02/10/2009

Embraer entrega aeronave CBA 123 restaurada

Embraer entrega aeronave CBA 123 restaurada ao MAB

Embraer CBA-123 Vector aircraft picture

A Embraer entregou na última quinta-feira o primeiro protótipo do avião CBA 123 para o MAB (Memorial Aeroespacial Brasileiro).

Image

A cerimônia foi realizada nas instalações do Memorial, localizado nas dependências do DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial), próximo ao Aeroporto de São José dos Campos e da própria Embraer.

A aeronave foi recuperada pela Embraer como parte das atividades de comemoração dos 40 anos da CBA 123 em exibição no MAB Empresa e ficará exposta na área externa do MAB.

“É uma grande honra para a Embraer ver o primeiro protótipo do CBA 123 exposto ao público no Memorial Aeroespacial Brasileiro”, disse Horacio Forjaz, vice-presidente executivo de Assuntos Corporativos da Embraer. “Com esta entrega, garantimos a preservação de mais um importante capítulo da história da indústria aeronáutica brasileira.”

“O Memorial tem apenas cinco anos de existência, mas 2009 ficará marcado em sua história como o ano em que demos um grande passo na ampliação do acervo: recebemos o protótipo número 2 do Bandeirante restaurado pela Embraer; a coleção particular do idealizador e fundador do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) e do DCTA, Marechal Casimiro Montenegro Filho; e agora o CBA 123”, disse o Tenente-Brigadeiro-do-Ar Cleonilson Nicácio Silva, diretor-geral do DCTA.

O evento marcou a conclusão do projeto de recuperação dos dois protótipos do CBA 123, aeronave com capacidade para 19 passageiros desenvolvida pela Embraer no final dos anos 1980.

Os trabalhos começaram no início de 2008 e foram realizados por alunos do curso de mecânica geral do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), sendo concluídos no último mês de maio. O segundo protótipo do CBA 123, matrícula PT-ZVB, foi entregue ao Musal (Museu Aeroespacial), no Rio de Janeiro, em agosto passado.

Uma oportunidade especial para conhecer o CBA 123 e o restante do acervo do MAB será o próximo sábado, quando o DCTA abrirá suas portas das 10h às 17h para comemorar a "Semana da Asa" junto à comunidade do Vale do Paraíba.

Em homenagem ao Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira, 23 de outubro, haverá apresentações da Esquadrilha da Fumaça e de pára-quedismo, pára-pente e aeromodelismo, além da exposição estática de aeronaves civis e militares, incluindo modelos fabricados pela Embraer.

[CBA-123.jpg]
fonte:Aviação em Revista /Por: Fernando Pratti
foto:Airliners.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar e enviar seu comentário

Voar News Agradece pela sua participação