05/10/2009

Europa inaugura o EGNOS

Europa inaugura o primeiro serviço europeu de navegação por satélite (EGNOS, na sigla em inglês)


image


Comissão Europeia inaugura sistema inspirado em GPS americano



A Comissão Europeia inaugurou hoje o primeiro serviço europeu de navegação por satélite (EGNOS, na sigla em inglês), que funciona a partir dos sinais do Sistema de Posicionamento Global americano (GPS, na sigla em inglês).

"EGNOS é o pai do filho em gestação: Galileu (projeto que oferecerá uma verdadeira alternativa ao GPS)", indicou em entrevista coletiva o comissário europeu dos Transportes, Antonio Tajani, que assegurou que este novo dispositivo "vai preparar o terreno e o mercado, do ponto de vista econômico e político".

O sistema terá a função de corrigir os erros dos sinais do sistema GPS e elevar a precisão da informação em até dois metros, frente aos sete de margem que existem atualmente.

A nova estrutura conta com dispositivos em três satélites geoestacionários - dois Inmarsat e um Artemis - e uma rede em terra de 34 estações de posicionamento e quatro centros de controle, todos interligados.

Tajani considera que com EGNOS "uma nova fase se inicia", já que se trata da primeira contribuição da Europa à navegação por satélite.

A cobertura do sistema EGNOS abrange a maioria dos países europeus e a Comissão Europeia prevê que seu alcance pode ser ampliado para outras regiões, como o norte da África.

Segundo a comissão, qualquer empresa ou cidadão que disponha de um receptor de sinal GPS poderá receber os serviços EGNOS de forma gratuita dentro de sua zona de cobertura.

De acordo com Tajani, o dispositivo poderá ser aplicado a setores como a agricultura, para melhorar o sistema de pulverização de adubos; o transporte aéreo, para reduzir o risco de acidentes; além dos serviços de navegação pessoal, incluindo os sistemas de guia para deficientes visuais.


fonte:blog do vinna

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar e enviar seu comentário

Voar News Agradece pela sua participação