06/08/2009

Onda de acidentes aéreos aumenta medo de voar

Onda de acidentes aéreos aumenta número de pessoas com medo de voar











Especialistas apontam que, em épocas próximas a acidentes com aviões, o medo de voar aumenta, inclusive em quem utiliza o transporte com freqüência.

A procurar por tratamentos contra o medo de aviões cresceu 25% no consultório da psicoterapeuta, Rosana Dório, no mês de junho – período após o acidente do vôo 447, da Air France.

Para Rosana, a maioria dos pacientes que a procuraram nesse período costuma viajar amedrontados, pois o acidente funciona como uma espécie de confirmação de que o medo de voar “não é tão imaginário quanto tentam fazê-los pensar”. Sentimento este, agravado pelo fato de o acidente ter acontecido com uma aeronave nova e de uma companhia aérea confiável.

A falta de explicação com o que acontece com a aeronave da Air France aumenta ainda mais a apreensão por parte dos passageiros.
Angela Donato Oliva, professora de terapia cognitiva comportamental da Uerj, acredita que essa incógnita em relação ao acidente estimula crenças em falsas especulações.

“Os passageiros que ouviram falar que o voo 447 passou por turbulência já começam a se impressionar mais com o movimento das aeronaves” aponta a professora.

Em pesquisas do Ibope realizadas em agosto de 2007 – cerca de um mês após o acidente da TAM em Congonhas – 74% dos entrevistados revelaram ter medo de viajar de avião. Porém, em pesquisa anterior, de 1998, esse número era de apenas 42%.

“As pessoas gostam de um mundo controlado e com certezas. Um acidente como o do Airbus mexe com muita gente, pois quebra a segurança e o controle da própria vida”, conclui Rosana D' Ório.

De acordo com o Conselho Nacional de Segurança dos Estados Unidos, é 25 vezes mais provável que alguém perca a vida a caminho do aeroporto do que na queda do avião que ele vai tomar.

FOnte:Aviação em Revista / Por Carlos Gabriel Alves com informações de Madalena Romeo (O Globo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar e enviar seu comentário

Voar News Agradece pela sua participação