30/07/2010

NAe São Paulo volta a navegar

NAe São Paulo volta a navegar


Após cerca de cinco anos de reparos e modernizações, nau capitânia da Marinha do Brasil volta ao mar.

O dia 28 de julho de 2010 entra para a história operacional do navio-aeródromo (NAe) A12 São Paulo da Marinha do Brasil.

A data marca a volta ao mar da nau capitânia da Esquadra brasileira após cerca de cinco anos de PMG (Período de Manutenção Geral), quando foram feitos extensos reparos e modernizações em todo navio no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ).

O NAe São Paulo passará agora por uma intensa fase de testes e provas antes de ser declarado novamente operacional.

Durante o PMG, o navio chegou a ir ao mar uma vez, em 2007, mas retornou logo em seguida quando ficou constatado um problema em um de seus eixos.

Com a falha, o São Paulo voltou ao AMRJ e passou por uma grande reforma no sistema de propulsão.


Em 2008, outras partes do navio começaram a ser revitalizadas e modernizadas, como a catapulta lateral, que passou por uma revisão completa, além da adoção de novos sistemas de comunicações, guerra eletrônica e instalação de lançadores de mísseis de curto alcance para defesa de ponto.

Com o retorno do São Paulo ao mar e, se tudo correr bem, a reincorporação do navio à frota operacional da Marinha do Brasil, o país passará a contar novamente com um tipo de navio capaz de ampliar exponencialmente as capacidades de combate de uma frota naval e que está presente em poucas marinhas pelo mundo.


http://www.defesabr.com/MD/Planobrasil/Programatitan/Sao_Paulo-Vistas.jpg

A Marinha do Brasil espera utilizar o A12 para continuar a desenvolver as doutrinas de operações com aeronaves de asa fixa e rotativa da aviação naval, preparando o terreno para os futuros desafios que a Força Naval terá de enfrentar para cumprir a Estratégia Nacional de Defesa.

Os planos incluem a operação de dois novos porta-aviões, dezenas de aeronaves de asa fixa para defesa de frota, ataque, transporte, reabastecimento em voo e controle aéreo, além de novas aeronaves de asa rotativa como o UH-15 (EC-725) e o MH-16 (S-70B) recentemente adquiridas.




Fonte:Defesa BR/Video:Youtube.com

Um comentário:

  1. A Marinha não tem condições de manter um navio velho, vai querer manter dois? Por qual motivo deram baixa do A-11 Minas Gerais, já que esse ainda estava tão bom quanto o A-12?

    ResponderExcluir

Obrigado por participar e enviar seu comentário

Voar News Agradece pela sua participação