06/10/2009

PRIMORDIOS DA AVIAÇÃO COMERCIAL

UM DOS PRIMORDIOS DA AVIAÇÃO COMERCIAL R101

Balduin Zeppelin


O R101 foi uma das maiores aeronaves de transporte do mundo naquela época...




O R101 foi um dos maiores dirigíveis do mundo .

Foi uma iniciativa do governo britânico para desenvolver Dirigíveis capazes de transportar cerca de 200 soldados ou 5 aviões de combate .

Para isso possuia um volume de 230.000m³.

Durante seu projeto ,duas equipes foram designadas para as construções que ficaram estabelecidas que iriam ser apenas duas aeronaves ,uma confeccionada pelo governo e que foi chamada de "Airship Socialist" pois sua construção estava a cargo do ministério do Ar , e a segunda aeronave iria ser confeccionada por uma empresa particular a Vckers e iria se chamar "Air Ship Captalist".

Ao contrário da Vickers que contava praticamente com seus próprios recursos, a Royal Air Ship Works (RAW),teve ajuda de diversas fontes do governo.

Como A Vikers não tinha experiência na construção de dirigiveis rígidos e também não dispunha de ajuda e de outras fontes para o desenvolvimento de seu projeto era praticamente visivel a derrota diante da RAW,porém durante a Primeira Guerra foi capturada uma aeronave alemã e estava sendo mantida em poder dos aliados .

Então uma autorização foi dada para que pudessem copiar o design da aeronave alemã ,então passaram a ter knowhow no desenho de tal aeronave .

A RAW por sua vez tinha o conhecimento de como se fazia a aeronave porém não tinha a ciência de design,e com isso quando seu primeiro protótipo sofreu um desastre ,a Cardington (antiga Vickers),foi colocada no projeto para realização da reconstrução e manutenção.

Sua Construção começou em 1926 porém a conclusão do projeto foi adiada de 1927 para 1929,devido a uma série de problemas com o projeto (desenho) e motores.

A principio sua capacidade seria de 60 Tn mas acabou por ter somente 35Tn de capacidade de carga.

Era uma aeronave muito instavel ,devido as superfícies de comando apresenterem problemas. Em 1930 durante um show aéreo quase caiu ,bem como diversas vezes ao efetuar um mergulho (picar),e em seu voo de regresso um dos envolocrus apresentavam problemas com vazamento.

A aeronave operava somente em espaço aéreo britânico com uma licença para voar como aeronave experimental .

Após uma série de modificações feitas principalmente na parte dos envolucrus de gás,onde a aeronave teve sua capacidade de carga ampliada para 50 Tn,recebeu uma nova autorização temporária para voar.

R101 aeronave em vôo

R101 in flight R101 em vôo

Novamente oR101 apresentaria problemas ,desta vez no radiador de óleo ,mesmo voado a uma velocidade e altitude baixa ,embora tivesse autorização temporária para voos ,o inspetor de segurança de voo Mc Wade se recusou a emitir o certificado de navegabilidade e apresentando um relatório que dizia :Sua cobertura exterior apresenta -se em estado pobre ,seus envolucros de gás apresentam vazamentos e que além disso o efeito de alongar a aeronave deixando-a muito fina comprometia a estabilidade .

Como o Concelho do Ar não tinha ninguém com experiência naquele tipo de aparelho ,tomaram por conclusão de que era o maior aparelho ja construido ,maior até que o Graf Zepellin.
LZ 127 Graf Zeppelin

Cinco anos mais tarde sendo ultrapassada pelo Hindenburg em comprimento(245m) e volume cúbico(200.000m³).

















Hindenburg

Alojamentos

As cabines de passageiros eram espalhadas sobre duas plataformas dentro do envelope e tinha 50 cabines para uma ,duas ou quatro pessoas,uma sala de jantar para 60 pessoas,dois decks de passeio com janelas panorâmicas,uma sala para os fumantes com capacidade para 24 passageiros revestida de amianto.


GRAF ZEPPELIN - LZ-127 - INTERIOR DINING ROOM
Em 1030 a aeronave vinha a sofrem um acidente com diversas autoridades abordo ,em seu relatório as autoridades de investigação concluiram que houve falha estrutural e vazamento de gás que veio a incendiar a aeronave .

em um relatório anterior feito pelo inspetor de segurança ,já apontava diversas falhas ,com a recomendação de a aeronave não poder voar por falta de segurança.

De fato diversos dirigíveis foram proibidos de voar devido aos constantes incêndios por vazamentos e falhas estruturais,"VIDE HINDENBURG"



fonte:wikipédia /tadução voarnews/videos Youtube.com

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