01/10/2009

PF não aponta culpados no acidente da TAM

PF não aponta culpados no acidente da TAM em 2007


Inquérito foi concluído e enviado ao Ministério Público Federal na sexta.


Conclusão é de que acidente teria sido causado por erro dos pilotos.

Apostila Concurso Polícia Federal AgenteApós dois anos e dois meses de investigação, a Polícia Federal (PF) concluiu o inquérito sobre o acidente com o voo 3054 da TAM sem apontar culpados pela maior tragédia da aviação brasileira, que deixou 199 mortos em São Paulo no dia 17 de julho de 2007.

O relatório final, enviado na sexta-feira (25) à 1ª Vara Federal Criminal de São Paulo, não traz nenhum indiciamento.

O Ministério Público Federal (MPF) tem agora três alternativas: arquivar o caso, pedir novas diligências ou oferecer denúncia contra quem considerar responsável pelo acidente, independentemente do relatório da PF.

A PF alega não ter encontrado nexo de causalidade que vinculasse a tragédia às pessoas que, de alguma forma, tinham responsabilidade sobre o aeroporto, o avião ou o setor aéreo.

Na prática, a conclusão é a de que o acidente teria sido causado exclusivamente por um erro dos pilotos do Airbus 320.

As caixas-pretas do avião indicam que os comandantes Kleyber Lima e Henrique Stefanini di Sacco manusearam os manetes (aceleradores) de maneira diferente da recomendada.

Um deles permaneceu na posição de aceleração, deixando a aeronave desgovernada.

O jato varou a pista do Aeroporto de Congonhas, cruzou a Avenida Washington Luís e bateu no prédio da TAM Express a 175 quilômetros por hora. O entendimento da PF diverge do da Polícia Civil paulista e do Ministério Público Estadual (MPE).

"O fim das investigações demonstrou aquilo que a empresa já aguardava, ou seja, a ausência de qualquer responsabilidade por parte de seus funcionários, quer aqueles responsáveis pela manutenção e controle de voo ou por aqueles responsáveis pela pilotagem do avião", declarou o criminalista Antônio Cláudio Mariz de Oliveira, que defende a TAM.

O presidente da Associação dos Familiares e Amigos das Vítimas do Voo TAM JJ 3054, Dario Scott, se disse decepcionado. "Esperava mais do inquérito da PF, pois existe muita responsabilidade de TAM,ANAC e Infraero. Além disso, a PF desrespeita todo o trabalho feito pela Polícia Civil de São Paulo."


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar e enviar seu comentário

Voar News Agradece pela sua participação