24/03/2010

Novo ataque de aviões americanos deixa 5 mortos no Paquistão

Novo ataque de aviões americanos deixa 5 mortos no Paquistão

MQ-1 Predator

Pelo menos cinco pessoas morreram em novo ataque com mísseis supostamente lançados por um avião não-tripulado dos Estados Unidos em uma zona tribal paquistanesa na fronteira com o Afeganistão, informaram fontes oficiais.

O ataque foi realizado no final da noite de terça-feira, pelo horário local, quando pelo menos dois mísseis atingiram uma na localidade de Miranshah, nos limites da demarcação do Waziristão do Norte, segundo as fontes, pela imprensa paquistanesa.

O Waziristão do Norte é um refúgio tradicional de facções talibãs tanto paquistanesas como afegãs, e também de membros da rede terrorista internacional Al Qaeda.

Os EUA recomendaram ao Paquistão que estendam a esta região a operação militar que seu exército iniciou em meados do ano passado na região vizinha do Waziristão do Sul, mas o comando militar paquistanês negou.

Em 2010 houve cerca de 30 ataques com mísseis dos EUA nas áreas tribais, a maioria na mesma demarcação atacada nessa terça-feira.

O governo paquistanês rejeita em público estes ataques, embora fontes oficiais dos EUA e Paquistão consultadas pela agência Efe tenham reconhecido que os serviços de inteligência dos dois países trabalham de forma conjunta na preparação dos bombardeios.

Islamabad pediu a Washington por várias vezes que forneça acesso à tecnologia dos aviões não tripulados para que suas forças de segurança coordenem os ataques.

O governo americano admitiu semanas atrás estar estudando a possibilidade de transferir ao Paquistão alguns aparatos simples, menos sofisticados que os utilizados atualmente.


Fonte:Portal Terra/EFE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar e enviar seu comentário

Voar News Agradece pela sua participação