCPe0UqYWzKT7H-mhHoRDGrOJtVF9dq6wGisYbIOVG0ZJY3OiETVUHHMizDKccZsOMJfA37aB5z4lF5px8ut1zMssM9pF7ijqQ/s1600/Douglas+DC-4E+over+NYC.jpg

Pressurização da cabine também foi planejado para as aeronaves em produção .

A aeronave também contou com uma cauda com três novos estabilizadores verticais. Isso proporcionou uma área de estabilizador vertical suficiente para permitir que a aeronave decolasse com apenas dois motores do mesmo lado em funcionamento ,permitindo ainda que a aeronave coubesse nos hangares existentes. A configuração era bastante semelhante à que seria empregada nos Lockheed Constellation anos mais tarde.

As asas eram semelhantes às usadas no DC-3, com um bom enflechamento no bordo de ataque e bordo de fuga quase reto.

Uma característica bem interessante do DC-4E era uma segunda fileira de janelas de cada lado da fuselagem , acima das janelas normais, no mesmo nível das camas que seriam instaladas na versão dormitório.


O primeiro protótipo voou em 7 de junho de 1938 a partir do trevo de Campo em Santa Monica, Califórnia.

O DC-4E foi usada pela United Air Lines para a avaliação em serviço durante 1939.

A Operação da aeronave foi notavelmente livres de problemas. No entanto, os sistemas complexos provaram ser caro de se manter e o projeto foi abandonado em favor de uma concepção menos complexa que o Designe de quatro motores.

A United Airlines usou o avião para avaliação operacional em serviço, logo após a certificação, mas o mesmo não impressionou positivamente. A Pan Am e a TWA acabaram deixando o projeto e encomendaram o menor e mais simples, mas pressurizado, Boeing 307 Stratoliner.

A Douglas então decidi abandonar o projeto e criar um outro avião, também quadrimotor e triciclo, mas bem mais simples e mais conservador, que também foi denominado DC-4, praticamente um DC-3 ampliado, de deriva simples, quadrimotor e triciclo, sem pressurização.


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhuvrHcf_RrfVrcIwhnv4K-EdC-O5IIUs6d9ylsawj8pPjmBS7d_W3_ZiuHhUBPt6LHG2W3ikJWNhf0heSdTBMNtbbPWxSkUokb5Ze8MOlUVHzfvxusk2_-nNbu3f5NRqd0Dw7jscy-9f4/s1600/douglas_dc4_skymaster_2_large.jpg

Um novo projeto foi designado DC-4E para diferenciar do projeto anterior(E para "experimental ").

O DC-4E foi vendido para o Japão, que buscou comprar aviões ocidentais para avaliação e transferência de tecnologia durante este período. O projeto acabou se tornando a base do Bombardeiro G5N Nakajima.Esse avião, no entanto, padecia do mesmo desempenho decepcionante que tirou o DC-4E do mercado civil americano, e os seis únicos exemplares fabricados foram relegados ao serviço de transporte militar.

Fonte:;Cultura Aeronáutica/Vídeo :-Via :Youtube.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar e enviar seu comentário

Voar News Agradece pela sua participação