27/03/2010

Helicópteros brasileiros partem para resgatar reféns das Farc

Helicópteros brasileiros partem para resgatar reféns das Farc


HELICOPTERO COUGAR, do tipo que está sendo usado no resgate.

Dois helicópteros do Exército brasileiro partiram por volta das 9h30 deste sábado de São Gabriel da Cachoeira (AM) para Villavicencio, na Colômbia, onde participarão da operação de recuperação de dois reféns, que devem ser libertados pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) nos próximos dias.


Os aparelhos, dois Cougar, saíram da cidade amazônica levando, além de dez tripulantes cada, a senadora colombiana Piedad Córdoba, dois representantes do CICV, o bispo de Magangué, Leonardo Gómez, e membros da organização Colombianos e Colombianas pela Paz (CCP), liderada por ela.

Os helicópteros estão identificados com o emblema do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), organismo que coordena a missão humanitária.

Na sexta-feira, as Farc divulgaram um comunicado no qual ratificaram seu compromisso de libertar os dois militares, mas também que adiavam a entrega dos restos mortais do major da Polícia Julián Guevara, morto em cativeiro em 2006.

O motivo alegado pela guerrilha é que o lugar onde estão os restos de Guevara está sendo bombardeado e atacado pela polícia.

Josué Calvo, que deve ser solto no domingo, foi sequestrado em abril del 2009 e está muito doente, segundo as Farc. Um segundo refém, o suboficial do exército Pablo Emilio Moncayo, em poder das Farc desde dezembro de 1997, será entregue à mesma comissão humanitária, na terça-feira, na selva do departamento de Caquetá, segundo o cronograma divulgado pela senadora Piedad Córdoba, que negocia com as Farc e foi a única pessoa a ter acesso às coordenadas dos lugares onde os militares serão libertados.

Após a libertação de Moncayo e Calvo, restariam outros 22 militares em poder das Farc.

Os guerrilheiros negociam trocar estes homens por cerca de 500 de seus homens presos.


Fonte:Portal Terra/Com informações da agência EFE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar e enviar seu comentário

Voar News Agradece pela sua participação