16/04/2011

Incidente com ATR-72 atribuido a falha de manutenção do leme

Incidente com ATR-72 atribuído a falha de manutenção do leme


http://www.enviro.aero/blog/2009/10/01/ATR_42-600_web.jpg

Investigadores alertam os operadores de ATR ,que um componente crucial do leme pode ser instalado incorretamente no turbohélice,depois que uma tripulação da empresa Air Contractor teve sérios problemas após decolar de Edimburgo a um mês.

O AAIB do Reino Unido (Escritório de Inspeção e investigação à Acidentes aéreos do Reino Unido),determinou que o ATR sofrera uma manutenção de rotina em seu leme antes do voo em 15 de Maio.

Como o ATR pode chegar a um nível de voo 230 (FL 230) ,e alcançar uma velocidade de 185 Kt(nós),a essa velocidade ocorreu uma guinada de 5° a 10° a esquerda,quando a guarnição do leme indicava que estava centralizado.

O Co-piloto imediatamente desengatou o piloto automático e aplicou Aleron e leme à direita na tentativa de corrigir a rolagem e um deslisamento lateral.

Alguns 15° a 20° foram necessários para manter a aeronave em uma posição constante,e a tripulação em seguida solicitou uma vetoração de volta a Edimburgo.

O Copiloto teve que operar o manche com as duas mãos afim de manter o controle direcional,enquanto o comandante operava as manetes de potencia durante a fase de aproximação final-informou o AAIB.

Nenhum dos dois pilotos ,que eram os únicos ocupantes da aeronave saíram feridos .

O AAIB constatou que a manutenção em Edimburgo envolveu o desmontar do leme da unidade da limitação de curso,um sistema que reduz a deflexão do leme a velocidades acima de 185 Kt.

Duas câmaras fazem parte do mecanismo de acoplagem que servem para reduzir a autoridade ,enquanto a câmara da esquerda tinha sido instalada corretamente ,a câmara do lado direito tinha sido transposta até 180°.

"Nem uma inspeção independente ,nem um teste de funcionamento da unidade de precisão ,foi feita"-disse a AAIB,embora um teste na unidade após a remoção ou instalação seja exigido pelo manual de manutenção da aeronave.

A montagem incorreta só foi descoberta após o incidente e o AAIB diz que o manual de manutenção não indica que a câmara pode ser instalada de forma errada ,o que pode levar o leme a um comando errado em voo.

O órgão pediu a ATR que informe aos operadores do problema em potencial e que revejam os procedimentos nos manuais de manutenção.


Aqui no Brasil temos como operadores dos ATR:

  • TRIP Linhas Aéreas,
  • Azul Linhas aéreas.
  • Pantanal Linhas Aéreas
  • Total Linhas Aéreas
e mais recentemente a JadLog operando apartir de Jundiaí.

O
ATR-42 Aerospatiale é uma aeronave de médio-porte e propulsão turbo-hélice combinada com asas altas, fabricada pela Avions de Transport Regional, utilizado principalmente pelas linhas aéreas regionais.

O ATR-42 começou a ser produzido no início da década de 80, e desde então mais de 700 unidades estão voando no mundo inteiro, inclusive no Brasil, comprovando assim as características deste bimotor turbohélice para transporte regional de passageiros.




Fonte:flightglobal;Wikipédia/vídeo:Youtube.com

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