19/04/2011

Governo francês autoriza nova tentativa de resgate do voo 447

Governo francês autoriza nova tentativa de resgate de corpos do voo 447


Autoridades do Cenipa falam sobre a autorização do governo francês para o resgate dos corpos das vítimas do voo 447 / Foto: André Coelho

BRASÍLIA - O departamento de investigação de acidentes da França, Le Bureau d'Enquêtes et d'Analyses (BEA), lançará no próximo dia 22 uma missão para tentar resgatar as duas caixas-pretas e corpos das vítimas do acidente com o voo 447 da Air France, que caiu a cerca de mil quilômetros da costa brasileira, em 31 de maio de 2009.

Um navio francês de grande porte, adaptado para cabeamento submarino, será o responsável pela operação, patrocinada pelo governo francês com a participação de representantes da Aeronáutica. Segundo o chefe do Centro de Investigação e Prevenção de Aeronáuticos (Cenipa), brigadeiro Carlos Alberto da Conceição, no entanto, os corpos estão a 3.900 metros de profundidade e não há certeza de condições técnicas para ao resgate.

Segundo o brigadeiro, os corpos estão a 3.900 metros de profundidade e não há certeza de condições técnicas para ao resgate.

- Essa é a boa notícia. Mas é importante frisar que é apenas uma tentativa. Existem diversas questões técnicas envolvidas na operação - afirmou o chefe do Cenipa.

O local da busca foi definido no começo de abril, após equipamentos contratados pela França terem identificado um número significativo de destroços de grande parte da fuselagem, onde fotografias revelaram também a existência de corpos. As buscas ocorrerão cerca de 15 quilômetros de onde se presume que caiu o avião.

De acordo com Carlos Alberto da Conceição, a decisão de tentar resgatar corpos foi informada às autoridades brasileiras na manhã desta terça-feira pelos investigadores franceses.

O brigadeiro disse que a confirmação foi dada ao coronel Luís Cláudio Lupoli, militar brasileiro que participa das operações de investigação com as autoridades francesas.

Os franceses não disseram, no entanto, se as buscas por corpos continuará depois de encontrarem as caixas-pretas - isso se as caixas-pretas forem encontradas e puderem ser recolhidas.

- Não foi definida uma prioridade (entre corpos ou equipamentos). As investigações são de responsabilidade do Estado Francês. Há otimismo quanto às caixas-pretas, porém o resgate de corpos depende de uma série de outras questões técnicas - afirmou o comandante.

O BEA iniciou no dia 25 de março uma quarta fase de buscas no mar para encontrar os destroços do voo AF 447.

Fonte:O Globo-Por:Roberto Maltchik; O Globo e Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar e enviar seu comentário

Voar News Agradece pela sua participação