14/09/2012

Sindicato discutirá com ANAC redução de comissários em aviões


Sindicato discutirá com ANAC redução de comissários em aviões


 Por Alberto Komatsu | Valor 

SÃO PAULO - A redução de quatro para três comissários em aviões com capacidade para cerca de 150 passageiros é vista com preocupação pelo Sindicato Nacional dos Aeronautas.
 Na segunda-feira, sindicalistas se reúnem com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para discutir o tema. 

 A TAM anunciou hoje que, desde o início do mês, promoveu uma redução de quatro para três comissários na aeronave A319, que representa 20% da frota da companhia. Por meio de comunicado, a companhia acrescentou que não fará demissões, mas realocação de pessoal. 

 A TAM está reduzindo a oferta no mercado doméstico. Deverá encerrar 2012 com 124 aeronaves para voos nacionais, sete a menos do que no ano passado.

 A companhia está renovando a frota doméstica em 10%, com 13 modelos novos do A320. 

Nos voos ao exterior, a companhia recebe, ainda neste ano, quatro aviões da Boeing, modelo 777. “Grupos de comissários já estão passando por treinamento para assumir a operação em voos internacionais. Não necessariamente são os mesmos tripulantes que antes operavam os A319. Esses poderão assumir o posto deixado pelos colegas que passarão a fazer voos internacionais”, informou a companhia.

 Em março deste ano, a Gol Linhas Aéreas anunciou planos de fazer a mesma redução anunciada hoje pela TAM, na aeronave 737-700, da Boeing. A redução seria efetivada em maio. 

A companhia está em processo de adequação de tamanho de quadro de funcionários ao seu novo tamanho de malha de voos, 10% menor, e de frota. Até o fim deste ano, vai acumular o desligamento de 2,5 mil pessoas. “Estamos muito preocupados com a redução do número de comissários, é uma questão de segurança de voo”, afirma Graziella Baggio, da direção do Sindicato Nacional dos Aeronautas. A ANAC foi procurada, mas não retornou até o momento.

Fonte:Valor Econômico-Por: (Alberto Komatsu | Valor)/fotos:infoaviacao.com;aviacaoportugal.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar e enviar seu comentário

Voar News Agradece pela sua participação