15/07/2010

Ministério da Defesa deflagra maior operação conjunta já realizada.

Ministério da Defesa deflagra maior operação conjunta já realizada.




O Ministério da Defesa coordenará a partir do próximo dia 19 a operação Atlântico II, a maior operação envolvendo as três forças já realizada.

O exercício tem previsão para terminar no dia 30 de julho.

Marinha, Exército e Força Aérea atuarão em conjunto em uma operação de guerra simulada tendo como cenário o Oceano Atlântico e seus desafios.

Duas situações deverão ser abordadas durante a operação, a defesa dos campos de petróleo e cidades relacionadas a distribuição e refino, e a repressão da pesca ilegal em mar aberto, principalmente no entorno dos arquipélagos de Fernando de Noronha e São Pedro e São Paulo.

O objetivo da operação é treinar as forças armadas na defesa das riquezas da Amazônia Azul, riquezas essas que vão desde a fauna e flora submarina, até os minerais e os grandes campos de petróleo.

Acredita-se que a Amazônia Azul tenha a mesma ou maior importância que a Amazônia Verde em vários sentidos, inclusive econômicos, ambientais e científicos.

Visando a manutenção da capacidade de proteger permanentemente essa importante parte do território brasileiro, a operação Atlântico II será deflagrada no mar, terra e ar, com o Exército protegendo instalações em terra, a Marinha patrulhando e reprimindo agressões no mar, e a Força Aérea patrulhando e combatendo do ar. Cerca de 10mil militares estarão envolvidos na operação.

A Marinha do Brasil atuará na defesa de ilhas oceânicas, controle da área marítima, operação anfíbia, operações especiais, defesa de portos e áreas sensíveis, contra medidas de minagem e minagem defensiva de portos.

O Exército Brasileiro fará a defesa de infra-estruturas energéticas (Angra dos Reis e Macaé), defesa da costa, defesa de indústrias de material de defesa, operações especiais, defesa externa de portos e terminais petrolíferos.

A Força Aérea Brasileira realizará a patrulha marítima, missões de ataque, transporte aéreo logístico, e coordenação e controle do espaço aéreo.

As forças armadas aproveitam a oportunidade para realizar também atividades sociais nos locais em que a operação se estender como, por exemplo, apoio atendimentos médicos e odontológicos.

Será oportuno também para difundir a importância da Amazônia Azul e sua preservação.

Fonte:Defesa BR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar e enviar seu comentário

Voar News Agradece pela sua participação