22/12/2008

Skyhawk A-4 historia

McDonnell Douglas A-4 Skyhawk

















Relativamente pequeno, compacto e leve, o Douglas A-4 Skyhawk é um bombardeiro de ataque naval monoplace em uso desde de 1956. A primeira geração de Skyhawk abrangeu as variantes até o A-4F. O protótipo XA4D-1 voou pela primeira vez em junho de 1954, com um turbo-jato Wright J65.

A estrutura era muito forte, devido ao uso de longarinas inteiriças de ponta a ponta das asas, usinadas de pranhas maciças, a espessura relativa do perfil das asas era pequena e dava ao aparelho uma velocidade bem maior que a da maioria dos caças da época, mais slat´s automaticos nas asas, deriva de incidência variavel e trem de pouso triciclo de longo curso no nariz, o que o fazia um avião embarcaçado de alto desempenho.

Depois de construir 165 A4D-1, o fabricante passou para o modelo A4D-2( depois reabtizado de A-4B ), capaz de levar misseis ar-superficie Matin Bullpup e equipado com computador de navegação e bombardeio, leme acionado a motor e dispositivos para reabastecimento em vôo.

Foram fabricados 542 exemplares, para a Marinha e para os Fuzileiros. na decada de 60, 66 deles foram reconstruidos nos padrões A-4P e A-4Q, para a Força Aérea e a Marinha da Argentina. Esses aviões tiveram muita ação na Guerra das Malvinas em 1982, mais quarenta foram reconstruidos como A-4S para a Cingapura que ainda os utiliza, mas usando canhões de 30mm ao inves dos tradicionais 20mm.

Na Guerra do Vietan foram usados aparelhos A-4C, dos quais 638 haviam sido entregues em 1959, hoje restam poucos deles, mas estão em condições de reconstrução, na decada de 60 muitos foram reconstruidos e modernizados com uma concunda na fuselagem, onde é levado diversos equi´pamentos eletronicos, muitos foram enviados a Israel, que é um dos principais usuarios do modelo fora dos EUA, outros foram empregados na Guerra do Golfo, sendo os sobreviventes usados pelo Kuaiwt vendidos ao Brasil e posteriormente modernizados, mas estes são um tipo diferente dos que habitualmente foram construidos, tem muitas diferenças interessantes, uma é que as estruturas estavam em otimas condições e o modelo de motorização é superdimencionado para a celula, o que traz uma reserva de energia muito melhor e desempenho superior aos outros modelos.

Caracteristicas : " A-4F Skyhawk "
Motor : 1 - turbo jato Pratt & whitney J52-P-8A
empuxo : 4.220 kg de
Desempenho :
Velocidade máxima 955 km/h
Teto operacional 10.365m
Alcance máximo 3.305 km ( 3 tanques externos )
Razão inicial de subida 1.715 m/min
Dimenções :
Comprimento 12,27 m
Envergadura 8,38 m
Altura 4,57 m
Peso vazio 4.740 kg


Peso carreg.
12.435 kg

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