27/06/2010

Jobim quer discutir aeroporto com Governador de SãoPaulo

Jobim quer discutir aeroporto com Governador de SãoPaulo

click to zoom

Mas Ministro diz que não recebeu ainda solicitação do governador paulista para a concessão do terceiro aeroporto em SP

O Ministro da Defesa, Nelson Jobim, disse que não recebeu ainda o ofício do governador de São Paulo, Alberto Goldman, apresentando solicitação para a concessão de um novo aeroporto na Região Metropolitana de São Paulo, mas avisou que está disposto a conversar sobre o assunto.

"Se haverá necessidade de um novo aeroporto (na cidade), haverá", declarou o Ministro, ao lembrar que o setor aéreo está crescendo à média anual de 10% e "evidentemente a área de São Paulo vai se congestionando".

Segundo o Ministro, a demanda por um novo aeroporto não é para "este exato momento", mas "é um problema que teremos de prever e resolver para o futuro".

Depois de lembrar que essa é uma obra demorada e depende ainda de decisões jurídicas, como a elaboração de um novo marco regulatório do setor, Jobim disse achar difícil que um novo aeroporto fique pronto para a Copa de 2014.

Ele observou ainda que, mesmo com uma ampliação substancial do Aeroporto de Viracopos, em Campinas, que está previsto no cronograma da Infraero, é preciso buscar uma alternativa para Guarulhos.

"O Aeroporto de Guarulhos não tem condições de crescimento", informou Jobim, ao explicar que a construção do terceiro terminal de passageiros, que está em fase de licitação, não será suficiente para atender à demanda de São Paulo.

Goldman já avisou que possui um estudo completo para a construção de um outro aeroporto em São Paulo e avaliou a alternativa como a única forma de solucionar o caos do setor aéreo brasileiro.

Terceiro aeroporto. Questionado se o projeto de construir e operar o terceiro aeroporto para voos comerciais de São Paulo, encomendado pelas construtoras Camargo Corrêa e Andrade Gutierrez, era considerado viável pelo governo federal, levando em consideração que a primeira empresa tem entre suas subsidiárias a A-port, que opera cinco aeroportos no exterior, Jobim afirmou que "isso é uma questão que vamos ter de examinar a partir da modelagem".

Depois de lembrar que é da competência do governo federal fazer a concessão de aeroportos, e de assegurar que ainda não conversou nem com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nem com o governador de São Paulo sobre o assunto, Jobim explicou que "é preciso que exista um marco jurídico legal para esse tipo de concessão para exploração pela iniciativa privada".

Jobim confirmou que o modelo usado para a construção pela iniciativa privada do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante, no Rio Grande do Norte, pode servir de base não só para a construção pela iniciativa privada de um aeroporto em São Paulo, como de uma forma geral.

Fonte:Direto da Pista-com informações do Estado de SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar e enviar seu comentário

Voar News Agradece pela sua participação