31/12/2008

Hamas diz que pára de lançar foguetes se Israel levantar bloqueio à Faixa de Gaza

Palestinos pedem o fim dos bombardeios e a abertura das fronteiras.
Israelenses rejeitaram trégua de 48 horas proposta pela França


O Hamas disse nesta quarta-feira (31) que está disposto a aceitar uma proposta de cessar-fogo na Faixa de Gaza se Israel concordar em interromper os bombardeiros e também levantar o bloqueio ao território palestino.

A informação foi divulgada por Ayman Taha, um líder do movimento. O anúncio foi feito pouco depois de o premiê de Israel, Ehud Olmert, ter descartado um cessar-fogo de 48 horas proposto pelo governo da França.

Os pesados ataques aéreos à região palestina controlada pelo Hamas entraram em seu quinto dia, e militantes palestinos continuam lançando foguetes contra território israelense. Até agora, o número de palestinos mortos chega a 375, e quatro cidadãos de Israel morreram em ataques com foguetes.

"A proposta não contém garantias de nenhum tipo de que o Hamas vai parar com os foguetes e o contrabando", disse Yigal Palmor, porta-voz do ministério israelense de Relações Exteriores. Segundo Israel, novos foguetes palestinos foram lançados nesta quarta contra a cidade de Beersheba.

A rejeição à trégua ocorre mesmo com o aumento da pressão internacional sobre Israel pelo fim dos ataques. A proposta de cessar-fogo havia sido feita pela França.

O ministro francês das Relações Exteriores, Bernard Kouchner, se disse contrário à iminente operação terrestre do exército israelense em Gaza. "Não desejo que haja uma ação terrestre porque acredito que não existe uma solução terrestre e que isto provocará muito mais mortes", afirmou Kouchner, entrevistado pela emissora de rádio francesa RTL

Foto: AFP

Vista nesta quarta-feira (31) de prédios do Hamas na Cidade de Gaza, destruídos pela ofensiva israelense. (Foto: AFP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar e enviar seu comentário

Voar News Agradece pela sua participação