26/12/2008

Gol promete reduzir atrasos no réveillon

Cinco problemas da companhia foram discutidos durante reunião com Anac.
Para fim do ano, todos os guichês serão ocupados nos horários de pico.














Do G1, no Rio

A presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Solange Vieira, se reuniu na tarde desta sexta-feira (26) com representantes da Gol, que se comprometeram a resolver cinco problemas específicos que causaram os atrasos neste fim de ano. A principal medida que, segundo a companhia, será adotada antes do fim do ano, é ocupar todos os guichês de check-in da empresa nos horários de pico nos principais aeroportos do Brasil – Brasília (DF), Galeão Tom Jobim (Rio) e Cumbica (São Paulo). Com isso, a Anac e a Gol acreditam que as filas serão reduzidas.

A empresa, segundo Solange, ainda apresenta níveis de atraso – 40% dos vôos fora do horário - acima do que é considerado aceitável pela Anac, que é de 15% a 20%.

Além de pôr em funcionamento todos os guichês, a empresa terá que informar aos passageiros o tempo previsto de espera na fila.

De acordo com Solange, no sábado (20), os atrasos na Gol chegaram a 60%. Ela afirmou, entretanto, que a situação não é de caos aéreo:

"A gente não tem situação de caos. Os atrasos acima de uma hora são inferiores a 10%. No período em que teve mais atraso a gente oscilou entre 15% e 16%. Isso é um desconforto para o passageiro, mas está longe de ser uma situação onde o passageiro não consiga embarcar", explicou.

Check-in unificado

O sistema de check-in unificado de Varig e Gol também foi outro assunto discutido entre a agência e a empresa. Segundo a Anac, o prazo prometido pela empresa para unificar as operações das duas companhias, 19 de dezembro, foi descumprido, o que faz com que o tempo de check-in seja superior ao previsto.

“A punição vai ser feita. A Anac não tem como suspender vôos, que seria a pior punição para a companhia nesse momento, porque eu prejudico o consumidor. Quem ia ficar sem embarcar seria o passageiro. Na pior das hipóteses, é melhor embarcar com algum atraso do que não embarcar. Então, nesse caso, que ela não cumpriu [a data estabelecida] a punição vai ser financeira”, ressaltou Solange, complementando que a multa pode variar de R$ 2 mil a R$ 200 mil.

“A gente vai fazer um relatório global para cada companhia e aplicar um tipo de multa só para o conjunto de problemas que a gente identificou.”

http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/

A Anac concedeu um outro prazo para a unificação, até 18 de janeiro. Caso contrário, a empresa terá novas autorizações de vôos suspensas.

Tempo de solo das aeronaves

O tempo de solo das aeronaves da Gol em Brasília e no Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio, é superior ao previsto na malha aérea. Para isso, a partir de janeiro, no dia 26, a empresa deverá rever esse tempo. Caso as adequações não sejam feitas, os vôos poderão ser cancelados.

“A companhia informou que vai tomar providências imediatamente em relação ao tempo de solo, posição de check-in e, na questão do check-in, também vamos avaliar com a Infraero a possibilidade de abrir posições no terminal 2 para vôos domésticos da Gol, que hoje são feitos no terminal 1.”

A Gol justificou atrasos com o aumento da ocupação dos vôos, que aumentou de 58% em novembro para 80% no período de fim de ano. Para Solange Vieira, a empresa subestimou o movimento da época.

O fechamento dos aeroportos por causa do mau tempo também foi uma das justificativas usadas pela companhia aérea. Segundo a Anac, a Gol informou que há necessidade de espera de passageiros que venham dos vôos atrasados, já que a companhia não está conseguindo alocá-los em outros vôos.

Nota oficial

A Gol confirmou que vai atender a todas as solicitações da agência em nota oficial:

"Em reunião realizada nesta sexta-feira (26.12) no escritório da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), no Rio de Janeiro (RJ), a Gol se comprometeu a atender a todas as solicitações feitas pela agência reguladora. Entre as considerações feitas pela Anac para o curto prazo, que serão prontamente atendidas pela Gol, estão a ocupação de todas as posições de check in no Terminal 2 do Aeroporto do Galeão – Antonio Carlos Jobim (RJ) e o reforço no atendimento aos passageiros nos horários de pico nos principais aeroportos do país – além do Galeão (RJ), Cumbica (SP) e JK – Brasília (DF)", diz parte da nota.

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