06/10/2009

Brasileiro troca ônibus por avião

Brasileiro troca ônibus por avião e lota aeroportos




Quem viaja muito tem notado uma mudança nos aeroportos. Eles estão mais movimentados.

Cada vez mais brasileiros estão trocando o ônibus pelo avião.

É que novas empresas aéreas estão chegando ao mercado e oferecendo todo tipo de promoção. O resultado é que já ficou mais barato viajar de avião para algumas capitais brasileiras.

Só o aeroporto internacional de Guarulhos, por exemplo, já recebe mais de um milhão de passageiros por mês.

As malas ainda são um pouco improvisadas, mas a primeira viagem de avião a gente nunca esquece.

“Achei belo, lindo, maravilhoso, gostei e vou voltar de novo”, garante a vendedora Cristiane Marques.

O destino delas agora é Porto Alegre (RS). Compraram os bilhetes na promoção.

“Eu já vim várias vezes de ônibus e agora só de avião”, compara a vendedora Janaína Martins.

Segundo os dados da Infraero, empresa que administra 67 aeroportos brasileiros, o movimento de voos dentro do país está mais intenso.

Mais de 1,07 milhão de passageiros passaram pelo setor de embarque e desembarque de voos domésticos no aeroporto de Guarulhos só em agosto deste ano. É um aumento de quase 16% em relação ao mesmo mês do ano passado. Já não se pode dizer o mesmo sobre os passageiros de voos internacionais.

O fluxo de pessoas que viajaram para o exterior diminuiu 11,16% em agosto. Para Sergio Lazzarini, especialista em aviação, o mercado internacional sofreu por causa da crise econômica e o nacional ficou mais competitivo.

“No Brasil, desde o começo do ano até o momento que nós estamos agora nós tivemos uma redução de 9% no preço das tarifas, com destaque para vários descontos que acabaram surgindo a partir dessas novas empresas que entraram no mercado”, diz Sergio Lazzarini.

Para ir com a filha e a sobrinha de São Paulo para Salvador (BA) de ônibus, Cátia Brasil gastaria cerca de R$ 830. De avião, o valor caiu quase pela metade. Ela está pagando R$ 453 pelas três.

“Antes não dava para viajar tanto, porque a passagem era mais cara. Mas hoje, realmente, além de economia, facilita bastante”, elogia Cátia Brasil.

Além de unir a família que mora distante, voar diverte.

“De ônibus eu não me acostumo viajar, gosto mais de avião”, diz Bruna Conceição de Souza, de 13 anos.

Os aeroportos onde o movimento mais cresceu foram os de Viracopos, em Campinas, Fortaleza, Salvador e Porto Alegre. E na área de aviação, como foi visto na reportagem, nada como uma boa concorrência para fazer os preços cair.

Fonte:G1.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar e enviar seu comentário

Voar News Agradece pela sua participação