03/08/2009

Parentes de vítimas do voo 447 vão pedir que Brasil investigue o acidente

Image Hosted by ImageShack.us

Cerca de 30 pessoas participaram de reunião neste sábado (1º).
Associação quer realizar culto ecumênicos com todas as famílias.

Fonte:G1.com/Por:Alba Valéria Mendonça do G1, no Rio


Em reunião realizada neste sábado (1º), parentes das vítimas brasileiras do acidente com o Airbus da AirFrance decidiram que vão entrar, na próxima semana, com uma ação no Ministério Público Federal e na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) pedindo a participação de autoridades brasileiras na investigação do acidente.

Cobertura completa: voo 447

Eles lembraram os dois meses do acidente do voo 447, que caiu no Oceano Atlântico, matando 228 pessoas. O avião fazia o trajeto Rio-Paris.

Autoridades ausentes

O presidente da Associação de Parentes de Vítimas do Voo 447, Nelson Marinho, lamentou a ausência na reunião de representantes da Air France e do embaixador francês designado para acompanhar as investigações. Eles compareceram nas reuniões realizadas por parentes de vítimas na França e na Alemanha.

Marinho disse também que os parentes querem ajuda das autoridades francesas e brasileiras para a realização de um culto ecumênico em homenagem às vítimas, no local onde o avião teria caído.

"As autoridades realizaram uma homenagem mas sem os parentes porque não houve tempo de avisar as famílias. Agora, queremos que seja realizado um culto ecumênico, mas que nos seja informado com dois meses de antecedência para que todos possam participar. Também vamos precisar de ajuda com transporte", disse Marinho.

Condenação

Mais de um mês após o acidente com o Airbus da Air France, a desembargadora Denise Levy Tredler, do Tribunal de Justiça do Rio (TJ-RJ), condenou, no dia 17 de julho, em segunda instância, a Air France a pagar tratamento psicológico e psiquiátrico de viúva e dos três filhos do empresário Walter Nascimento Carrilho Júnior, que estava no voo 447. Segundo o TJ, ainda cabe recurso.

De acordo com o TJ-RJ, a desembargadora determinou que a viúva e os três filhos, que dependiam financeiramente do empresário, terão direito a receber, por mês, o valor equivalente à renda mensal líquida da vítima, para custear os tratamentos durante 24 meses. O tribunal não soube dizer o valor exato da indenização.

A Air France informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que ainda não tinha sido notificada oficialmente da decisão, e assim que isso acontecer a empresa vai responder pelas vias judiciais.

Parentes oficializam associação

No dia 15 de julho, parentes dos passageiros brasileiros que morreram a bordo do voo 447 da Air France oficializaram a criação da Associação de Parentes de Vítimas do Voo 447, no Rio de Janeiro.

A associação, que começou com o apoio de 12 famílias, já conta com 23 associados, que representam as 42 famílias dos 58 passageiros brasileiros que estavam no voo. As pessoas que estiverem interessadas em compor a associação podem entrar em contato com o grupo pelo e-mail info@afvv447.org.

De acordo com Marinho, as informações repassadas pela Air France para as famílias são cada vez mais escassas e desencontradas.

Com a associação, as famílias brasileiras poderão estabelecer um intercâmbio para a troca de informações com outras associações criadas na França e na Alemanha.


Um breve comentário

Com todo respeito as vítimas a aVça Excelencia Dra desembargadora do Tribunal de Justiça do Rio (TJ-RJ),tal condenação é um tanto estranha pois num caso de acidente aéreo é de prache algumas medidas imediatas com relação e principalmente aos familiares das vítimas : instala-se de imediato uma sala de crise para organizar e delegar um porta voz da empresa a fim de colocar todas as informações relacionadas ao acidente a disposição dos familiares e somente a estes, organiza-se todos os atentimentos prioritários aos familiares tanto de translados ,como despesas com alimentação,atendimentos médicos e psiquiátricos, e hospedagens ,sempre priorizando nos primeiros momentos o atendimento aos familiares,e posteriormente cabendo uma indenização estipulada pelo orgão internacional de aviação civil para tais casos (OACI).

Como é da natureza do ser humano sempre exigir a punição e o apontamento de culpados,fica claro que a politização do setor aéreo esta prejudicando e muito principalmente o setor de segurança na aviação civil pois sempre em casos com estes e outros que aconteceram ,aparecem sempre personagens querendo seus 5 minutis de fama e sem o menor respeito principalmente aos familiares das vítimas se pronunciam como nada mais nada menos que papagaios de pirata,dizendo e fazendo as maiores asneiras sem o menor senso de respeito ,competência e responsabilidade ,podemos tirar como exemplo a recente tragédia do Voo-447 da Air France,onde temos a filosofia do "PROCURA-SE CULPADOS",antes mesmo de se encontrar os primeiros indicios de destroços do acidente, apareceu um delegado de policia dando entrevista sobre as possíveis causas do acidente e eventuais implicações.

Sabemos que em uma investigação de acidente aéreo deve-se apontar as possíveis causas e não os culpados ,oque causa preocupação são as consequencias que tais investigações sem profissionais competentes na area podem causar,desviando o foco das possíveis causas os possíveis culpados.

esta havendo uma troca de profisionais especializados em investigar acidentes por rpofissionais especializados em "mandar os culpados para a cadeia" e quem irá pagar a conta do prejuizo".

estamos criminalizando e politizando os acidentes aeronauticos,além de delegados promotores ,e representantes dos parentes das vítimas temos que aturar as comissões de vereadores,deputados,senadores e outros papagaios de pirata.

lembrando novamente o recente caso do acidente com o avião da Gol Linhas Aereas que se chocou com o jato Legacy de uma ampresa de taxi aereo americana onde temos como exemplo as cenas lamentáveis de deputados e senadores que se intrometeram nas investigações ,ficando claro as imagens de figuras politicas umas mais exóticas do que as outras,delegados de policia dando voz de prisão para tripulantes e passageiros (Legacy americano)inclusive tentando assumir o comando das investigações que é competência da aeronautica.

Cenas como estas e outros lamentaveis vexames cometidos pelos nossos politicos tentando tomas as rédeas da situação como no caso do acidente da TAM que se acidentou em Congonhas ,protagonizando sejas típicas de comédia de "Os Trapalhões" as portas do NTSB americano.Uma Senadora incinuando que a Aeronautica teria que entregar as informações colhidas das investigações,exemplo típico de uma falta de ética ,arrogancia e iginorância de tais politicos.

devemos mais uma vez aqui lembrar que a filosofia que sempre norteou a investigação de acidentes aeronauticos é de não apontar culpados e sim apontar as devidas falhas e fatos para futuras correções a fim de evitar novos acontecimentos e com isso aumentar o nivel de segurança na aviação.

Não podendo ser tratado por leigos tentando entender oque não se explica,tem que haver especialização,experiência e doutrina .

São compreensíveis as cobranças por parte dos familiares ou da opinião pública quanto ao esclarecimento de tragédias de qualquer natureza,porém o melhor que se pode fazer ,em respeito tanto as vítimas quanto aos familiares é ter o respeito e trabalhar para um melhor esclarecimento de tais tragédias com a máxima serenidade possivel a fim de esclarecimento dos fatos.

Fonte:G1.com

Comentários :Voar news


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar e enviar seu comentário

Voar News Agradece pela sua participação