24/07/2010

FAB & Embraer anunciam acordo para desenvolvimento conjunto do KC-390

FAB & Embraer anunciam acordo para desenvolvimento conjunto do KC-390

http://pbrasil.files.wordpress.com/2010/02/kc390-4.jpg

Foi anunciado durante uma coletiva de imprensa na feira aeronáutica de Farnborough, Inglaterra, um acordo de intenção de compra pela Força Aérea Brasileira de 28 unidades do cargueiro a jato KC-390, em desenvolvimento pela Embraer em conjunto com a própria FAB para o mercado interno e principalmente externo.

Um contrato marcando o pontapé inicial do projeto já havia sido assinado em 2009, durante a LAAD '09 no Rio de Janeiro, e na época se falava em uma encomenda inicial de 22 aeronaves, de modo que o atual acordo surpreende por superar essa expectativa.

A Embraer prevê a necessidade de um investimento de cerca de R$3 Bilhões por sete anos, e espera exportar cerca de 200 unidades durante os primeiros 10 anos da fase de produção da aeronave, que visa substituir parte da frota mundial de C-130 Hércules.

Outro número que surpreendeu neste acordo foi a capacidade de carga da aeronave, que era estimada em 19 toneladas na LAAD '09, e agora foi recalculada para 23 toneladas e meia.

Isso se deve a integração da empresa com a FAB, com militares experientes em transporte de carga e tropa auxiliando no projeto da aeronave, testando todas as possibilidades e modificações imaginadas pelos engenheiros em uma maquete do compartimento de carga construída nas instalações do DCTA, Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial.

O KC-390 deverá ser capaz de operar em pistas de terra semi preparadas e pistas pavimentadas curtas, e como adiantado pelo Defesa Brasil ano passado, deverá possuir Head Up Display e sistema de liberação automática de carga similar ao utilizado pelo C-17 Globemaster.

Algo que preocupava os militares e engenheiros na época era o desenho das asas que deveria oferecer sustentação suficiente para a velocidade adequada de lançamento de tropa pára-quedista, algo complicado para uma aeronave a jato, mas que atualmente parece ser um desafio superado pela Embraer.

O projeto já despertou o interesse de vários países, tanto no desenvolvimento e construção, como na compra direta do aparelho.



Fonte:Defesa BR-Videos :Youtube.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar e enviar seu comentário

Voar News Agradece pela sua participação