30/07/2011

Aeronave da Caribbean Airlines Vara a pista e se parte em dois



http://www.catshopping.com.br/sirene.gifAvião se parte em dois na hora do pouso na Guianahttp://www.catshopping.com.br/sirene.gif

http://i.dailymail.co.uk/i/pix/2011/07/30/article-2020504-0D3AB07800000578-733_468x339.jpg


http://www.anirudhsethireport.com/wp-content/uploads/2010/10/BREAKING-NEWS1.gif O voo partiu de Nova York com destino a Guiana. Os passageiros tiveram que abrir a porta de emergência. As autoridades disseram que chovia muito na hora do acidente e não há feridos graves.



Fonte:G1;

Em Entrevista Especialista em Aviação Civil Marcos Silva Reis comenta o Acidente do Voo 447 da Air France

Especialista em Aviação Civil diz que não acredita em falha humana

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhaLR8teKLbJBkR3UoWLjKac69heqe0e9HDFdbccnNM_DSG2aj43r8dK9UfSnSlhq04G8GHFlkV-Oru_3Xuh-DJ4V6igrwTyORPBuRsBuoZ711CofWP0kPbD47msnM13Ltl7xjERX8dASJO/s400/air-france-voo-447.jpg

Link
Marcos Reis, coordenador do Instituto do Ar da Universidade Estácio de Sá, diz que o relatório tenta reduzir a pressão sobre a indústria francesa do transporte aéreo.



Famílias de vítimas do voo 447 rejeitam novo relatório sobre o acidente

O advogado Leonardo Amarante, representante das famílias, diz que a investigação, na prática, tem a conotação de apontar culpados. Ele diz que um acidente assim tem múltiplas causas, mas que o defeito técnico no pitot deu início ao problema.



fonte:G1.com

29/07/2011

Veja mudança de voos do Santos Dumont por causa de sorteio da Copa
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiTRdHS5GCfPKTA3o7PdkTj7b_ZFYLkwK_lC-KmdMbUue8NkqmVyPgDtjmebjP7qKSx_vQfeP3XsyRfB1ovoXUB0o-gFFo5Gcp8H2tX3r4kq6d97cFusPX9dRsQqtXiFoW2bLxgkTAGZ64/s400/SBRJ+Aeroporto+Santos+Dumont+TERMINAL+NOVO.JPG

Voos de várias companhias foram cancelados ou transferidos para o Galeão.
Sorteio das Eliminatórias da Copa de 2014 será neste sábado, às 15h, no Rio.

Aeroporto Santos Dumont (Foto: Paulo Vitor/Agência Estado/AE)
Aeroporto Santos Dumont vai fechar das 14h às 18h no sábado (Foto: Paulo Vitor/Agência Estado/AE)

O aeroporto Santos Dumont, no Centro do Rio, ficará fechado para pousos e decolagens durante quatro horas no próximo sábado (30), devido ao Sorteio das Eliminatórias da Copa de 2014, que será realizado na Marina da Glória, na Zona Sul. De acordo com a assessoria da Infraero, o aeroporto vai fechar das 14h às 18h e boa parte dos voos previstos para o período será remanejada para o Aeroporto Internacional Tom Jobim, na Ilha do Governador.

O pedido de fechamento foi feito pelo Comitê Organizador da Copa para evitar possíveis interferências das aeronaves nos equipamentos utilizados na transmissão do evento, realizado por mais de 200 emissoras de televisão.

Confira abaixo a lista dos voos que foram transferidos, remanejados ou cancelados:

Avianca

A companhia aérea informou que a lista com as mudanças deve ser divulgada ainda nesta manhã.

Azul
  • Voo 9130 (antigo 4025) Porto Alegre (RS)- Rio de Janeiro (Galeão) – 11h57
  • Voo 9131 (antigo 4103) Rio de Janeiro (Galeão) - Porto Alegre (RS) – 14h36
  • Voo 9132 (antigo 4235) Salvador (BA)- Rio de Janeiro (Galeão) – 11h25
  • Voo 9133 (antigo 4234) Rio de Janeiro (Galeão) – Salvador (BA) – 15h35
  • Voo 9134 (antigo 4028) São Paulo (Viracopos)- Rio de Janeiro (Galeão) – 14h25
  • Voo 9135 (antigo 4029) Rio de Janeiro (Galeão) – São Paulo (Viracopos) – 14h36
TAM

Transferidos
  • Voo JJ9354 (antigo JJ3928) - São Paulo (Congonhas) - Rio de Janeiro (Galeão) - 13h
  • Voo JJ9355 (antigo JJ3937) - Rio de Janeiro (Galeão) - São Paulo (Congonhas) - 15h15
  • Voo JJ9356 (antigo JJ3934) - São Paulo (Congonhas) - Rio de Janeiro (Galeão) - 14h28
  • Voo JJ9357 (antigo JJ3941) - Rio de Janeiro (Galeão) - São Paulo (Congonhas) - 16h15
  • Voo JJ9358 (antigo JJ3940) - São Paulo (Congonhas) - Rio de Janeiro (Galeão) - 16h01
  • Voo JJ9359 (antigo JJ3947) - Rio de Janeiro (Galeão) - São Paulo (Congonhas) - 17h44
  • Voo JJ9361 (antigo JJ3268) - Curitiba - Rio de Janeiro (Galeão) - 20h19
Remanejados
  • Voo JJ9365 (antigo JJ3933) - Rio de Janeiro (Santos Dumont) - São Paulo (Congonhas) - 13h31
  • Voo JJ9360 (antigo JJ3267) - Rio de Janeiro (Santos Dumont) - Curitiba - 18h01
Cancelados
  • JJ3934 - São Paulo (Congonhas) - Rio de Janeiro (Santos Dumont)
  • JJ3931 - Rio de Janeiro (Santos Dumont) - São Paulo (Congonhas)
  • JJ3936 - São Paulo (Congonhas) - Rio de Janeiro (Santos Dumont)
  • JJ3943 - Rio de Janeiro (Santos Dumont) - São Paulo (Congonhas)
  • JJ3027 - Brasília - Rio de Janeiro (Santos Dumont)
  • JJ3928 - Rio de Janeiro (Santos Dumont) - Brasília
  • JJ3364 - Rio de Janeiro (Santos Dumont) - Ilhéus
  • JJ3364 - Ilhéus - Rio de Janeiro (Santos Dumont)
TRIP Linhas Aéreas
  • Voo 5547 Porto Seguro (BA) – (15h50) – Galeão (RJ)
  • Voo 5418 Galeão (RJ) (adiantado de 14h30 para 13h33) – São José dos Campos
Webjet

A assessoria da companhia aérea ficou de enviar nota ainda nesta sexta-feira (29) com a lista, mas já adiantou que todos os passageiros com voos agendados para o horário foram avisados pelo serviço de call center da empresa. Ainda segundo a assessoria, a companhia aérea também informa as mudanças no seu site.

GOL

Procurada , a GOL não informou quais voos da companhia serão transferidos para o Tom Jobim. Em nota, a companhia aérea “informa que foi notificada sobre o assunto pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) com a devida antecedência e reprogramou as suas operações, transferindo voos previstos no Aeroporto Santos Dumont no sábado, das 14h às 18h, para o Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão – Antonio Carlos Jobim.

A companhia destaca que contatou seus clientes que tiveram a programação alterada e providenciou remarcações, oferecendo alternativas de horários. A empresa vai fornecer serviço de transfer gratuito entre os dois aeroportos cariocas”.


Fonte G1.com

Ministro da Defesa polonês renuncia após relatório de acidente aéreo

Ministro da Defesa polonês renuncia após relatório de acidente aéreo

http://4.bp.blogspot.com/_N330z7xz9uU/S8IOF6ykYrI/AAAAAAAADAM/ExbUmJKzO5U/s1600/lech-kaczynski.jpg

Varsóvia, 29 jul (EFE).- O ministro da Defesa da Polônia, Bogdan Klich, renunciou nesta sexta-feira após a publicação do relatório sobre o acidente do avião presidencial de Smolensk, onde se reconhecem erros da Aeronáutica.

Os resultados da comissão de investigação após 10 meses de trabalho apontam erros nos controladores russos e deficiências no aeroporto, mas também falta de reinamento e preparação dos pilotos do avião presidencial, um Tupolev 154M da Aeronáutica polonesa.

No total, 96 passageiros morreram no acidente, entre eles, o próprio presidente do país, Lech Kaczynski, e sua esposa, além de grande parte da cúpula política, militar e religiosa da Polônia.

O primeiro-ministro polonês, Donald Tusk, confirmou em entrevista coletiva que Klich apresentou sua renúncia na quinta-feira, embora foi nesta sexta-feira a publicação do relatório oficial do Executivo.

'A procuradoria decidirá sobre potenciais culpados', explicou Tusk, que lembrou que, entre outros pontos, o relatório publica a falta de adequada cooperação entre os membros da tripulação e uma reação tardia dos avisos do sistema automático que alertava os pilotos que voavam baixo demais.

Nas conclusões do relatório se descarta a possibilidade de atentado terrorista como causa da colisão, como mantêm destacados membros do partido conservador Lei e Justiça, ao que pertencia Kaczynski, que não duvidaram nesta sexta-feira em qualificar de 'falsos' os resultados do documento, que qualificaram de 'propaganda russa'.

No relatório elaborado meses atrás pelas autoridades russas apontava-se exclusivamente um erro dos pilotos e às más condições meteorológicas como causas do acidente do Tupolev.


Fonte:EFE-via G1

Brasil tem 17 obras de aeroportos em andamento, diz ministra

Brasil tem 17 obras de aeroportos em andamento, diz ministra


http://aeroportodeconfins.files.wordpress.com/2007/11/foto32.jpg

Miriam Belchior faz nesta sexta-feira o primeiro balanço do PAC 2.
No primeiro semestre de 2011, duas obras em aeroportos foram concluídas.

A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, afirmou nesta sexta-feira (29), durante a divulgação do primeiro balanço da segunda versão do Programa de Aceleração do Crescimento, o PAC 2, que há 11 aeroportos com obras em execução. “Nós temos 17 obras em andamento em 11 aeroportos”, disse a ministra.

As únicas obras concluídas no primeiro semestre deste ano , segundo o balanço, são a primeira etapa do sistema de pistas e pátios do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante, no Rio Grande do Norte, e a construção e instalação de conector no Aeroporto de Recife.


  • Até junho, governo executa 37,5% do orçamento do PAC 2 previsto no ano

A ministra destacou como principais obras a ampliação do sistema de pistas e a construção do terminal remoto em Guarulhos e a reforma do terminal de passageiros do Aeroporto de Brasília, que teve a primeira fase iniciada em 29 de abril.

“Vai permitir uma área maior para embarque e desembarque de passageiros em Brasília”, disse Belchior.

De acordo com o balanço do PAC 2, no Aeroporto do Galeão, a reforma do terminal de passageiros tem 52% da obra realizada e 28% da reforma e adequação do terminal de cargas concluído. Em Curitiba, foram realizados 22% da ampliação do terminal de cargas, e em no Aeroporto de Porto de Alegre, 11% do terminal de carga realizados.

O ministro da Secretaria de Aviação Civil, Wagner Bittencourt, disse que, com a criação do órgão e a implementação de medidas para a melhoria da governança, os aeroportos terão uma melhoria de 30% na capacidade de atendimento. O ministro citou medidas de curto prazo tomadas pela secretaria tais como internet nos aeroportos, ampliação de áreas de raio-x, aumento de vagas de estacionamento e check-in compartilhado até o final do ano.

Bittencourt disse que está “otimista” com o processo de concessão de aeroportos para a iniciativa privada. O ministro afirmou ainda que a concessão não implicará em aumento de tarifas aeroportuárias ou em demissões de funcionários dos aeroportos privatizados.

“Uma das premissas [do modelo de concessão] é que não haverá aumento de tarifas”.

Orçamento executado

Segundo o balanço apresentado pelo governo, foram executados 37,5% do orçamento previsto para 2011. O investimento executado corresponde a R$ 10,3 bilhões até 30 de junho e não inclui o programa Minha Casa, Minha Vida.

O PAC 2 prevê R$ 958,9 bilhões em investimentos entre 2011 e 2014. O programa também prevê investimentos para após o ano de 2014. A estimativa do governo federal é de que, após 2014, os investimentos totalizem R$ 631,6 bilhões. Os dois períodos somados alcançam um montante de R$ 1,59 trilhão.



Fonte:G1.com-por:Sandro Lima e Fabio Amato Do G1, em Brasília

Segundo chefe da investigação do BEA pilotos teriam culpa em acidente do voo 447 da Air France

Pilotos do voo 447 poderiam ter salvo a situação, diz chefe da investigação do BEA

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Situação poderia ser contornada mesmo sem dados da velocidade, disse.
Terceiro relatório sobre o acidente identificou série de falhas da tripulação.

Os pilotos do voo 447 da Air France, que caiu no Oceano Atlântico em 2009 matando todos os 228 a bordo, poderiam ter salvo a situação mesmo depois que a cabine não recebia mais os dados de velocidade, disse nesta sexta-feira (29) o chefe do BEA, agência francesa que investiga o acidente.

'A situação era salvável', afirmou Jean-Paul Troadec, diretor do Escritório de Investigações e Análises, em entrevista depois da divulgação do terceiro relatório sobre o acidente, que indicou uma série de erros dos pilotos.


A Air France respondeu à divulgação do relatório defendendo seus pilotos e dizendo que não há dados suficientes para responsabilizá-los.

O relatório final do acidente deve sair "provavelmente" no primeiro semestre de 2012, disse Troadec.

"Todos os dados obtidos exigem uma análise mais sistemática que demanda muito tempo", disse.

Moacyr Duarte fala sobre o acidente


arte percurso voo 447 versao estatica (Foto: Arte G1)

Pilotos não receberam treinamento para entender o que ocorria, diz BEA.

Eles não perceberam situação de queda e adotaram procedimento errado.

Tahiane Stochero Do G1, em São Paulo

Uma das caixas-pretas do avião da Air France  (Foto: AFP)
Uma das caixas-pretas do avião da Air France
(Foto: AFP)

Relatório preliminar do Escritório de Investigação e Análise para a segurança da aviação civil (BEA), órgão francês responsável pela investigação das causas do acidente com o voo AF 447, aponta que três fatores principais contribuíram para a queda: falha no treinamento dos copilotos, a perda de sustentação da aeronave e problemas de coordenação na cabine.

O Airbus A-330 fazia a rota entre Rio de Janeiro e Paris em 1º de junho de 2009 quando caiu no Oceano Atlântico deixando 228 mortos.

O relatório foi divulgado nesta sexta-feira (29) e toma como base as informações das caixas-pretas da aeronave.

Segundo o BEA, contribuíram:

1) Pilotos

Houve o que é chamado na aviação de "falha de gerenciamento da cabine". O comandante de bordo foi descansar em momento crítico, em que enfrentariam uma tempestade, e saiu sem dar ordens claras e sem dividir tarefas entre os copilotos. Ao retornar para a cabine durante a queda, não retomou o controle. A cabine estava sob situação de confusão, em que os pilotos tentaram ao mesmo tempo dar ordens ao avião e não adotaram procedimentos esperados, como fazer checagem de informações antes de tomar uma decisão.

2) Estol (perda de sustentação que leva à queda)

Os pilotos não reconheceram o alarme de estol (perda de sustentação) e não entenderam o que estava ocorrendo com a aeronave. Em nenhum momento eles falam em voz alta (como seria o esperado) que o alarme de estol soava - o que ocorreu por 54 segundos ininterruptos - e que a aeronave estava caindo. Não se sabe ainda o porquê, mas eles adotaram o procedimento errado, contrário ao esperado para recuperação de estol, elevando o nariz da aeronave.

3) Treinament0

Os pilotos não haviam recebido treinamento para entender o que ocorria com o avião após o congelamento dos pitots (sensores de velocidade) e a perda das informações em alta altitude. Eles também não haviam recebido treinamento para controlar manualmente a aeronave naquela situação após o desligamento do piloto automático e para recuperar o avião da situação de estol em alta altitude.

O escritório de investigação francês divulgou ainda uma lista com dez recomendações de segurança de voo que devem ser adotados para evitar novos acidentes.

Congelamento dos pitots

O BEA confirma que o acidente foi desencadeado após os pitots (sensores) congelarem durante uma tempestade, começando a enviar informações erradas sobre a velocidade e outros parâmetros para a cabine e desligando o piloto automático.

Como o comandante de bordo estava descansando, um dos copilotos assume o controle e o alarme de estol (perda de sustentação) começa a tocar.

A partir de então, o copiloto sempre eleva o bico da aeronave para cima, chegando a mais de 38 mil pés (cerca de 11,5 mil metros de altura). O procedimento padrão para recuperação estol é o inverso ao adotado pelo piloto, e sim de jogar o bico da aeronave para baixo, buscando ganhar velocidade e recuperar a sustentação, e impedindo a queda, afirmam especialistas e investigadores de tragédias aéreas.

'Eles não erraram', diz especialista

"Este relatório reconhece que a tripulação não tinha informações técnicas suficientes para agir e realizar o maior desempenho possível para impedir a queda", diz o comandante Jorge Barros, investigador da reserva da Força Aérea Brasileira (FAB) e especialista em segurança de voo.

"O BEA também diz que os pilotos não entenderam a situação de estol, principalmente por falhas no treinamento. Não tem como atuar numa pane se eles não sabem o que fazer, não foram treinador para isso", afirma o oficial.

"Para mim, isso não significa erro dos pilotos. Erro é quando você é treinado para fazer um procedimento e adota um inverso. Eles não erraram, pois não sabiam o que fazer porque não lhes foi passado", acrescenta.

Outro aspecto levantado por ele é que o BEA destaca recomendações para que a Airbus melhore o projeto do avião.

"O painel sem dados, o alarme tocando, a falta de treinamento, e a engenharia da aeronave construíram uma armadilha para que o acidente ocorresse. Os pilotos caíram numa armadilha", afirma Barros.

Sem entender nada

O BEA diz que a saída do comandante da cabine, para descansar na metade do voo, foi feita sem recomendações clara e que não havia uma repartição explícita de tarefas entre os dois copilotos. Antes de ir dormir, o comandante avisa aos subordinados que enfrentarão uma tempestade e pede ao segundo copiloto, mais jovem e com menos experiência, que assuma o lugar onde estava sentado.

Quando o piloto automático cai, após o congelamento dos pitots, o primeiro copiloto assume os comandos. Mas o BEA aponta que eles "não identificaram e anunciaram a perda das velocidades" e também não adotaram os procedimentos corretos neste caso. Segundo a investigação, os copilotos não tinham recebido treinamento sobre o que fazer neste caso e nem em como segurar o avião fora do piloto automático naquela altitude.

"O piloto não entendeu o que estava acontecendo na aeronave. Ou o avião é complicado ou o treinamento é incompleto. O ser humano foi selecionado e treinado pela empresa aérea. Se ele erra, o responsável pelo desempenho dele é a companhia”, acredita Barros.

O G1 divulgou com exclusividade em junho que, um ano após a tragédia, a Airbus emitiu um comunicado alertando para que os pilotos treinassem recuperação de estol.

A investigação destaca que o avião caiu sempre na horizontal, tocando a água com velocidade de 200 quilômetros por hora, e que, durante os 3 minutos e 30 segundos que durou a queda, nenhum anúncio foi feito aos passageiros.

arte voo 447 acidente 29/5 14h30 (Foto: Arte G1)




Fonte:G1.com

28/07/2011

US ARMY e Lockheed Martin lançam o primeiro veículo demonstrador para grandes altitudes o hale-d

US ARMY e Lockheed Martin lançam o primeiro veículo demonstrador para grandes altitudes o hale-d

http://files.technologist.geblogs.com/files/2011/06/Lockheed-HALE-D.jpg


O US ARMY (Exercito dos Estados Unidos da América)e a Lockheed Martin lançaram o primeiro do seu tipo para grandes Altitudes e longa duração.O Demonstrator foi lançado nesta quarta-27 de julho de 2011, a partir do histórico aerodromo Airdock Akron.

Lockheed Martin hale-d é um dirigível de Alta Altitude (HAA) - não-tripulados, movido a energia solar projetado para permanecer no ar na estratosfera por meses em missões de vigilância ou de defesa antimísseis.

http://images.gizmag.com/inline/hale-d-3.jpg

Aviação doméstica brasileira foi a que mais cresceu no ano, mostra Iata

http://fl410.files.wordpress.com/2010/10/webjet-boeing-737-3002.jpg

Alta foi de 19% no semestre frente ao mesmo período de 2010.
Tráfego global de passageiros cresceu 6,5% na mesma comparação.

A aviação doméstica brasileira cresceu 19% nos seis primeiros meses do ano, em comparação com o mesmo período de 2010, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (28) pela Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA)

O crescimento foi o maior registrado pela entidade, superando China (7,8%), Índia (7,7%), Estados Unidos (2,5%), Japão (-21,7%) e Austrália (4,4%). No mundo, o mercado de aviação doméstica cresceu 4,0% no mesmo período.

De acordo com a Iata, o crescimento do mercado brasileiro foi impulsionado pelo "forte crescimento da renda das famílias no último ano".

Tráfego global

Ainda na comparação entre os primeiros semestres de 2011 e 2010, o tráfego global de passageiros - que inclui aviação doméstica e internacional - cresceu 6,5%.

No mês passado, o tráfego global de passageiros subiu 4,4%, na comparação com o mesmo mês do ano passado, enquanto a demanda por frete caiu 3%.

Em junho

No mês passado, o tráfego de passageiros na aviação doméstica no Brasil aumentou 15,1%, na comparação com junho de 2010. Os EUA tiveram crescimento de 1,3% do tráfego aéreo doméstico em junho, em bases anuais.

O tráfego de passageiros no mercado doméstico japonês continuou a sofrer os efeitos do terremoto que atingiu o país em março. A demanda recuou 24,6% em junho, em bases anuais. Em maio, a demanda tinha caído 27,8%.

A China teve aumento de 5% do tráfego de passageiros, ante o crescimento de 14,6% no mesmo período de 2010 e de 10,4% em maio. A desaceleração da demanda na China foi resultado das medidas de política monetária que restringiram o poder de consumo. Já a Índia observou uma alta de 14% do tráfego de passageiros.


Fonte:G1/foto:Airliners.net

Transporte aéreo de passageiros cresce menos em junho, diz IATA

Transporte aéreo de passageiros cresce menos em junho, diz IATA


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhILGe8NNe0vzQ8gGDQJsJ_SicCUNqV6tgvn4oY75jd4NkiKlyAz-JPTTv7q1u337bPDVwWeZdm3KEUtJ5XJ-Zt8AXChLPOTraOItvYdCOfhMZ4ZQXVZLuALR9M3tydXzmWob7sDrVYzi0/s1600/12.jpg

ZURIQUE - O crescimento da demanda por viagens aéreas internacionais desacelerou um pouco em junho, segundo dados da indústria, sob a pressão de aumento nos preços de combustíveis para aeronaves e aumentos de impostos em alguns países.

O tráfego total de passageiros subiu 4,4 por cento na comparação anual em junho, mas a demanda por cargas foi 3 por cento menor em comparação com o mesmo mês de 2010, informou a associação mundial do setor, Iata, nesta quinta-feira.

"A tendência para viagens de passageiros continua ascendente, mas a passos mais lentos que a recuperação pós-recessão, que estava em uma taxa anual próxima de 10 por cento", disse a Iata.

Os padrões de crescimento regional mudaram, disse o diretor-geral e presidente-executivo da IATA, Tony Tyler. A associação representa mais de 240 companhias aéreas.

"As companhias aéreas do Oriente Médio tiveram uma expansão moderada de um dígito e as condições econômicas menos favoráveis reduziram o crescimento chinês. Contudo, a América Latina está liderando a expansão da indústria, seguida da Europa, que está crescendo fortemente apesar da crise."

fonte:Reuters-(Reportagem de Catherine Bosley)

Avião da Air Canada retorna para o aeroporto de Sidney após incêndio

Avião da Air Canada retorna para o aeroporto de Sidney após incêndio na cozinha

http://www.railbuss.com.br/noticias/fotos/air-canada.jpg


O piloto não declarou emergência, mas decidiu interromper a viagem. O combustível do Boeing 777 foi jogado fora. Ninguém ficou ferido.



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fonte:G1/vídeos:G1;

Vereador Kirrarinha agride repórter Márcia Pache em Pontes e Lacerda-MT

VEREADOR COVARDE AGRIDE REPORTER


http://levin.blog.br/wp-content/uploads/2011/04/vergonha1.jpg

NOTA do BLOG: O assunto em questão não tem nada haver com aviação e sim com a indignação e repúdio a violência contra a imprensa e principalmente contra as mulheres.

O Vereador Lorivaldo Rodrigues de Moraes,mais conhecido como" Kirrarinha"- todo errado cheio de processo nas costas ,ainda se acha no direito de agredir a reporte que estava ali somente fazendo seu trabalho ,que é levar a público as notícias e cachorradas cometidas por SAFADOS COMO ESTE em nosso país ,que trata o povo e eleitor como animais ,sem o menor respeito,roubam ,desviam dinheiro público,e até matam,com a certeza da impunidade!!!

O Miserável ,Infeliz e COVARDE!!! ,simplesmente lança um tapa no rosto da repórter sem a menor chance de defesa e ,sem o menor respeito... quero deixar bem claro que sou apolítico ,mas não posso deixar também de comentar que essa QUADRILHA DE POLÍTICOS ,nos deixa envergonhados .

Nós brasileiros ,que temos um pouquinho de noção e cultura ,do que é certo ,ou errado para este país,estamos enojados com tanta ROUBALHEIRA ,E FALTA DE MORAL E ÉTICA empregada pelos governantes ,Deputados,Senadores,Vereadores , eleitos por diversos partido ,enfim toda essa massa política eleita por nós brasileiros ....Infelizmente ,somos nós que ,por não procurar,nossos direitos,não procurar pesquisar a vida de quem elegemos ,deixamos a coisa como está.

Estamos ultimamente muito passivos com relação as faltas de respeito cometidas por políticos corruptos e sem caráter nesse país, um país que ainda pensa em Copa do Mundo,Olimpíadas,mas esquece da EDUCAÇÃO, da SEGURANÇA, e principalmente da SAÚDE ,país onde se cobram os impostos mais caros do mundo, onde tem parlamentares com salários mais bem pagos do mundo,DEPUTADOS ANALFABETOS,LADRÕES ,E SEM MORAL,para escolher os nossos rumos.

Por isso pensem bem antes de votar ,pensem neste SAFADOS ,COVARDES ,e não dêem votos a quem não merece.Parece engraçado ,mas digamos ,à quem seja menos tendencioso por assim dizer ,pois se formos colocar na ponta do lápis ,não votaremos em ninguém...



A moda ultimamente é bater em repórter.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhob5kzkvUUUHrySU1Ei7NzRfjKCpYHlq252KMzcrEMJBTS7BDzGFo4X5jTAUltUC4VcAO6LMPohfplwd_c2NjkwUk8svXmXQcpu6C28HyLY0SfH46denvD5eedQqJ8OYLVE160uLo5cwa1/s220/censura+nunca+mais.jpg


Empurrões e apertões

O reporter Danilo Gentili também soube oque é isso,ao fazer uma reportagem, levou dos policiais de São Bernardo do Campo um verdadeiro "sacode"


Porém se você viu aquilo e ficou aterrorizado, aguarde para o que você verá abaixo.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj0DDEp7e9JmLLCKqrcXmGJAO8VSvK6eExthLXEepzgBRr4cgPpkZYDYh-vbSUHx5TMpa6bENoHdqp4miLVVkNvS22GK-xSqKuPhe6riUE6A_JS_aetZPrEXBOoyiDwR6BmR3vpzk4sZOE/s1600/holo+300610+61.jpg A repórter Márcia Pache se preparava para entrevistar o vereador Kirrarinha que acabava de sair da delegacia, mas antes mesmo de piscar com o microfone levou um direto no queixo de deixar até o Popó de boca aberta. Tudo isso ocorreu na cidade de em Pontes e Lacerda-MT.

http://www.rdnews.com.br/uploads/Image/Variedades/kirrarinha.jpgDizem que o Kirrarinha é bem mulherengo, e agora ,vai pegar uma tal de Maria da Penha que é uma beleza.



http://reportagemnews.com.br/img/Kirrarinha_e_jornalista05032011213056_med.jpg
Lembrem-se bem deste SAFADO COVARDE não se esqueçam dos políticos CORRUPTOS E SAFADOS NA HORA DE VOTAR

ESTAMOS DE OLHO!! http://img212.imageshack.us/img212/8816/1185324720529hc8.gif

27/07/2011

Embraer encara futuro desafiador na aviação comercial

Embraer encara futuro desafiador na aviação comercial

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiJPDRSM0ZSPJEtyCPjmhwopUGrQBX4pe_ozZ4rjCjl99_tyNVA7lH4ogXIdWCqRkIJBE8CbQT3Cpsc9d6Y2Vy_eS7AQ_HW6Gy_W4jmIx71cHQ1y23StyWZyfwrIluh9Aok9m8rdftIzvw/s1600/Embraer+Airplane+in+Construction.jpg

- A Embraer está em uma encruzilhada agora que as outras três grandes fabricantes de aeronaves já decidiram os próximos passos na aviação comercial.

Líder na produção de jatos regionais de 70 a 122 lugares com seus E-Jets, a fabricante brasileira queria saber os planos da Boeing para decidir o rumo que irá tomar.

Na semana passada, a companhia norte-americana revelou que atualizará o modelo 737 com promessa de economia relevante de combustível, mesmo caminho escolhido antes pela Airbus para o A320neo, que terá um novo motor.

A canadense Bombardier, rival mais próxima da Embraer, está desenvolvendo a família CSeries, com aviões de 100 a 149 assentos.

Assim, resta agora uma decisão da Embraer, que enfrenta um ambiente desafiador no mercado com novos rivais da Rússia, China e Japão para seus jatos de 100 passageiros e companhias aéreas mostrando mais interesse por aeronaves maiores.

Entre as opções em análise pela Embraer estão modernizar seus modelos 190 e 195 com novo motor e lançar um avião um pouco maior, que possivelmente competiria com o CSeries da Bombardier, conforme sinalizado pela direção da fabricante brasileira anteriormente.

O analista Joseph B. Nadol, do JPMorgan, acredita que a decisão da Boeing de remotorizar o 737 deve fazer com que a Embraer opte por fazer o mesmo com o modelo 190.

O que está certo é que a Embraer não irá, ao menos desta vez, se propor a desenvolver um produto que rivalize diretamente com Boeing e Airbus, ou seja, uma aeronave para mais de 150 passageiros.

'Acredito que eles (Embraer) são espertos para entender que provavelmente não iriam a lugar nenhum lançando um avião de grande porte', disse um analista que acompanha a empresa, sob condição de anonimato.

Como relatado por executivos da Embraer em ocasiões anteriores, seria um suicídio brigar por mercado com as gigantes norte-americana e europeia. A Boeing e a controladora da Airbus, EADS, têm vendas anuais cerca de 10 vezes maiores que a fabricante brasileira, cada uma.

Além disso, as duas têm forte apoio dos Estados Unidos e da União Europeia, o que desequilibra as forças.

CONVERSAS COM CLIENTES

É de praxe na indústria aeronáutica que as fabricantes consultem clientes durante os estudos de novos projetos de aviões ou mesmo atualização de modelos já que estão no mercado.

A britânica Flybe --que lançou o Embraer 195, maior avião produzido no Brasil-- tem uma grande expectativa de que a fabricante decida equipar os jatos regionais com um novo motor, afirmou o vice-presidente operacional da empresa aérea, Andrew Strong.

'A Flybe tem um grande relacionamento com a Embraer... Estamos sempre compartilhando nossas ideias com a Embraer como parte dessa parceria e olhando à frente para novas tecnologias no mercado de aviação regional para além de 2016. Nós temos a forte expectativa de que um novo motor faça parte disso', afirmou Strong .

A Lufthansa também disse estar sempre em contato com as fabricantes de aviões, comunicando 'ideias e desejos'.

'Estamos sempre interessados no desenvolvimento sustentável das aeronaves, do ponto de vista econômico e ecológico', limitou-se a dizer a companhia aérea alemã.

Já a norte-americana JetBlue informou não ter conversas com a Embraer sobre novos produtos. 'Estamos concentrados na encomenda atual pelo jato 190, com 49 aeronaves para receber, e no contínuo aperfeiçoamento da frota.'

A brasileira Azul --criada pelo fundador da JetBlue, David Neeleman-- afirmou estar bastante satisfeita com os jatos que tem da Embraer, e que está acompanhando as discussões 'com muita atenção, por ser operadora'.

O diretor de Comunicação e Marca da Azul, Gianfranco Beting, lembra que de concreto hoje existem apenas os aviões A320neo e CSeries --o 737 com novo motor ainda depende de aprovação da diretoria da Boeing.

'Já manifestamos que num futuro próximo poderemos precisar de um avião maior. Se a Embraer tiver algo para nos oferecer, iremos avaliar', disse Beting.

ESTUDOS AVANÇADOS

A Embraer tem estudos avançados de projetos de novos jatos comerciais, incluindo avaliações de engenharia, potência, motor e alcance.

Fora a parte técnica, um aspecto relevante é a estrutura financeira envolvida em qualquer desenvolvimento. No caso de uma família nova de jatos, o investimento ficaria na casa do bilhão de dólares.

Na quarta-feira passada, a Boeing disse ter notificado clientes sobre o plano de atualizar o 737 com um motor que deve oferecer economia de combustível de 12 a 15 por cento.

Logo após o anúncio da Boeing, a Embraer afirmou que não falaria sobre o status de seus planos na aviação comercial. Em junho, o presidente-executivo da Embraer, Frederico Curado, disse imaginar que a empresa teria 'até o final do ano um direcionamento' sobre o assunto.


Fonte:Reuters-Por Cesar Bianconi

EUA: 4 mil funcionários da aviação em desemprego técnico

EUA: 4 mil funcionários da aviação em desemprego técnico

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WASHINGTON (AFP) -Cerca de 4.000 funcionários da aviação civil se encontram em situação de desemprego técnico a partir deste fim de semana nos Estados Unidos após o Congresso não ter aprovado a renovação de subsídios à autoridade aérea do país.

A Administração Federal de Aviação (FAA, na sigla em inglês) não obteve autorização legislativa para vários programas de infraestrutura e por isso teve que dispensar os funcionários, que manterão vínculo, mas ficarão sem receber seus salários.

O problema reflete a dificuldade entre democratas e republicanos em chegar a um acordo sobre um corte de gastos de públicos que possibilite a ampliação do teto da dívida americana, que está à beira da moratória.

Segundo fontes, a medida não tem afetado o tráfico aéreo.

Além dos cortes, a FAA fica também impedida de cobrar os impostos aeroportuários às companhias aéreas (7,5% dos preços das passagens e 3,50 dólares sobre cada voo). Estas últimas poderiam assim economizar 25 milhões de dólares por dia, segundo especialistas do setor.

Em um comunicado, a FAA disse estar se esforçando para alcançar o quanto antes a renovação de suas autorizações de funcionamento pelo Congresso, dividido entre una Câmara de Representantes em mãos da oposição republicana e um Senado de maioria democrata.

O secretário do Transporte, Ray LaHood, lamentou que o Congresso não tenha renovado essas autorizações.

"Devido a esta ação, Estados e aeroportos não poderão levar a cabo seus projetos de construção e muitos empregados ficarão sem salário", disse LaHood.

Consultado no domingo, o senador republicano, Tom Coburn, explicou que seu partido se nega a subsidiar "comportamentos irresponsáveis e de esbanjamento" na FAA.

fonte:France Presse-via:G1

Azul quer o sétimo voo ligando Campinas (SP) ao Rio

Azul quer o sétimo voo ligando Campinas (SP) ao Rio

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A Azul pediu autorização à ANAC para a inclusão da sétima frequência de voo entre o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, e o Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro.

Caso seja aprovado, o novo voo terá inicio a partir do dia 10 de outubro e irá operar de domingo à sexta-feira. As operações estão previstas para serem realizadas com jatos Embraer 190 e 195.


Fonte:Panrotas-por:
Danilo Teixeira Alves

ANAC abre chamada pública para projetos de concessão de aeroportos

ANAC abre chamada pública para projetos de concessão de aeroportos

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Agência espera participação de empresas de todo o mundo especializadas em projetos de concessão de aeroportos.

Brasília - A ANAC abriu, nesta segunda-feira, chamada pública para empresas privadas e pessoas físicas interessadas em enviar projetos para a estruturação da concessão para expansão, manutenção e exploração dos aeroportos de Brasília (JK), Campinas (Viracopos) e Guarulhos (Cumbica).

O objetivo da Agência é receber estudos técnicos de empresas, nacionais ou estrangeiras, que contemplem as melhores práticas existentes atualmente no mundo em matéria de infraestrutura aeroportuária para a concessão de três dos maiores aeroportos do país. O Edital de Chamamento Público Nº 001/2011, aprovado em reunião de diretoria da ANAC em 19 de junho, foi publicado no Diário Oficial da União de hoje.

Os estudos devem ser apresentados à Agência conforme estabelecido na Resolução nº 192, de 28 de junho de 2011, que regulamentou a chamada pública, e deverão conter, no mínimo, os seguintes itens: Estudo de mercado; ambientais; de engenharia preliminares e afins; e Avaliação econômico-financeira.

Os estudos poderão ser feitos para o conjunto de aeroportos ou para cada um deles individualmente, e a ANAC poderá aprová-los ou reprová-los parcialmente.

Caso algum estudo venha a ser utilizado pela ANAC, seu autor deverá ser remunerado pelo vencedor do processo licitatório.

O valor nominal máximo da proposta se limita a R$ 15.461.538 para Guarulhos, R$ 6.161.538 para Brasília e R$ 16.153.846 para Campinas.

Empresas ou pessoas físicas terão 10 dias úteis para manifestar o interesse e a Agência, 15 dias úteis para autorizar a manifestação, a partir da data de publicação deste Edital. Já os estudos deste chamamento terão o prazo de 45 dias corridos para serem concluídos e entregues à ANAC, também a partir da publicação deste Edital. Caso os estudos apresentados necessitem de maiores detalhamentos ou correções, será aberto prazo para reapresentação.

.[Esclarecimentos e informações adicionais referentes ao conteúdo deste Edital poderão ser obtidos pelo e-mail: CPE012011@anac.gov.br. Possíveis alterações e esclarecimentos também serão publicados no site da Agência: http://www.anac.com.br].


fonte:Portal Fator Brasil

Aeroporto Santos Dumont fechará por 4 horas no sábado (30)

Aeroporto Santos Dumont fechará por 4 horas no sábado (30)

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgDkX9lOJYZ2_xi98rZk9qjn2jIkKjuSHJMbu9TwqqpHnUc-sPBhgY7TsH7JMEDc3GWv5P1Pkm1mfAkzO2qGL1mdFjkOz8mQRTpy2HinjLAnyNjSNxRNbQS7XE4CjVCmaqIJY7puDkNPb14/s1600/Aeroporto+Santos+Dumont+-+Rio.jpg

No próximo sábado, 30, será realizado o sorteio dos jogos e cidades para as eliminatórias da Copa de 2014, às 15h, na Marina da Glória, no Rio de Janeiro (RJ).

As operações aéreas nas proximidades do local serão interrompidas durante a solenidade por questões de ordem técnica – já que o evento será transmitido para 208 países e os equipamentos de comunicação utilizados para a transmissão são sensíveis a ruído – e por questões de segurança, pois o sorteio reunirá representantes do governo brasileiro e de diversos países.

Em reunião realizada em junho, representantes do setor aéreo e companhias definiram que o aeroporto Santos Dumont ficará das 14h às 18h sem pousos ou decolagens e todos os 43 voos regulares previstos nesse horário poderão ser remanejados para o aeroporto internacional do Galeão.

As companhias aéreas já iniciaram a reprogramação dos voos, horários e a comunicação aos passageiros que deveriam embarcar ou desembarcar nesse período no Santos Dumont.

A interrupção das operações no aeroporto Santos Dumont abrangerá o espaço aéreo compreendido em um raio de 3 km e altura de 5 mil pés, tendo como ponto central a Marina da Glória. Para otimizar as operações, o aeroporto do Galeão será exclusivamente dedicado aos pousos e decolagens de transporte regular de passageiros e carga, e estará fechado às operações da aviação geral (aviões executivos) entre 14h e 19h.

A Anac recomenda a todos os passageiros com voos marcados de/para o aeroporto Santos Dumont que consultem sua companhia aérea antes de se dirigir ao local.


Fonte:Panrotas/foto:Airliners.net

Vídeo amador filma prisão de suspeito de bomba

Vídeo amador filma prisão de suspeito de bomba




Em um vídeo enviado por um internauta é possível ver os policiais federais retirando o passageiro da aeronave. De acordo com as autoridades policiais, ele é polonês e ainda não teve o nome revelado.




Fonte:G1

26/07/2011

Ameaça de bomba atrasa saída de um voo internacional

Ameaça de bomba atrasa saída de um voo internacional



Uma ameaça de bomba aumentou o nível de segurança para dois, em uma escala até três, do Aeroporto Tom Jobim, no Galeão. No início da noite, um voo da TAM, do Rio para Frankfurt, na Alemanha, foi cancelado após um passageiro estrangeiro anunciar que portava uma bomba, momentos antes da aeronave decolar.




A TAM informou que os passageiros do voo 8102, com previsão de decolagem para esta segunda-feira, 25, às 21h, precisaram ser desembarcados devido à ameaça.

A aeronave e as bagagens estão sendo inspecionadas pela Policia Federal, e o voo só será liberado assim que a ação for concluída.

De acordo com a companhia aérea, um passageiro estrangeiro, não identificado, teria levantado e dito que portava uma bomba.

O comandante ordenou que todos descessem do avião e acionou a Polícia Federal.


O estrangeiro, que não teve a nacionalidade revelada, foi detido e a aeronave levada para um local chamado de área remota, nos fundos do aeroporto, próximo à Linha Vermelha. Esse procedimento é feito toda vez que há uma suspeita com o veículo.

Após o desembarque, os passageiros do voo foram levados para uma sala anexa do aeroporto, onde receberam alimentação.

Até o final da noite, agentes da Polícia Federal vistoriavam todas as bagagens e compartimentos da aeronave. Com a elevação do nível de segurança, funcionários estão checando bagagens, pedindo documentação de pessoas no local e até revistando algumas pessoas.

Por volta de uma hora da manhã de terça-feira, quatro pessoas vestidas com roupas de comissários de bordo atravessaram todo o saguão do Terminal 2 acompanhados de um funcionario
da TAM e um agente da Polícia Federal. Eles se recusaram a dar declaração à imprensa, no entanto, todos entraram num portão de acesso ao estacionamento de saída do aeroporto.

Até o início da madrugada, apenas a TAM havia se pronunciado sobre o caso. A Infraero ainda não emitiu nenhuma posição sobre o caso.


A companhia aérea divulgou uma nota sobre o assunto por volta de 3h30. Veja a íntegra:

"A TAM informa que os passageiros do voo 8102 (Rio de Janeiro-Galeão/Frankfurt), com previsão de decolagem para ontem, 25, às 21h, precisaram ser desembarcados após uma ameaça de bomba, feita por um passageiro, detido pela Policia Federal. Como estabelece o procedimento para estes casos, a aeronave e as bagagens foram inspecionadas por policiais e o voo foi liberado, com previsão de decolagem para as 4h. Os passageiros receberam toda a assistência da companhia".‬‪



Fonte:G1;O DIA

Aeroportos Caóticos

Funcionamento do aeroporto internacional de São Paulo é caótico durante época de férias

http://veja.abril.com.br/blog/acervo-digital/files/2010/04/caos-aereo-6202.jpg

No Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, os problemas aumentaram. Nos horários de pico de um mês de férias, quem vem do exterior enfrenta filas no controle de passaporte e na retirada de bagagens.



Fonte:G1

25/07/2011

Serviços de Transporte

NASA esta encerrando suas missões com Ônibus Espacial



A Sra "Relaxa e goza" é além de tudo arrogante e diz estar acima de brasileiros comuns


A Sra "Relaxa e goza" é além de tudo arrogante e diz estar acima de brasileiros comuns

http://veja.abril.com.br/assets/pictures/29918/Marta-Suplicy-2010-size-598.jpg?1298147793



http://www.ucho.info/Imagens/relaxa_goza.jpg Não foi exatamente tranquilo o início do vôo 455 da Air France que na terça-feira (28 de junho de 2011) decolou de São Paulo para Paris. A responsável pela trepidação foi Marta Suplicy, que ia para a China, com escala em Paris.

Ao embarcar, o casal Marta e Luis Favre relaxou e decidiu não passar pela revista de bagagem de mão feita por raios X.

Os Favre furaram a fila da Polícia Federal e vários passageiros se revoltaram. Marta respondeu que, no Brasil, para as autoridades não valem as exigências que recaem sobre os brasileiros comuns.

Os passageiros não relaxaram com a explicação. Continuaram a reclamar, mesmo com todos já embarcados.

Deu-se, então, o inusitado: o comandante do Boeing 777 saiu do avião, chamou a segurança e disse que não decolaria até que todos os passageiros passassem suas bagagens de mão pelos raios X.

Marta Suplicy deixou seu assento na primeira classe (Favre estava na executiva) e dignou-se a fazer o que o comandante pediu. Nesse instante, os passageiros 'relaxaram e gozaram'


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiispj8kd7SaXh33G17YhUvVGHZgNifrAOqxc64i2XNaZbilGIVwaQr1zNh4XwXrWJ9Tn3SmirkUXO_IdRVMXjmzdic3JLNjpI17w67rwwnAlWkUyyefXI5aiRerf_yyzOWhfQO350bmeL0/s1600/Marta-Suplicy.jpg(*) Lembrem-se dessa Sra nas próximas eleições.


Ao Cmte o nosso PARABÉNS !!!! nós somos brasileiros comuns mas exigimos respeito e somos maioria...lembrem-se disso!!! acima de nós somente DEUS

Azul Linhas Aéreas entra na onda Smurfs com uma promoção bem original

Azul Linhas Aéreas entra na onda Smurfs com uma promoção bem original

http://www.movieenow.com/wp-content/uploads/smurfs_movie-4df2e84f98f0e.jpg


http://jornale.com.br/mirian/wp-content/uploads/2010/12/azul-linhas-aereas.jpg Numa promoção original, associada ao lançamento do filme The Smurfs no Brasil, a Azul Linhas Aéreas levou a Smurfete para voar em um de seus aviões da Embraer.



A ação foi divulgada pela própria companhia aérea no seu canal no YouTube.

A especial passageira embarcou em Viracopos e desembarcou em Confins, onde era ansiosamente esperada por um “especial amigo”.

O desenho animado Os Smurfs, produzido pela Hanna-Barbera fez um enorme sucesso nas décadas de 80 e 90. E agora, em agosto, começa a passar nos cinemas o filme em 3D produzido pela Columbia Pictures e a Sony Pictures Animation, Os Smurfs 3D.



Fonte:Cavok/fotos:jornale.com.br;movieenow.com;
ClevverMovies
-via:Youtube.com

24/07/2011

Negócio da China Para Quem?

Negócio da China?

http://1.bp.blogspot.com/-qSfuDE5XXOQ/TXlv_MIFY2I/AAAAAAAAdn0/ulsqUxI0uF0/s1600/china-flag.jpeg

BOMBARDIER FAZ PARCERIA COM A COMAC, E EMBRAER ANUNCIA ACORDOS PARA VENDER E PRODUZIR AVIÕES NA CHINA, PAÍS ATRAI GRANDES EMPRESAS E EXPLORA TECNOLOGIA DELAS PARA TORNAR-SE CONCORRENTE NO MERCADO GLOBAL

É difícil imaginar uma empresa que não queira explorar o mercado do país com 1,34 bilhões de habitantes, com crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) na faixa dos 10% durante os últimos 20 anos e com a perspectiva de tornar-se a maior economia do mundo ainda nesta década, segundo estimativa do Relatório de Perspectivas Económicas do FMI (Fundo Monetário Internacional).

Para o mercado dos fabricantes de aeronaves, a China oferece mais. É o terceiro país do mundo em território, com 9,6 milhões de quilómetros quadrados, com várias regiões de difícil acesso.

Segundo estimativas publicadas pela consultoria McKinsey, o país, que vive uma onda de migração do campo para os centros urbanos, deve chegar a 219 cidades com mais de l milhão de habitantes até 2025. Dessas, 24 deverão ter mais de 5 milhões de moradores.

A intenção da China é mais que se tornar um mercado promissor para a aviação comercial nacional.

O país já é o terceiro destino turístico, atrás dos Estados Unidos e da França, e tem a meta de ser o principal polo turístico do mundo.

Para isso, o governo anunciou um investimento de US$ 230 bilhões para a construção de 45 novos aeroportos. O objetivo é chegar a 2015 com 220 terminais aéreos. No ano passado, a China recebeu 56 milhões de turistas, que gastaram US$ 240 bilhões no país.

As mudanças gradativas na política de controle do espaço aéreo, que hoje restringem o fortalecimento da aviação geral e executiva, também devem provocar um aumento na procura de aeronaves com esse perfil, que inclui helicópteros de diferentes perfis, jatos e turboélices executivos e aeronaves mais simples e de menor porte. Prova dessa expectativa é a compra da Cirrus pela Caiga (China Aviation Industry General Aircraft).

A expectativa é que a negociação seja concluída ainda neste semestre. Com aproximadamente 5.000 aeronaves entregues, a norte-americana Cirrus é líder do segmento de monomotores leves a pistão, por conta dos modelos SR20 e SR22.

Mesmo com o sucesso de vendas, a empresa enfrentava uma crise financeira grave desde 2008, o que atrasou o desenvolvimento de novas aeronaves, notadamente o caso do monojato SF-50 Vision, também conhecido como Cirrus Jet. Apesar de haver tantas vantagens, ou até mesmo por isso, o ingresso no mercado chinês também tem uma série de dificuldades.

A começar pelas características político-econômicas peculiares do país, que mistura economia de mercado com um sistema político baseado na concentração do poder em um partido único, supostamente comunista, e que restringe uma série de direitos essenciais de sua população, especialmente a liberdade de expressão.

O professor Umberto Celli Júnior, livre-docente em Direito Internacional da USP (Universidade de São Paulo), afirma que a falta de transparência também afeta as relações entre a China e as indústrias internacionais, ameaçadas inclusive de utilização indevida de suas tecnologias. "É legítimo que um país imponha condições para o acesso a seu mercado, principalmente a exigência de acesso ao conhecimento científico. O Brasil tem feito isso também, mas com regras claras e que são cumpridas", diferencia.

O conteúdo de parcerias de empresas como a Bombardier e a Embraer com a China sequer é divulgado. Celli lembra que a indústria aeronáutica trabalha com grandes investimentos em desenvolvimento de produtos, que demoram alguns anos para chegar ao mercado e, geralmente, passam por constantes atu-alizações.

Na maioria dos casos, a fabricação de uma aeronave envolve subsídios dos países de origem de cada fabricante. Por isso, a transferência de tecnologia é um assunto mais delicado para este setor do que para outros.

Os baixos salários pagos a profissionais com um bom nível de formação também têm incentivado as empresas a instalarem-se na China, mesmo com a obrigatoriedade de fazer uma parceria com uma empresa local. "Os Estados Unidos têm um déficit brutal em sua relação com a China, mas os números são enganosos, pois o país compra produtos que são feitos por empresas norte-americanas instaladas naquele país", explica Celli.

A migração de empregos cria casos curiosos, como a medida adotada recentemente pela OMC (Organização Mundial do Comércio) para defender a produção de pneus dentro dos Estados Unidos, que sofria forte concorrência do produto chinês, de qualidade equivalente e com menor preço. Os pneus chineses são produzidos com tecnologia norte-americana, por empresas dos Estados Unidos, com mão de obra chinesa.

A medida de proteção foi pedida à OMC pêlos sindicatos de trabalhadores dos Estados Unidos e contaram com a rejeição das empresas, satisfeitas com a rentabilidade dos negócios.

O Brasil vive hoje um dilema com relação à China. Se, por um lado, as compras de commodüies brasileiras têm gerado receitas responsáveis pelo superavit na balança comercial do País, por outro lado, a concorrência dos produtos manufatu-rados chineses traz um risco de desindustrialização do País.

O assunto já é tema de discussão no governo federal, que pretende aumentar a exportação de produtos de alto valor agregado para os asiáticos. Por isso, a venda de aeronaves e as ati-vidades industriais da Embraer na China tornaram-se temas centrais na visita que a presidente Duma Rousseff fez àquele país no último mês de abril.

Em entrevista à Agência Xinhua, Zhou Zhiwei, especialista chinês em assuntos do Brasil, destaca o papel da Embraer nesta estratégia por conta do alto valor agregado e da tecnologia embarcada típicos da aviação. "Mais de 80% das exportações do Brasil à China são de produtos básicos como cereais, soja, petróleo e minério de ferro, porém esta proporção é de 50% no comércio do Brasil com outros países", explicou Zhou, secretário geral do Centro de Pesquisa Brasileira do lias (Instituto da América Latina) de Pequim. Para ele, o crescimento da Embraer naquele país é mais fácil e saudável do que o que é feito por outros fabricantes de aeronaves lá instalados.

A maior dificuldade, no entanto, é que as companhias aéreas chinesas têm dado preferência para os aviões comerciais de grande porte,maiores do que os modelos oferecidos pela empresa brasileira.

Em um mercado com alta procura, é possível preencher os assentos de aeronaves de maior capacidade, que têm um custo de operação menor em relação ao número de passageiros transportados do que os jatos médios produzidos pela Embraer, indicados para destinos de média densidade.
http://www.alide.com.br/joomla/images/notas/band-brasil-china.jpg Para Alexandre Karabolad, gerente executivo da CCIBC (Câmara de Comércio e Indústria Brasil-China), ainda há espaço no mercado daquele país para aviões com até 120 lugares. "O perfil para o mercado chinês são as aeronaves para voos regionais de 50 a 120 passageiros, onde a Embraer se colocou muito bem, à frente de concorrentes como a Bombardier", analisa.

Karabolad lembra que, de acordo com previsões divulgadas pela lata (Associação Internacional de Transporte Aéreo), a taxa de crescimento anual do mercado chinês entre 2009 e 2014 deverá ser de 10,8% para as viagens aéreas internacionais e de 13,9% para as viagens domésticas."

Durante a viagem presidencial, a Embraer assinou um contrato com a Hebei Airlines para a venda de dez E-Jets 190.

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A primeira entrega destes dez jatos está programada para setembro de 2012.

Para atender à crescente demanda do transporte aéreo, consequência do acelerado desenvolvimento económico da região, o governo da província de Hebei está priorizando a expansão da aviação. Em junho de 2010, a Hebei Airlines foi criada como uma hoiding do Hebei Aviation Investment Group. Atualmente, a Hebei Airlines opera seis aeronaves, duas delas ERJ 145.

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O E-190 ajudará a empresa aérea a apoiar sua expansão de curto prazo. "Estamos satisfeitos em dar as boas-vindas à Hebei Airlines como nosso mais novo operador de E-Jets.

A atual frota chinesa de aeronaves Embraer atingirá em breve 100 unidades e este negócio reforça a confiança e o reconhecimento dos operadores chineses de nossos produtos", disse Paulo César de Souza e Silva, vice-presidente executivo da Embraer para o Mercado de Aviação Comercial.


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Também durante a estada de Dilma, a CLC confirmou a compra de um segundo lote de dez E-190. A empresa já havia pedido outras dez aeronaves do mesmo modelo no começo do ano.

Na cerimónia de assinatura do contrato de venda, foi anunciada também a intenção de compra de um terceiro lote de dez E-190.

Caso a nova aquisição seja confirmada, o pedido total da CLC será de 30 aeronaves, no valor de US$ 1,25 bilhão, pelo preço de tabela. Todos os 30 aviões E-190 encomendados pela CLC serão operados pela China Southern Airlines, a maior companhia aérea do país e a terceira do mundo.

A empresa começará a receber os novos modelos no segundo semestre deste ano.

A Embraer está presente na China desde o ano 2000 e, atual-mente, mais de 80 aviões produzidos pela companhia operam na região.

A fábrica da empresa em território chinês produzia o jato comercial ERJ-145, de apenas 50 assentos, e, até a visita presidencial, estava ameaçada de fechar por conta da baixa demanda internacional e do mercado chinês por jatos comerciais pequenos. Karabolad explica que o mercado mais atraente é o de aeronaves com até 120 assentos. "Foi difícil obter a autorização do governo daquele país para que as companhias locais pudessem comprar jatos regionais de maior capacidade, justamente no range 50-120 como os da família 170/ 190", diz.

A situação foi resolvida durante a visita de Dilma Rousseff. "Esses são os modelos de maior demanda e é um mercado que, até então, não estava disponível para a Embraer", comenta. Em estudo do fim do ano passado, o fabricante brasileiro previa que o mercado chinês necessitaria de 950 novos jatos regionais nos próximos 20 anos: 20 deles com capacidade de 20 a 30 passageiros, 425 para transportar entre 61 e 90 pessoas e 505 com número de assentos entre 91 e 120.

A solução para a planta industrial com baixa ocupação veio com a entrada do fabricante brasileiro na produção de jatos executivos naquele país.

A Embraer assinou um acordo com a Avie (Aviation Industry Corporation of China) para implementar uma linha de produção das aeronaves Legacy 600/650 na China, utilizando infraestrutura, recursos financeiros e mão de obra da joint venture Heai (Harbin Embraer Aircraft Industry Company).

http://corpjetfin.live.subhub.com/custom/1_Legacy_650-02_baixa.jpg

A adaptação da linha de produção não é difícil, pois o Legacy é produzido com a mesma plataforma do ERJ-145. A grande diferença está no acabamento da aeronave executiva, que faz também que seu preço de venda seja mais elevado.

Para fortalecer-se na venda de aeronaves executivas naquele país, a Embraer já havia assinado, no início de abril, um acordo de cooperação estratégica com a Minsheng Financial Leasing, subsidiária do China Minsheng Banking.

O objetivo é criar oportunidades de financiamento para a venda de aeronaves do fabricante brasileiro na China e em outros países e promover a aviação executiva naquele país.

O gerente executivo da CCIBC também acredita em uma rápida expansão do mercado de aviação executiva, especialmente para jatos de longo alcance. "À medida que forem flexibilizadas as restrições, haverá uma forte expansão na demanda no setor, já que hoje há diversas empresas e indivíduos com recursos e necessidade, mas não conseguem ser atendidos", explica. Para ele, a abertura levará a uma procura por jatos executivos, principalmente de médio e longo alcance, em razão das dimensões continentais da China e do forte intercâmbio de negócios com outros países da região.

O apoio do governo brasileiro chega em um momento importante, pois a Bombardier, principal concorrente da Embraer no mercado de jatos regionais, fechou uma parceria com a Comac (Commercial Aircraft Corporation of China). "A concorrência com a Bombardier existe há anos no mundo inteiro e há planejamento em cima disso.

A parceria vai acirrar a disputa, porém é um grande mercado e, inicialmente, não deve afetar os planos da Embraer", opina Karabolad. Ele acredita que o fabricante brasileiro leva vantagem por ter mais tempo de China. "Bombardier e Comac ainda terão de resolver problemas inerentes de uma cooperação desse nível, como prazo para ajuste de culturas e decidir as metas para começarem a trabalhar juntas", crê.

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Segundo as empresas, o acordo de cooperação vai permitir a união de forças para o desenvolvimento de projetos e aumentar a participação nos mercados. Ambas as empresas também vão avaliar a possibilidade de cooperação com relação aos programas de desenvolvimento das aeronaves C919, da Comac, e CSeries, da Bombardier. "Tanto a Comac quanto a Bombardier possuem forças específicas que, quando combinadas, irão melhorar a competitividade dos nossos respectivos programas de aeronaves e os negócios em geral", disse Zhang Qingwei, presidente do fabricante chinês.

A estimativa dos chineses é que o C919 conclua seus voos-teste até o fim de 2014. A entrega dos primeiros exemplares está prometida para 2016.

A aeronave será produzida com duas configurações: de 168 lugares e 190. O projeto canadense é desenvolver o CS100, com capacidade entre 100 e 125 passageiros, e o CS300, de 120 a 145. O primeiro voo da nova aeronave está previsto para 2012. A intenção do fabricante é que os novos modelos tenham um custo de operação 15% menor, com economia de 20% em manutenção e 25% em combustíveis.

Ben Boehm, vice-presidente de Negócios Internacionais em Aviação Comercial da Bombardier, diz que as duas empresas vão encontrar sinergias para que cada uma possa explorar suas potencia-lidades da melhor forma.

A Bombardier considera que o CSeries será atraente para as companhias aéreas chinesas. Ele lembra que os novos modelos do fabricante canadense e o C919 não devem concorrer diretamente, pois transportam um número diferente de passageiros.

Boehm afirma que os novos parceiros podem, inclusive, desenvolver uma nova aeronave para preencher esta lacuna de capacidade. "O mercado asiático é muito atraente para a indústria aeronáutica de forma geral", diz.

O anúncio da parceria entre a Bombardier e a Comac não surpreendeu a Boeing, que lembrou que as duas empresas já vinham desenvolvendo vários programas em conjunto.

O fabricante norte-americano destaca que o mercado chinês tem grande potencial e espaço para vários concorrentes em produtos e serviços. Em abril passado, foi inaugurada a nova fábrica da Boeing Tianjin, parceria do fabricante norte-americano com a China Aviation In-dustry, que produz componentes e partes para os modelos 737, 747-8, 767, 777 e 787 Dreamliner.

A europeia Airbus tem uma linha de montagem de aeronaves na China em produção desde 2009.

O fabricante estima que as companhias aéreas chinesas devam encomendar 2.500 aeronaves novas nos próximos 20 anos. A participação da Airbus no mercado de aeronaves com mais de 100 assentos, nos últimos 15 anos, subiu de 7% para 44% . Neste ano, metade da produção do fabricante deve ser entregue para companhias daquele país.

Se tem sido um mercado lucrativo hoje, a China tende a tornar-se um concorrente para os fabricantes no futuro, inclusive por conta do compartilhamento de tecnologia. "A bagagem técnica aeronáutica adquirida pelas empresas tradicionais as torna confiáveis na visão do mercado. Mas fica evidente o potencial chinês.

Até a próxima década, estaremos vendo aeronaves chinesas sendo homologadas, com boa tecnologia e, principalmente, adquirindo a confiança do mercado", afirma Karabolad, da CCIBC.

A polémica sobre aviação militar com a Rússia, que começou no ano passado, é exemplo dos métodos agressivos usados pela China para desenvolver sua aviação.

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Os russos afirmam que o caça J-15, construído pela Shenyang Aircraft Corporation, é uma cópia pirata do caça naval Sukhoi Su-33 feita a partir de um protótipo que teria sido vendido pela Ucrânia. Os chineses também são acusados de produzir cópia pirata do Su-27, que deu origem ao Su-33.

Fonte:Revista Aeromagazine-por:LEONARDO FUHRMANN