17/10/2009

Brasileiro do Pentágono contesta opções de caças

Brasileiro do Pentágono contesta opções de caças para o País

Caça francês Rafale participa de concorrência para equipar as forças armadas brasileiras Foto: Divulgação

Caça francês Rafale participa de concorrência para equipar as forças armadas brasileiras


Foto: Divulgação

Salvador Raza une-se ao coro de especialistas que defendem a compra de novos armamentos por parte das forças armadas brasileiras, mas é reticente quanto às opções apresentadas. "Eu defendo entusiasticamente esse plano de compra, mas não necessariamente as opções que são estudadas", disse com exclusividade ao Terra.

A opinião de Raza tem peso: ele é diretor do Centro de Tecnologia Relações Internacionais e Segurança (Cetris) e professor da National Defense University, em Washington - centro acadêmico fundado pelo Departamento de Defesa dos EUA.

O país deve comprar 36 caças Rafale, da companhia francesa Dassault Aviation, que competem em uma licitação com os modelos Gripen NG, da empresa sueca Saab, e os F-18 Super Hornet, da americana Boeing.

O Brasil também tem a intenção de adquirir 50 helicópteros e quatro submarinos, sendo um deles, possivelmente, de propulsão nuclear.

Para Raza, "a opções pelos submarinos é acertada, do ponto de vista estratégico.

Quanto aos caças, não fico satisfeito com a opção francesa nos moldes oferecidos.

Não quero dizer que não é uma boa aeronave, mas não gosto do modelo de gestão de tecnologia deles".

A transferência de tecnologia é outro ponto importante defendido pelo ministro da Defesa, Nelson Jobim, que afirmou que o objetivo é fomentar uma "capacitação nacional" para o desenvolvimento.

"As discussões no Brasil ainda são sobre os equipamentos, que foi justamente o erro venezuelano.

É um assunto emocionante, empolgante, mas é o que chamamos de 'assunto de tenente', que analisa se a asa do avião é maior ou menor, por exemplo. Não é isso.

O debate principal é sobre a integração desses equipamentos em doutrinas, sistemas de comando e estratégias, e isso ainda foi pouco abordado", defende Raza.

O caso da Venezuela, citado pelo especialista como exemplo de projeto mal conduzido, é o que os profissionais da área militar chamam de "booster frio" - uma injeção de recursos materiais que não altera em igual proporção a capacidade de combatência do país.

Segundo Raza, o investimento dos venezuelanos em armas acabou não se transformando em poder efetivo, além de ter aumentado o custo de manutenção dos novos equipamentos.

No entanto, o diretor do Cetris entende que o país está no caminho certo e não acha que possa haver um "booster frio" brasileiro. "Acredito que temos gente competente no País para fazer o projeto de força.

O problema é que está muito demorado e já somos cobrados por isso.

Estamos em um processo contratual, as Forças Armadas do Brasil estavam muito fracas em termos de equipamento.

O material já era obsoleto, havia a necessidade de reciclagem", diz Raza.


fonte:Portal Terra/Por:Marcos Chavarria /Direto de Porto Alegre



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar e enviar seu comentário

Voar News Agradece pela sua participação