24/03/2010

Rafale seria uma grande aventura?

Secretário brasileiro de Assuntos Estratégicos, Samuel Pinheiro Guimarães, afirmou que Rafale seria 'uma bela aventura'

Dassault Rafale's In The  French Alps - Alps, Dassault, Dassault Rafale, Dassault Rafales, French,  French Alps, Gripen, Jet Fighter, Rafale, Rafales, Saab, Saab 39, Saab  39 Gripen, Swedish, The French Alps

Pinheiro Guimarães assegura que Rafale seria 'uma bela aventura'

O secretário brasileiro de Assuntos Estratégicos, Samuel Pinheiro Guimarães, afirmou que o caça francês Rafale seria o ponto de partida de uma "bela aventura" para o Brasil e sua indústria de defesa, em uma entrevista que será publicada pela revista francesa Defense em sua edição de abril.

"Na medida em que determinadas partes serão produzidas no Brasil, o programa Rafale nos permite obter progressos substanciais nas áreas científica, tecnológica e comercial, sem contar com os benefícios em matéria de terceirização", ressaltou Pinheiro Guimarães.

O secretário brasileiro disse que "a opção do Rafale corresponde absolutamente" à "gestão" do vasto espaço aéreo brasileiro, nessa entrevista concedida à revista dos antigos editores do Instituto de Altos Estudos de Defesa Nacional (IHEDN, siglas em francês).

O avião de combate Rafale, da francesa Dassault, disputa um contrato de vários bilhões de dólares com o Brasil para a venda de 36 aeronaves com o F/A-18 Super Hornet, da americana Boeing, e com o Gripen NG, da sueca Saab.

O Brasil pretende modernizar suas Forças Armadas e quer adquirir novos aviões de combate para a Força Aérea, embora a prioridade do governo seja a transferência de tecnologia.

O presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva disse em várias ocasiões que a decisão final será política.

"Quando o presidente Lula disse que 'compra o conhecimento mais do que um avião', quer manifestar toda a importância que atribui à troca de informações para os pilotos e os mecânicos, e também para os engenheiros", disse o alto funcionário brasileiro.

"É uma bela aventura", se entusiasmou Pinheiro Guimarães antes de ressaltar que o projeto marcaria uma "colaboração estratégica franco-brasileira que também se refere a helicópteros, transporte terrestre de tropas, submarinos clássicos e uma participação na concepção do SNA brasileiro (submarino nuclear de ataque) até 2020".

O ministro brasileiro da Defesa, Nelson Jobim, reiterou dias atrás que o Rafale leva vantagem sobre seus concorrentes sueco e americano em matéria de transferência de tecnologia, em declarações divulgadas pelo jornal O Globo.

Fonte:moraisvinna/Da France Presse - Via G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar e enviar seu comentário

Voar News Agradece pela sua participação